Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a criar uma nova aventura para um amado personagem, o ratinho carteiro, utilizando as palavras com a letra R coletadas na atividade anterior. Em pequenos grupos, eles terão a missão de esboçar o enredo, definir os personagens, e determinar o tempo e espaço da história. Após a construção coletiva do texto, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua criação para a turma, praticando a oralidade e compartilhando suas ideias. O professor atuará como um facilitador nesse processo, auxiliando na escrita do texto para garantir a clareza e a compreensibilidade da narrativa. Além disso, a atividade permitirá a exploração da estrutura e dos elementos de uma narrativa, relacionando-os com o livro que foi lido anteriormente, enriquecendo assim a experiência de aprendizado dos alunos e estimulando sua criatividade e habilidade narrativa.
O principal objetivo dessa atividade é estimular os alunos a aplicarem de maneira criativa e estruturada as palavras com a letra R, incentivando a construção de enredos originais e o desenvolvimento de personagens e cenários. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos consigam identificar os principais elementos que compõem uma narrativa, como personagens, espaço, tempo e enredo, e que se sintam confiantes para apresentar suas histórias, praticando a expressão oral e a escuta ativa. Além disso, é fundamental que eles sejam capazes de trabalhar em equipe, compartilhando ideias e colaborando para a criação de um texto coletivo, fortalecendo assim as habilidades sociais e de comunicação.
A atividade se baseia na compreensão e aplicação dos elementos fundamentais da narrativa, promovendo o desenvolvimento das habilidades de escrita e oralidade em jovens alunos. Busca assim fomentar não apenas o entendimento sobre como personagens, enredo, tempo e espaço contribuem para a construção de uma história, mas também praticar a leitura e interpretação de textos diversos, aplicando diretamente o conhecimento em projetos de criação coletiva. Esse conteúdo alinha-se ao objetivo de desenvolver competências linguísticas essenciais no início da formação educacional dos estudantes.
Esta atividade será realizada utilizando uma metodologia ativa, em que os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através da Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão encorajados a explorar criativamente as palavras, colaborar com os colegas e praticar a apresentação de suas ideias. Esta abordagem incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e das habilidades de comunicação, ao mesmo tempo em que reforça o conteúdo aprendido em sala de aula.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos à tarefa e começarão a trabalhar em seus grupos para esboçar suas histórias. A segunda sessão será dedicada à finalização da escrita e à apresentação das histórias para a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação da história e em sua capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados, também, a criatividade, a originalidade e a utilização das palavras com a letra R na construção do texto. A clareza, a coesão e a coerência na apresentação oral das histórias também serão critérios importantes. Será priorizada uma abordagem formativa, em que a ênfase não está apenas no produto final, mas no processo de aprendizagem, na colaboração entre pares e no desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita como lápis, borracha, papel ou cadernos para os grupos esboçarem suas ideias. Será útil contar com um quadro branco ou cartolina para que os grupos possam organizar visualmente seus pensamentos e estruturar melhor suas narrativas. Além disso, o acesso a cópias do livro do ratinho carteiro ou resumos deste para referência durante a atividade enriquecerá o processo criativo dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula