Meu Primeiro Livrinho

Desenvolvida por: Caick … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e ilustração

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a criar e ilustrar suas próprias histórias, com o desafio de produzir um livrinho de seis páginas. Inicialmente, a turma participará de um brainstorming em grupo com o objetivo de escolher as tramas para suas histórias. Posteriormente, cada aluno esboçará seu texto e ilustrações em rascunhos, com a orientação do professor e a colaboração dos colegas para realizar revisões e melhorias. Ao final, os estudantes passarão suas histórias a limpo, ilustrando-as em seus livrinhos de papel. Esses livros serão compartilhados com a turma e poderão ser expostos na escola, incentivando a leitura e a escrita entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a criatividade, a expressão escrita e o gosto pela leitura dos alunos do 1º ano. Eles aprenderão a estruturar uma narrativa com começo, meio e fim, além de desenvolverem suas habilidades de ilustração e apresentação. A troca de feedbacks entre os colegas e o professor visa aprimorar a qualidade dos textos e das ilustrações, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.

  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Desenvolver habilidades de escrita e ilustração.
  • Compreender a estrutura narrativa de uma história.
  • Fomentar a leitura e a apreciação literária.
  • Promover a colaboração e a troca de feedbacks.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado engloba a produção textual e ilustrativa, contemplando tanto a criatividade na escrita quanto no desenho. Além disso, envolve a compreensão e aplicação da estrutura narrativa básica em histórias criadas pelos próprios alunos, inserindo-os no processo de escrita e ilustração de forma ativa e consciente.

  • Estrutura narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Técnicas de brainstorming para geração de ideias.
  • Esboço textual e ilustrativo.
  • Revisão e edição de texto.
  • Técnicas básicas de ilustração.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada, onde os alunos conduzirão o processo de aprendizagem com a orientação do professor. O projeto se inicia com uma sessão de brainstorming, seguida pela criação de rascunhos, revisão colaborativa e, por fim, a produção e compartilhamento dos livrinhos. Este processo enfatiza a importância da autonomia dos alunos em sua aprendizagem e destaca a colaboração entre pares.

  • Sessão de brainstorming em grupo.
  • Criação de rascunhos individuais.
  • Revisão colaborativa entre colegas com orientação do professor.
  • Produção final do livrinho.
  • Compartilhamento e apreciação dos livrinhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feito o brainstorming e começarão os rascunhos de texto e ilustrações. Na segunda aula, os alunos revisarão e finalizarão seus livrinhos para posterior compartilhamento.

  • Aula 1: Brainstorming e início dos rascunhos.
  • Aula 2: Revisão, finalização e compartilhamento dos livrinhos.

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, a criatividade demonstrada, o esforço em aprimorar suas histórias com base no feedback recebido, a qualidade da escrita (considerando o nível de desenvolvimento dos alunos), a coerência da narrativa e as técnicas de ilustração aplicadas. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o processo criativo e colaborativo em detrimento de uma avaliação puramente quantitativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de papel sulfite ou cadernos para os rascunhos, lápis, borrachas, canetinhas, lápis de cor e outros materiais de desenho. Recomenda-se também o uso de livros de histórias infantis como referência e inspiração para os alunos. Software de edição de texto pode ser utilizado para a versão final dos textos, se a infraestrutura da escola permitir.

  • Papel sulfite ou cadernos para rascunho.
  • Lápis, borrachas, canetinhas e lápis de cor.
  • Livros de histórias infantis para inspiração.
  • Acesso a software de edição de texto, se disponível.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo