Monstros Coloridos da Leitura

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Expressão emocional e artística

A atividade 'Monstros Coloridos da Leitura' combina a leitura compartilhada, a arte e a expressão emocional em uma experiência rica e multidisciplinar direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com a leitura coletiva de um livro que apresenta monstros de diferentes cores associados a diversas emoções, esta atividade visa não apenas a interpretação textual, mas também a expressão artística e emocional dos estudantes. Após a leitura, cada aluno terá a oportunidade de criar seu próprio 'Monstro das Cores', dando vida à sua interpretação das emoções por meio de materiais como papéis coloridos, cola e tesoura. Este exercício de criação não apenas fomenta a criatividade e a fineza motora, mas também serve como um catalisador para discussões em grupo sobre emoções e sentimentos, onde os alunos serão encorajados a expressar oralmente o significado de cada cor e o sentimento que ela representa para eles. Esta dinâmica favorece o desenvolvimento emocional, a autoexpressão e a compreensão das nuances emocionais em si e nos outros.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de expressão oral dos alunos, bem como promover um entendimento mais profundo das emoções e como elas podem ser representadas artisticamente. Além disso, busca-se estimular a criatividade e a habilidade manual por meio da construção dos 'Monstros das Cores'. Também é um objetivo da atividade fortalecer a capacidade de escuta ativa e de empatia entre os alunos, ao compartilhar e discutir as emoções que cada cor evoca para eles individualmente.

  • Promover a expressão oral e comunicação entre os alunos.
  • Estimular a compreensão e identificação das diferentes emoções.
  • Desenvolver habilidades manuais e criatividade por meio da arte.
  • Fomentar empatia e escuta ativa durante a apresentação dos monstros.
  • Incentivar a interpretação textual e a conexão com expressões artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01 - Explorar e criar trabalhos de arte, utilizando linguagens da visão, do som, do movimento e da corporeidade.
  • EF15LP26 - Mobilizar as palavras e suas ortografias de modo pertinente à produção textual, considerando as regularidades e as irregularidades da língua portuguesa.
  • EF01HI06 - Identificar aspectos do seu cotidiano presentes em diferentes tempos históricos.
  • EF01LP05 - Ler palavras e frases, de forma fluente e compreensiva, considerando a pontuação.
  • EF01LP19 - Produzir, de forma colaborativa, retextualizações de histórias conhecidas, recontos, receitas, entre outros gêneros do campo da vida cotidiana.

Conteúdo Programático

Esta atividade está ancorada em uma abordagem interdisciplinar, englobando elementos das artes visuais e da literatura, com ênfase na expressão emocional e artística. Por meio da criação de monstros coloridos, busca-se promover uma exploração das cores como meio de expressão das emoções, ao mesmo tempo em que se fomenta o desenvolvimento da motricidade fina e da criatividade. A discussão oral sobre as emoções associadas a cada criação artística permite, ainda, a prática da expressão e compreensão oral, bem como o aprofundamento no entendimento das emoções humanas.

  • Expressão de emoções por meio de cores e formas
  • Técnicas de colagem com papel
  • Leitura compartilhada e discussão em grupo
  • Associação entre palavras, emoções e cores
  • Apresentação e descrição oral das criações artísticas

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade favorece a aprendizagem por descoberta e a expressão pessoal dos alunos. Através da leitura compartilhada, seguida de uma atividade prática de criação dos 'Monstros das Cores', os alunos são estimulados a interagir com o material e com seus colegas de forma significativa. A discussão em grupo e a apresentação de seus monstros promove a prática da escuta ativa e da expressão oral, permitindo que os estudantes reflitam sobre suas próprias emoções e aprendam a respeito das emoções dos outros de maneira respeitosa e empática.

  • Leitura dialogada
  • Atividade prática de arte
  • Discussão em grupo
  • Apresentação individual
  • Reflexão coletiva sobre emoções e cores

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a leitura coletiva e discussão inicial sobre o livro e as emoções. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão na criação de seus monstros, com momentos de reflexão e discussão intermediários. Na quarta aula, será realizada a roda de conversa para apresentação dos monstros e a discussão das emoções associadas.

  • Aula 1: Leitura coletiva do livro e discussão sobre emoções.
  • Aula 2: Início da criação dos monstros, explorando cores e formas.
  • Aula 3: Continuação e finalização da criação dos monstros.
  • Aula 4: Apresentação dos monstros e discussão das emoções associadas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, no esforço demonstrado e na capacidade de expressão oral e artística do aluno. Durante as apresentações, observar-se-á a clareza com que o aluno consegue se expressar, a originalidade da criação, bem como a capacidade de associação entre as emoções e as cores. Além disso, a habilidade de escuta e a participação nas discussões em grupo também serão critérios importantes. A avaliação tem o intuito de incentivar o desenvolvimento pessoal e a expressão emocional, mais do que julgar o desempenho acadêmico stricto sensu.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um livro temático sobre monstros e emoções, adequado à faixa etária dos alunos, bem como materiais de arte como papéis coloridos, cola e tesouras sem pontas. Será também importante dispor de um espaço adequado que permita a realização de atividades de leitura coletiva, a criação artistica individual e a discussão em grupo de forma confortável e segura.

  • Livro temático sobre monstros e emoções
  • Papéis coloridos de diversos tamanhos
  • Cola branca
  • Tesouras sem ponta para crianças
  • Espaço de sala de aula adaptado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo