O Detetive de Histórias

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão leitora e produção de perguntas

A atividade 'O Detetive de Histórias' propõe uma experiência interativa no ambiente do 1º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver habilidades de escuta ativa e construção de perguntas coerentes e relevantes. Nesta atividade, o professor narrará uma história curta, omitindo deliberadamente alguns de seus elementos. Os alunos, então, assumirão o papel de detetives, com a missão de elaborar perguntas para desvendar os detalhes ausentes. Esse processo estimula a atenção aos detalhes e o raciocínio crítico, fomentando uma atitude inquisitiva. A tarefa é enriquecida pela metodologia Atividade Mão-na-massa, que apoia a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a construir ativamente seu conhecimento por meio da interação com o conteúdo e a prática direta. Além disso, essa abordagem promove a colaboração entre os alunos, uma vez que eles poderão trocar ideias e formular perguntas em grupo antes de apresentá-las ao 'contador de histórias'.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a capacidade dos alunos de ouvir com atenção e desenvolver perguntas claras e objetivas para adquirir informações que não foram explicitamente apresentadas. Isso engaja os estudantes em um processo ativo de aprendizado, no qual eles precisam analisar a narrativa, identificar lacunas nas informações e elaborar perguntas pertinentes. A habilidade de formular questões relevantes e buscar esclarecimentos é fundamental não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para a vida cotidiana, fortalecendo a comunicação eficaz e a curiosidade intelectual.

  • Desenvolver habilidades de escuta ativa em cenários de aprendizado
  • Praticar a formulação de perguntas claras e objetivas
  • Estimular o pensamento crítico através da identificação de lacunas informativas
  • Promover a curiosidade e o engajamento ativo com o conteúdo narrativo
  • Fomentar habilidades de colaboração e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange aspectos cruciais da formação linguística e cognitiva dos alunos, focando em habilidades de escuta e compreensão oral, bem como na capacidade de fazer perguntas. Através dela, os estudantes trabalharão as competências de atenção, interpretação de texto, raciocínio lógico e expressão oral. Além disso, abordará a importância da colaboração e do trabalho em equipe, no âmbito do desenvolvimento social e emocional, preparando-os para desafios futuros tanto acadêmicos quanto pessoais.

  • Compreensão leitora e auditiva
  • Formulação de perguntas
  • Atenção e escuta ativa
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Pensamento crítico

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será central na execução desta atividade, garantindo que os alunos participem ativamente do processo de aprendizado. Através da narrativa e do desafio de preencher suas lacunas, incentiva-se um ambiente de investigação e descoberta. Em grupos, os alunos discutirão entre si os possíveis detalhes faltantes e as perguntas mais adequadas a serem feitas, promovendo o debate, a negociação de ideias e a escuta colaborativa. Essa abordagem prática e participativa visa maximizar a retenção de conhecimento e desenvolver habilidades interpessoais.

  • Narrativa de história com detalhes omitidos
  • Atividade em grupo para elaboração de perguntas
  • Debate e troca de ideias entre alunos
  • Apresentação das perguntas ao professor
  • Feedback coletivo e discussão das respostas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas sessões de 60 minutos, com a primeira dedicada à narração da história e à formação de grupos para discussão. A segunda sessão será reservada para a formulação e apresentação das perguntas, seguida de feedback e discussão geral das respostas.

  • Aula 1: Narração da história e início das discussões em grupo
  • Aula 2: Formulação e apresentação de perguntas; Feedback e discussão das respostas

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Será valorizada a capacidade de escuta ativa, a qualidade e relevância das perguntas formuladas, bem como a contribuição para as discussões em grupo. Além disso, a colaboração e o respeito pelos colegas durante as trocas de ideias serão aspectos importantes. O professor fornecerá feedback específico para cada grupo, focando nos pontos fortes e áreas para desenvolvimento, garantindo que a aprendizagem seja significativa e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma história pré-selecionada (ou criada pelo professor), espaço adequado para a formação de grupos, quadro para anotações gerais e materiais de escrita para os alunos anotarem suas perguntas e observações. A escolha de uma história apropriada é crucial, pois deve ser engajante e ao mesmo tempo desafiadora, com detalhes que possam ser intencionalmente omitidos sem perder a coesão.

  • História selecionada para narração
  • Ambiente físico propício para trabalho em grupo
  • Quadro e marcadores
  • Cadernos e lápis para os alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo