A atividade 'O Som das Palavras' é projetada para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, objetivando facilitar o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. Utilizando gravuras de objetos familiares, os estudantes são incentivados a associar cada imagem ao som inicial da sua nomenclatura. A dinâmica consiste em que cada criança, vez por vez, selecione uma gravura, verbalize o objeto representado e determine o som inicial da palavra, sugerindo qual letra ou letras podem representar esse som. Esse processo é acompanhado de discussões em grupo, guiadas pelo professor, para explorar e esclarecer as associações feitas pelos alunos, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado. Esta atividade não só impulsiona a habilidade das crianças em distinguir letras de outros sinais gráficos, mas também desenvolve a compreensão de que a escrita é uma representação dos sons da fala e aprimora a capacidade de segmentar palavras em sílabas oralmente.
O principal objetivo desta atividade é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação sonora da fala, diferenciando letras de outros símbolos gráficos. Além disso, a atividade visa promover a segmentação oral de palavras em sílabas, reforçando a base para futuras competências de leitura e escrita. Através da metodologia ativa, onde os estudantes são agentes principais do processo de aprendizagem, espera-se que a atividade estimule o pensamento crítico, a colaboração entre pares e a autoconfiança dos alunos ao explorarem e discutirem suas ideias.
O conteúdo programático engloba o reconhecimento das letras do alfabeto, distinção entre letras e outros símbolos gráficos, e a importância do sistema de escrita alfabética como um meio de representar oralmente os sons da fala. Além disso, enfatiza a prática da segmentação oral de palavras em sílabas, desenvolvendo uma compreensão mais profunda sobre a estrutura e o ritmo da linguagem falada, essenciais para a alfabetização.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, por meio da qual os alunos terão papel central em seu próprio processo de aprendizagem. Através da escolha e discussão das gravuras, serão estimuladas a observação, a análise e a reflexão crítica, permitindo que os estudantes construam conhecimento de forma colaborativa. O professor atuará como facilitador, guiando as discussões e proporcionando feedback construtivo que ajude os alunos a fazer conexões entre os sons das palavras e suas representações gráficas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema, seguida pela seleção e discussão das gravuras pelos alunos. Na segunda aula, as discussões serão aprofundadas, com ênfase na segmentação de palavras em sílabas e na reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos, a capacidade de fazer associações entre sons e letras, e a habilidade de segmentar palavras em sílabas. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos após cada sessão, incentivando a reflexão sobre os erros e acertos. Serão valorizados, além da correta identificação das letras, o engajamento, a criatividade nas associações feitas, e a habilidade em trabalhar em grupo. Exemplos de boas práticas e dificuldades superadas serão compartilhados, criando um ambiente de aprendizado positivo e construtivo.
Para a execução da atividade serão necessários gravuras de objetos familiares aos alunos, quadro branco (ou lousa) e marcadores, caderno ou folhas de papel para anotações e o guia do professor para dirigir as discussões e fornecer o feedback. Estes materiais estão desenhados para suportar uma aprendizagem ativa e colaborativa, oferecendo aos alunos as ferramentas necessárias para explorar e expressar suas ideias.
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