Esta atividade prática convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a se transformarem em chefs de cozinha mágicos, capazes de criar receitas encantadas que solucionam problemas cotidianos ou realizam desejos. O processo inicia com uma pesquisa sobre ingredientes e formatos de receitas em livros e fontes digitais, incentivando a curiosidade e autonomia dos estudantes. Posteriormente, seguindo a estrutura típica de uma receita (lista de ingredientes, modo de preparo e finalidade), cada aluno desenvolve sua própria criação literária. Essa fase promove a imaginação enquanto ensina os aspectos formais de um texto prescritivo. Além disso, a atividade de escrita é seguida por sessões de revisão colaborativa, onde os alunos apoiam uns aos outros na correção ortográfica e de pontuação, reforçando a importância da revisão textual. Finalmente, as receitas editadas e ilustradas pelos alunos são compiladas no 'Grande Livro das Receitas Mágicas', que é compartilhado com a turma e a escola, valorizando o trabalho coletivo e a expressão criativa.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de escrita, leitura, e criatividade nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, promovendo a prática de pesquisa, escrita criativa, revisão colaborativa e apresentação textual. Os estudantes irão aprender a estruturar textos com coerência e coesão, aplicar corretamente a ortografia e a pontuação, além de exercitar a imaginação ao criar receitas mágicas com propósitos variados. Esta experiência também visa fomentar a capacidade de trabalho em equipe por meio da revisão colaborativa, estimulando a capacidade de dar e receber feedback construtivo entre pares.
O conteúdo programático é projetado para guiar os alunos através dos fundamentos da escrita criativa focada na elaboração de textos prescritivos, como receitas. Abrange desde a identificação das características estruturais de uma receita até a aplicação dessas estruturas em suas próprias criações literárias. Além disso, o processo de pesquisa, escrita, revisão e edição colaborativa é integral para capacitar os alunos nas competências de leitura, escrita e revisão textual.
Esta atividade utiliza uma metodologia ativa e 'Mão-na-massa', que encoraja os alunos a serem os principais agentes do seu aprendizado. A abordagem prática começa com os estudantes realizando pesquisas de forma autônoma, segue pela criação e revisão colaborativa de textos, e culmina na produção de um livro coletivo. Essa metodologia promove não apenas o engajamento ativo dos alunos com os conteúdos, mas também desenvolve habilidades interpessoais e de colaboração.
A atividade será dividida em 7 aulas de 60 minutos, abrangendo desde a introdução e pesquisa até a escrita, revisão, ilustração e compartilhamento das receitas mágicas. Cada etapa foi cuidadosamente planejada para garantir que os alunos absorvam o conteúdo de maneira progressiva e envolvente.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. É importante observar o engajamento do aluno durantes as fases de pesquisa, escrita, revisão e ilustração. A criatividade das receitas, o cuidado com a ortografia e pontuação, e a habilidade de trabalhar colaborativamente serão pontos chave na avaliação. Além disso, a apresentação final do 'Grande Livro das Receitas Mágicas' e a contribuição individual de cada aluno para o projeto coletivo serão considerados. Feedbacks construtivos serão dados ao longo do processo, possibilitando que os alunos reflitam e cresçam com a experiência.
Os recursos para esta atividade incluem livros e fontes digitais para a pesquisa inicial, materiais de escrita como lápis, borrachas e papéis, além de materiais para ilustração. Adicionalmente, o uso de um computador ou tablet para a compilação final do livro e a eventual pesquisa de imagens pode enriquecer a experiência dos alunos.
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