Montando nosso Calendário do Mês

Desenvolvida por: Aee (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Planejamento e Produção Textual

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar um grande calendário do mês atual para sua sala de aula, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O objetivo é engajar os alunos em uma atividade prática de escrita colaborativa, onde inicialmente, a turma discutirá e listará eventos importantes que irão ocorrer durante o mês, incluindo aniversários, datas comemorativas e eventos da escola. Posteriormente, cada aluno será responsável por redigir uma pequena nota sobre um dos eventos, sob orientação e apoio constante do educador. Este trabalho irá não apenas incentivar o planejamento e a produção textual, considerando a finalidade do texto e a situação comunicativa, mas também ajudará a familiarizar os alunos com gêneros textuais utilizados na vida cotidiana, como agendas e avisos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é desenvolver habilidades de escrita, leitura e compreensão textual nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de uma abordagem prática e colaborativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de planejar e produzir textos simples, como notas sobre eventos, de modo a refletir sobre a importância de datas e eventos no contexto da sua própria comunidade escolar e pessoal. Este exercício visa também aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, respeitando as ideias dos colegas e contribuindo com sua participação ativa para a construção de um projeto comum.

  • Desenvolver habilidades de escrita em um contexto real e significativo.
  • Familiarizar os alunos com gêneros textuais da vida cotidiana.
  • Estimular o planejamento e a produção textual colaborativa.
  • Promover a reflexão sobre a importância de eventos comunitários e pessoais.
  • Aprimorar habilidades sociais como trabalho em equipe e respeito pelas contribuições dos colegas.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada aos conteúdos programáticos de linguagem para o 1º ano do Ensino Fundamental. Ao integrar o ato de escrever, ler e interpretar textos com o planejamento e a criação de um calendário de eventos da escola, a atividade aborda a aprendizagem da linguagem de maneira integral e contextualizada. Os alunos terão a chance não só de praticar a escrita, como também de discutir e refletir sobre a organização do tempo e a importância de datas comemorativas e eventos na vida social.

  • Escrita espontânea de palavras e frases.
  • Leitura e interpretação de datas e eventos.
  • Produção textual colaborativa.
  • Planejamento de textos com finalidade específica.
  • Reflexão sobre gêneros textuais do cotidiano.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade promove o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma discussão coletiva sobre o mês atual e seus eventos significativos. Cada aluno, então, escolherá ou será designado um evento para elaborar uma nota explicativa. O processo incluirá momentos de pesquisa, escrita, revisão e compartilhamento de ideias. Este método não só estimula o aprendizado cooperativo e a autonomia dos alunos, mas também permite que eles vejam o resultado tangível de seu trabalho, aumentando assim a motivação e o engajamento na tarefa.

  • Discussão coletiva sobre eventos do mês.
  • Escolha e atribuição de eventos aos alunos.
  • Pesquisa individual sobre o evento atribuído.
  • Escrita e revisão da nota sobre o evento.
  • Montagem colaborativa do calendário na sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão coletiva e a apresentação do projeto. As segunda e terceira aulas serão dedicadas à pesquisa, escrita e revisão das notas sobre os eventos. Na quarta aula, os alunos finalizarão a montagem do calendário e apresentarão suas contribuições para a turma.

  • Aula 1: Introdução do projeto e discussão inicial.
  • Aula 2: Pesquisa e início da escrita das notas.
  • Aula 3: Continuação da escrita e início da revisão.
  • Aula 4: Finalização da montagem do calendário e apresentação.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e processual, observando a participação e o engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto. Será dada atenção especial à evolução da escrita, considerando a adequação ao gênero textual proposto e a clareza na comunicação das informações sobre o evento. Além da avaliação individual, a colaboração e o trabalho em equipe serão critérios importantes, valorizando o processo coletivo de construção do calendário. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do projeto, incentivando a autoavaliação e reflexão por parte dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel kraft ou cartolina para o calendário, canetas coloridas, lápis, borrachas, acesso a internet para pesquisa e material de colagem. Esses recursos permitirão que os alunos expressem sua criatividade, além de facilitar a organização e apresentação das informações de maneira clara e atraente.

  • Papel kraft ou cartolina grande para o calendário.
  • Canetas coloridas e lápis.
  • Borrachas e material de colagem.
  • Acesso a internet para pesquisa dos eventos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo