Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a criar e ilustrar suas próprias histórias, com o desafio de produzir um livrinho de seis páginas. Inicialmente, a turma participará de um brainstorming em grupo com o objetivo de escolher as tramas para suas histórias. Posteriormente, cada aluno esboçará seu texto e ilustrações em rascunhos, com a orientação do professor e a colaboração dos colegas para realizar revisões e melhorias. Ao final, os estudantes passarão suas histórias a limpo, ilustrando-as em seus livrinhos de papel. Esses livros serão compartilhados com a turma e poderão ser expostos na escola, incentivando a leitura e a escrita entre os alunos.
O objetivo desta atividade é estimular a criatividade, a expressão escrita e o gosto pela leitura dos alunos do 1º ano. Eles aprenderão a estruturar uma narrativa com começo, meio e fim, além de desenvolverem suas habilidades de ilustração e apresentação. A troca de feedbacks entre os colegas e o professor visa aprimorar a qualidade dos textos e das ilustrações, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.
O conteúdo abordado engloba a produção textual e ilustrativa, contemplando tanto a criatividade na escrita quanto no desenho. Além disso, envolve a compreensão e aplicação da estrutura narrativa básica em histórias criadas pelos próprios alunos, inserindo-os no processo de escrita e ilustração de forma ativa e consciente.
A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada, onde os alunos conduzirão o processo de aprendizagem com a orientação do professor. O projeto se inicia com uma sessão de brainstorming, seguida pela criação de rascunhos, revisão colaborativa e, por fim, a produção e compartilhamento dos livrinhos. Este processo enfatiza a importância da autonomia dos alunos em sua aprendizagem e destaca a colaboração entre pares.
A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feito o brainstorming e começarão os rascunhos de texto e ilustrações. Na segunda aula, os alunos revisarão e finalizarão seus livrinhos para posterior compartilhamento.
A avaliação considerará a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, a criatividade demonstrada, o esforço em aprimorar suas histórias com base no feedback recebido, a qualidade da escrita (considerando o nível de desenvolvimento dos alunos), a coerência da narrativa e as técnicas de ilustração aplicadas. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o processo criativo e colaborativo em detrimento de uma avaliação puramente quantitativa.
Para a realização desta atividade, será necessário dispor de papel sulfite ou cadernos para os rascunhos, lápis, borrachas, canetinhas, lápis de cor e outros materiais de desenho. Recomenda-se também o uso de livros de histórias infantis como referência e inspiração para os alunos. Software de edição de texto pode ser utilizado para a versão final dos textos, se a infraestrutura da escola permitir.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula