O Mistério da Carta Perdida

Desenvolvida por: Natáli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção textual colaborativa e leitura

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma emocionante atividade de descobertas e criatividade. A proposta inicia com a revelação de uma carta misteriosa encontrada na escola, originando curiosidade e estímulo entre os alunos. Divididos em grupos, assumirão o papel de pequenos detetives com a missão de criar uma história que explique a origem dessa carta. Serão estimulados a imaginar possíveis remetentes, destinatários, motivações para a escrita e o conteúdo da carta. O processo criativo será embasado em um debate coletivo, onde cada grupo compartilhará suas hipóteses, enriquecendo a atividade com diversas perspectivas. Após esta etapa, os alunos, com a assistência do professor, esboçarão a estrutura, os personagens e o enredo da história, conduzindo para a redação da versão final. Este exercício será não somente de escrita mas também de revisão colaborativa, onde aprenderão a importância de revisar e aprimorar seus textos. A culminância da atividade se dará com a edição e ilustração destas histórias, que serão expostas em um mural de cartas 'perdidas' e 'encontradas', permitindo que toda a escola participe do universo criativo desenvolvido pelos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos habilidades de escrita criativa, leitura e interpretação, trabalhando aspectos como coesão e coerência textual, estrutura narrativa e colaboração. Além disso, visa desenvolver a capacidade de escuta, o respeito por opiniões diversas e o aprimoramento da escrita por meio da revisão coletiva. Os alunos serão incentivados a pesquisar, planejar e organizar suas ideias de forma coletiva, estimulando o trabalho em grupo e a criatividade, além de promover a integração e interação entre os participantes.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e interpretação de texto.
  • Estimular a capacidade de argumentação e debate em grupo.
  • Aprimorar a escrita através do processo de revisão colaborativa.
  • Incentivar a pesquisa, planejamento e organização de ideias em conjunto.
  • Fomentar a apreciação pela leitura e produção textual.

Conteúdo Programático

Este plano de aula propõe-se a abordar competências fundamentais no letramento dos alunos, trabalhando diretamente com produção textual, interpretação, revisão e edição de textos. Além disso, habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito mútuo e criatividade também serão desenvolvidas por meio de atividades interativas e colaborativas.

  • Produção textual colaborativa
  • Interpretação e compreensão de texto
  • Revisão e edição de textos
  • Expressão criativa e ilustração
  • Colaboração e trabalho em equipe

Metodologia

A metodologia adotará práticas de ensino ativo, como Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate\

  • Leitura da carta misteriosa e introdução da atividade
  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Roda de debate para compartilhar ideias
  • Elaboração da estrutura, personagens e enredo da história
  • Escrita coletiva do texto
  • Revisão e edição colaborativa da história
  • Ilustração e preparação do mural de cartas 'perdidas' e 'encontradas'

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de 6 aulas de 60 minutos cada, distribuídas de maneira a proporcionar tempo adequado para cada fase do projeto, desde a concepção até a exposição final das história.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos
  • Aula 2: Debate em grupo e planejamento da história
  • Aula 3: Início da escrita da história em grupos
  • Aula 4: Continuação da escrita e início da revisão
  • Aula 5: Edição final e início das ilustrações
  • Aula 6: Finalização das ilustrações e montagem do mural

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação ativa dos alunos, na colaboração em grupo e na capacidade de elaborar histórias coesas e criativas. Será dada atenção especial à originalidade das ideias, ao esforço de revisão e aprimoramento dos textos, e ao trabalho em equipe durante a ilustração e montagem do mural. Exemplos práticos de avaliação incluem observação da capacidade de argumentação durante os debates, contribuição para o trabalho em grupo e a qualidade da história escrita, revisada e ilustrada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita e ilustração, tais como papel, canetas, lápis, borrachas e lápis de cor. Além disso, um espaço adequado para a roda de debate e a montagem do mural é essencial, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para a criatividade dos alunos.

  • Cópia da carta misteriosa para cada grupo
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis, borrachas)
  • Materiais de ilustração (lápis de cor, marcadores, giz de cera)
  • Quadro branco ou flip chart para planejamento das histórias
  • Espaço na parede para montagem do mural de cartas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo