A atividade 'Minha História Ilustrada' propõe um envolvimento criativo e lúdico com a língua portuguesa, permitindo que os alunos do 1º ano do ensino fundamental explorem sua capacidade de narrar histórias e desenvolvam habilidades de escrita e leitura de forma significativa. Iniciando com um brainstorming coletivo, serão discutidos temas e ideias para que cada aluno escolha seu próprio caminho narrativo. Com o suporte e incentivo do professor, os alunos serão guiados a escrever frases simples que compõem a narrativa de suas histórias, utilizando seus conhecimentos prévios sobre letras e fonemas. A etapa seguinte propõe a ilustração dessas histórias, agregando uma compreensão visual aos textos criados e incentivando a expressão artística das crianças. Finalizando a atividade, haverá um momento de compartilhamento em que cada aluno poderá apresentar sua história para a turma, promovendo uma rica troca de experiências e permitindo discussões sobre as diferentes escritas produzidas, observando suas semelhanças e diferenças com a escrita convencional. Este projeto não apenas fomenta o desenvolvimento da escrita e leitura, mas também valoriza a expressão individual e coletiva, estimulando a confiança e a criatividade dos alunos.
O objetivo desta atividade é multilateral, visando o desenvolvimento de competências fundamentais no processo de alfabetização. Almeja-se incentivar a escrita autônoma e reflexiva, fomentando a capacidade dos alunos em expressar ideias por escrito de maneira clara e criativa. Pretende-se também estimular o reconhecimento e a aplicação dos conhecimentos sobre letras e fonemas, bem como promover a habilidade de comparar diferentes formas de escrita, incentivando a observação das características convencionais da língua escrita. Através da ilustração, busca-se uma maior compreensão do texto produzido e o desenvolvimento de habilidades artísticas. O compartilhamento das histórias tem o intuito de desenvolver habilidades sociais, como ouvir o outro e expor suas ideias, além de permitir a reflexão sobre diversidade textual.
O conteúdo programático visa cobrir aspectos fundamentais do processo de alfabetização, focando na capacidade de expressão escrita e artística dos alunos. Será abordado o desenvolvimento de frases simples que narram histórias, fundamentado pelo conhecimento sobre letras e fonemas, além da importância do reconhecimento das características convencionais da escrita. Paralelamente, as atividades de ilustração das histórias escritas buscam interligar o texto à expressão visual, fortalecendo a compreensão da narrativa. A apresentação das histórias para a turma incorpora um aspecto social e reflexivo à aprendizagem, encorajando o respeito pelas criações alheias e a valorização da diversidade textual.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade proporciona um papel central ao aluno em seu próprio processo de aprendizagem. Através do brainstorming, os alunos são estimulados a participar ativamente na escolha dos temas de suas histórias, promovendo a autonomia e o engajamento. A escrita e ilustração das histórias são atividades práticas que permitem a aplicação de conhecimentos de forma criativa, enquanto a apresentação final das histórias favorece a interação e o aprendizado coletivo. A metodologia objetiva também a reflexão sobre a escrita e a importância das diferentes formas de expressão.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizado o brainstorming e a escrita das histórias. Na segunda aula, os alunos realizarão as ilustrações e prepararão suas apresentações para a turma.
A avaliação desta atividade será formativa e processual, considerando o envolvimento e o progresso do aluno ao longo de todo o processo. Analisaremos a capacidade de expressão escrita, a criatividade nas ilustrações, a participação nas discussões e o respeito e atenção durante as apresentações dos colegas. A progressão na habilidade de escrita, especialmente no uso de letras e fonemas, assim como a compreensão sobre a estrutura de uma narrativa, serão pontos chave. O esforço individual na realização das tarefas, bem como a capacidade de trabalhar em grupo, serão igualmente valorizados. Exemplos específicos de progresso ou de áreas para desenvolvimento futuro poderão ser discutidos individualmente com os alunos, fornecendo feedback construtivo e direcionado.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos básicos de sala de aula, como papel, lápis, borracha e lápis de cor ou giz de cera para as ilustrações. Adicionalmente, poderão ser utilizados recursos digitais como tablets ou computadores para pesquisas de imagens ou ideias inspiradoras, caso estejam disponíveis. A utilização de um quadro para o brainstorming inicial e a discussão final também é recomendada, permitindo uma visualização coletiva das ideias e feedbacks.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula