O Detetive de Histórias

Desenvolvida por: Edna S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão e interpretação de história

Esta atividade, chamada 'O Detetive de Histórias', é planejada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como principal intuito desenvolver habilidades de escuta ativa, compreensão leitora, pensamento crítico e a capacidade de fazer perguntas relevantes. Iniciando com a narração de uma história curta pelo professor, os alunos serão convidados a mergulhar no conteúdo apresentado, utilizando de sua atenção e curiosidade. Após a narração, será incentivada uma rodada de perguntas onde cada aluno terá a oportunidade de questionar aspectos da história que deseja entender melhor, promovendo um ambiente de respeito e troca mútua. Seguindo este momento de questionamentos, cada aluno deverá eleger e compartilhar um fato da história que tenha considerado interessante e explicar sua escolha, proporcionando um exercício de expressão pessoal e argumentação. Este processo não somente fortalecerá a habilidade de ouvir e compreender, como também incentivará os alunos a pensarem criticamente sobre a história ouvida e a praticarem a arte de elaborar perguntas construtivas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é multifacetado e visa promover uma série de competências fundamentais nos estudantes. Primeiramente, procura-se aprimorar a escuta ativa, essencial tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal para a construção de diálogos significativos. Em segundo lugar, almeja-se desenvolver a capacidade de compreensão leitora de forma que os alunos possam absorver e interpretar informações de maneira eficaz. Além disso, a atividade estimula o pensamento crítico, permitindo que os alunos avaliem informações, façam conexões e desenvolvam suas próprias ideias a partir de um material dado. Por fim, visa fomentar habilidades sociais como o respeito mútuo e a interação construtiva entre pares, por meio do compartilhamento de pensamentos e perguntas sobre a história.

  • Desenvolver a habilidade de escuta ativa
  • Aprimorar a compreensão leitora e interpretação de textos
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de fazer perguntas relevantes
  • Promover a expressão pessoal e argumentação
  • Fomentar o respeito mútuo e a interação construtiva entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01LP19
  • description": "Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas." }, { "code": EF12LP06
  • description": "Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto." }, { "code": EF15LP10
  • description": Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

Este conteúdo visa nutrir nos alunos habilidades de interpretação textual e oral, necessárias não somente no âmbito acadêmico mas também em seu desenvolvimento pessoal. A aprendizagem aqui não se restringe ao ato de escutar, mas se estende à capacidade de compreender, questionar e se expressar de forma clara e respeitosa. Por meio deste projeto, espera-se que os estudantes avancem na sua capacidade de absorver histórias e informações, analisá-las criticamente e compartilhar suas percepções e dúvidas de maneira coerente e respeitadora, estimulando também a interação positiva com seus colegas.

  • Técnicas de escuta ativa
  • Estratégias de compreensão e interpretação textual
  • Como formular perguntas relevantes e construtivas
  • Expressão pessoal e argumentação
  • Desenvolvimento de respeito mútuo e habilidades sociais

Metodologia

A metodologia ativa é o coração desta atividade, onde os alunos são encorajados a serem protagonistas de seu aprendizado. Por meio de uma narrativa engajante, cada aluno é convidado a mergulhar na história, praticar a escuta ativa e participar ativamente com perguntas e reflexões. Esta abordagem permite que a aprendizagem aconteça de forma mais significativa, pois estimula o aluno a construir seu conhecimento através da experiência direta, promovendo uma interação rica entre seus pares e facilitando a internalização dos conteúdos abordados.

  • Narrativa de uma história curta pelo professor
  • Rodada de perguntas para estimular pensamento crítico
  • Compartilhamento de fatos interessantes sobre a história por alunos
  • Diálogo interativo para promover respeito e compreensão mútua
  • Uso de recursos visuais ou dramatizações para enriquecer a experiência

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada, o plano se desenvolverá inicialmente com a narrativa da história pelo professor, seguida de uma sessão de perguntas e respostas. Na sequência, os alunos participarão de um exercício de reflexão e compartilhamento de ideias. A finalização ocorrerá com uma atividade colaborativa que sintetiza os aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Narração da história e rodada de perguntas
  • Aula 2: Compartilhamento de fatos interessantes e atividade de encerramento

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando-se a participação ativa dos alunos durante a atividade. Será dada atenção especial à capacidade de escutar atentamente, fazer perguntas pertinentes, e expressar suas ideias de maneira clara e respeitosa. Para tanto, serão consideradas tanto as intervenções orais quanto as atitudes durante as discussões em grupo, como o respeito pelo turno de fala e a empatia mostrada pelos colegas. Desta forma, a avaliação buscará reconhecer o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem propostos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem uma sala de aula confortável e propícia ao diálogo, um livro de histórias infantis ou recursos digitais para a narração da história, quadro e giz ou caneta para anotações, além de materiais visuais ou objetos que possam ser usados para enriquecer a narrativa e engajar os alunos. A utilização desses recursos será fundamental para criar um ambiente de aprendizado estimulante e interativo.

  • Livro de histórias infantis ou acesso a recursos digitais para narração
  • Quadro e giz ou caneta para anotações
  • Materiais visuais ou objetos temáticos para enriquecer a história
  • Fichas ou cadernos para anotações dos alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo