Esta atividade tem o objetivo de introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à prática da escrita espontânea, ao reconhecimento da escrita alfabética e à valorização do trabalho em equipe através da criação coletiva de 'O Grande Livro dos Animais do Pantanal'. Neste projeto, cada aluno sorteará um animal do Pantanal para pesquisar em casa com o suporte da família. Posteriormente, deverão desenhar o animal pesquisado em sala de aula e, em seguida, ditar as curiosidades descobertas para que o professor ou um colega possa registrá-las. Este processo valoriza a pesquisa em família, desenvolve habilidades artísticas por meio do desenho e fomenta a prática da escrita e leitura. Ao final, todas as contribuições serão compiladas em um livro, promovendo a sensação de realização coletiva e valorizando o conhecimento adquirido sobre a fauna do Pantanal.
O projeto visa desenvolver várias habilidades nos alunos, tais como a capacidade de pesquisa e síntese de informações; a prática da escrita espontânea e alfabética; o reconhecimento e valorização do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. Além disso, pretende-se fomentar habilidades socioemocionais através do trabalho em equipe e comunicação eficaz, preparando os alunos para a elaboração conjunta de textos e outros projetos colaborativos. Este conjunto de objetivos busca não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também pessoal dos estudantes, estimulando a autonomia, a criatividade e a responsabilidade social através do conhecimento da biodiversidade local.
O conteúdo programático abrange desde o reconhecimento dos animais do Pantanal e suas particularidades, passando pelo desenvolvimento de habilidades de pesquisa, até técnicas básicas de desenho e introdução à escrita espontânea e alfabética. Combinando a teoria com práticas de leitura e escrita, a atividade fomenta um ambiente de aprendizado rico e diversificado, em que cada aluno pode contribuir de forma única, enquanto desenvolve habilidades essenciais para sua formação integral.
A metodologia deste projeto inclui etapas de pesquisa em casa e atividades práticas em sala, seguindo os princípios da Sala de Aula Invertida e Atividades Mão-na-massa. Será incentivado o uso de recursos como jogos educativos para facilitar o aprendizado sobre os animais. A Aprendizagem Baseada em Jogos contribuirá para um ambiente lúdico e interativo, ajudando na fixação do conteúdo de maneira divertida e engajadora. Além disso, a elaboração coletiva do livro permitirá aos alunos experimentarem a prática da escrita colaborativa, sob orientação constante do docente para assegurar um processo de aprendizagem eficaz e significativo.
O projeto será desenvolvido ao longo de 24 aulas de 50 minutos, divididas em etapas de pesquisa, desenho, escrita e edição do livro, garantindo tempo suficiente para a exploração e aprendizado aprofundado dos conteúdos.
A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa em todas as etapas do projeto, na qualidade das informações pesquisadas sobre os animais, na criatividade e esforço aplicado aos desenhos, e na habilidade de trabalhar em equipe durante a escrita e compilação do livro. Serão considerados tanto os aspectos individuais, como a pesquisa e o desenho, quanto os coletivos, como a colaboração na escrita e montagem do livro, procurando-se sempre valorizar o processo de aprendizagem tanto quanto o produto final.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para desenho, como lápis de cor, giz de cera e papel, além de acesso a computadores ou tablets para a pesquisa dos animais. Jogos educativos sobre fauna e flora e livros referentes aos animais do Pantanal servirão de suporte para a pesquisa e inspiração dos alunos. A utilização de recursos digitais será essencial para a pesquisa em casa, estimulando a participação da família no processo de aprendizagem.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula