Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma emocionante atividade de descobertas e criatividade. A proposta inicia com a revelação de uma carta misteriosa encontrada na escola, originando curiosidade e estímulo entre os alunos. Divididos em grupos, assumirão o papel de pequenos detetives com a missão de criar uma história que explique a origem dessa carta. Serão estimulados a imaginar possíveis remetentes, destinatários, motivações para a escrita e o conteúdo da carta. O processo criativo será embasado em um debate coletivo, onde cada grupo compartilhará suas hipóteses, enriquecendo a atividade com diversas perspectivas. Após esta etapa, os alunos, com a assistência do professor, esboçarão a estrutura, os personagens e o enredo da história, conduzindo para a redação da versão final. Este exercício será não somente de escrita mas também de revisão colaborativa, onde aprenderão a importância de revisar e aprimorar seus textos. A culminância da atividade se dará com a edição e ilustração destas histórias, que serão expostas em um mural de cartas 'perdidas' e 'encontradas', permitindo que toda a escola participe do universo criativo desenvolvido pelos alunos.
O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos habilidades de escrita criativa, leitura e interpretação, trabalhando aspectos como coesão e coerência textual, estrutura narrativa e colaboração. Além disso, visa desenvolver a capacidade de escuta, o respeito por opiniões diversas e o aprimoramento da escrita por meio da revisão coletiva. Os alunos serão incentivados a pesquisar, planejar e organizar suas ideias de forma coletiva, estimulando o trabalho em grupo e a criatividade, além de promover a integração e interação entre os participantes.
Este plano de aula propõe-se a abordar competências fundamentais no letramento dos alunos, trabalhando diretamente com produção textual, interpretação, revisão e edição de textos. Além disso, habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito mútuo e criatividade também serão desenvolvidas por meio de atividades interativas e colaborativas.
A metodologia adotará práticas de ensino ativo, como Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate\
Esta atividade será desenvolvida ao longo de 6 aulas de 60 minutos cada, distribuídas de maneira a proporcionar tempo adequado para cada fase do projeto, desde a concepção até a exposição final das história.
A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação ativa dos alunos, na colaboração em grupo e na capacidade de elaborar histórias coesas e criativas. Será dada atenção especial à originalidade das ideias, ao esforço de revisão e aprimoramento dos textos, e ao trabalho em equipe durante a ilustração e montagem do mural. Exemplos práticos de avaliação incluem observação da capacidade de argumentação durante os debates, contribuição para o trabalho em grupo e a qualidade da história escrita, revisada e ilustrada.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita e ilustração, tais como papel, canetas, lápis, borrachas e lápis de cor. Além disso, um espaço adequado para a roda de debate e a montagem do mural é essencial, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para a criatividade dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula