Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo jornalístico, aprendendo sobre sua função e estrutura. Inicialmente, será realizada uma conversa orientada pelo professor para explorar o conceito de jornal e suas características principais. Após esta introdução, os alunos, organizados em grupos, selecionarão temas de seu interesse, que poderão ser eventos recentes da escola ou histórias criativas inventadas por eles. O processo envolverá pesquisa, redação, revisão e edição dos textos, incentivando o uso de desenhos e colagens para complementar suas histórias. Cada grupo será responsável pela criação de uma seção do jornal, promovendo assim a colaboração e a divisão de tarefas. A culminância do projeto será a montagem do jornal, onde todos os trabalhos dos grupos serão compilados em uma edição especial da turma. Esta atividade visa não só o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, mas também o entendimento da importância da mídia e do jornalismo como formas de comunicação.
O principal objetivo desta atividade é promover a prática da escrita e leitura entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, familiarizando-os com os gêneros textuais e a estrutura de um texto jornalístico. Pretende-se desenvolver competências linguísticas importantes, como a capacidade de expressar ideias de forma clara e organizada, a habilidade de trabalhar em equipe durante o processo de criação do jornal e o entendimento sobre como diferentes tipos de texto refletem propósitos comunicativos variados. Além disso, busca-se incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes ao permitir que criem suas próprias histórias ou relatem eventos, integrando aspectos da realidade escolar ao projeto.
O programa da atividade envolverá conceitos introdutórios sobre jornalismo, gêneros textuais com foco nos textos jornalísticos, e princípios básicos da escrita e leitura crítica. Serão abordadas técnicas de pesquisa, coleta de informação e verificação de fontes, essenciais para a produção jornalística. A expressão artística através de desenhos e colagens também fará parte do conteúdo, capacitando os alunos a expressarem suas ideias não apenas textualmente, mas também visualmente.
Adotaremos uma metodologia ativa, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. O diálogo inicial sobre jornalismo servirá para instigar a curiosidade e o interesse dos alunos, levando-os a participar ativamente na escolha dos temas e na produção de conteúdo. O trabalho em grupo será essencial para promover a colaboração, divisão de tarefas e a gestão do projeto do jornal. A integração de textos, desenhos e colagens permite que os alunos explorem diversas formas de expressão, garantindo que cada um possa contribuir com suas habilidades únicas.
A atividade será realizada em quatro aulas de 30 minutos. Na primeira aula, vamos explorar o conceito e a função de um jornal. Na segunda, os alunos escolherão os temas e iniciarão a pesquisa. A terceira aula será dedicada à redação e às artes visuais. Por fim, na quarta aula, faremos a montagem e revisão do jornal.
A avaliação será baseada na participação dos alunos durante todo o processo, considerando o envolvimento individual e em grupo. Observaremos a capacidade de expressão escrita e artística, a criatividade das histórias inventadas ou a precisão na reportagem dos eventos da escola, bem como a colaboração durante a montagem do jornal. Além disso, será dada atenção à adequação e aplicação das estruturas textuais jornalísticas aprendidas. Feedbacks construtivos serão fornecidos a cada etapa para guiar os alunos na melhoria de seus trabalhos.
Para a realização dessa atividade, utilizaremos materiais como papel, lápis, canetas, revistas para recorte, cola e tesouras para as colagens. Além disso, computadores ou tablets podem ser usados para pesquisa de informações, se disponíveis. O ambiente da sala de aula será organizado de modo a facilitar a interação entre os grupos e a troca de ideias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula