A atividade 'O Jardim de Histórias' é uma proposta pedagógica que visa fomentar a criatividade, a escrita autônoma e o trabalho em equipe entre alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante esta atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e convidados a imaginar e a elaborar, coletivamente, um jardim por meio de frases que descrevam o que imaginam que haja nele. Essas frases podem ser escritas pelos próprios alunos, de acordo com a sua fase de alfabetização, ou ditadas ao professor, que fará o registro. Após a contribuição de todos os grupos, o professor lerá a história coletiva formada, prestando especial atenção à escrita convencional das frases, contrastando-as com as produções dos alunos. Esse contraste servirá como um valioso momento de aprendizado acerca da escrita alfabética e suas convenções. A atividade incentiva não somente a prática da escrita e a capacidade de trabalho em grupo, mas também promove a leitura e a oralidade, ao permitir que os estudantes expressem suas ideias e ouçam as dos outros, enriquecendo seu vocabulário e sua capacidade de imaginação.
Esta atividade tem como objetivo principal estimular a escrita autônoma dos alunos, permitindo-lhes expressar suas ideias livremente, seja por meio da escrita direta ou do ditado ao professor. Almeja-se também que, por meio da comparação entre as produções textuais dos alunos e a escrita convencional apresentada pelo professor, os estudantes possam observar e aprender sobre as convenções da língua escrita, reconhecendo semelhanças e diferenças. A interação em pequenos grupos visa fomentar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito às ideias alheias e cooperação. Adicionalmente, a atividade pretende expandir o vocabulário e a criatividade dos estudantes, ao incentivá-los a imaginar e descrever um jardim com elementos que talvez não conheçam ou não considerem no contexto usual.
A atividade proposta integra o eixo de produção de textos, essencial no primeiro ano do Ensino Fundamental, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho com a escrita de palavras, frases e pequenos textos de forma lúdica e significativa possibilita aos alunos o reconhecimento de que a escrita tem diferentes funções sociais. Além disso, ao relacionar a fala com a escrita, os alunos começam a compreender a natureza alfabética do sistema de escrita da língua portuguesa e as regras básicas de sua convencionalidade. A atividade 'O Jardim de Histórias' também se alinha ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ao incentivar a interação, cooperação e respeito mútuo entre os participantes.
A metodologia ativa será a base desta atividade, encorajando os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado. Inicialmente, o professor dividirá a turma em pequenos grupos para estimular a interação e cooperação entre os alunos. Cada grupo será incentivado a imaginar e discutir sobre os elementos de um jardim, promovendo um ambiente rico em linguagem e vocabulário. Os alunos, então, poderão escolher entre escrever a própria frase ou ditá-la ao professor, valorizando a fase de escrita em que se encontram. Após a construção coletiva do jardim de histórias, o professor lerá o texto produzido, destacando a escrita convencional, numa atividade de comparação e reflexão sobre as diferentes formas de escrita. Esta metodologia promove uma experiência de aprendizagem participativa e significativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após a explicação do professor sobre os objetivos e a metodologia da atividade, os alunos serão divididos em grupos e começarão a elaboração das frases que comporão o jardim de histórias. Na segunda aula, cada grupo concluirá sua contribuição, e o professor procederá com a leitura coletiva do texto produzido, seguida da atividade de comparação entre as escritas.
A avaliação desta atividade pedagógica se dará de maneira formativa e processual, considerando a participação dos alunos, o engajamento com a tarefa proposta e a capacidade de trabalhar em equipe. Será dado especial atenção ao esforço individual na tentativa de escrita autônoma ou de verbalização das ideias para a construção coletiva. Observações pontuais do professor sobre a compreensão dos alunos acerca das diferenças entre sua escrita e a escrita convencional serão feitas. Ressalta-se que o foco não está na correção ortográfica das frases produzidas, mas na capacidade de expressão, criatividade e na compreensão do processo de escrita. Exemplos de contribuições significativas para o jardim de histórias, bem como momentos de interação positiva e colaborativa entre os membros do grupo, serão destacados e valorizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis. Papel sulfite, lápis, borrachas e lápis de cor serão suficientes para que os alunos possam escrever ou ilustrar suas contribuições para o jardim de histórias. O professor pode optar por utilizar um quadro branco ou cartolina grande para a anotação coletiva das frases e da história composta, facilitando a visualização de todos. Esses materiais incentivam a expressão criativa dos estudantes enquanto colaboram para o ambiente inclusivo e estimulante da aprendizagem.
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