Nesta atividade lúdica e interativa, chamada 'O Tesouro Escondido no Jardim', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a colocar em prática conceitos matemáticos básicos por meio de um divertido jogo de caça ao tesouro. Divididos em pequenos grupos, receberão partes de um mapa que indica a localização de um tesouro escondido no imaginário 'Jardim Mágico' da história de Hana. Cada parte do mapa inclui instruções matemáticas simples, como 'dê 3 passos para frente', 'vire à direita e dê 2 passos', que as crianças devem sequenciar corretamente para encontrar o tesouro. Esta atividade não apenas promove a prática da contagem oral e da escrita, mas também estimula a resolução de problemas, a seriação, a quantificação e a habilidade de seguir instruções. Além disso, ao trabalharem em equipe discutindo e decidindo juntos as possíveis rotas, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades sociais e de oralidade.
O principal objetivo desta atividade é oferecer aos alunos a oportunidade de praticar habilidades matemáticas básicas de uma forma divertida e significativa. Isso inclui a prática de contagem oral e escrita, compreensão da sequência numérica e da noção de direção e espaço. Ao mesmo tempo, visa fomentar habilidades sociais, como trabalhar em equipe, compartilhar ideias, desenvolver planos em conjunto e resolver conflitos de maneira construtiva. A atividade também tem como meta estimular o raciocínio lógico e a capacidade de seguir instruções passo a passo.
Esta atividade está alinhada ao conteúdo programático do 1º ano do Ensino Fundamental, abrangendo números e operações de maneira prática e contextualizada. Através da caça ao tesouro, os alunos irão aplicar conceitos de matemática fundamental como contagem, seriação e reconhecimento de padrões numéricos, além de desenvolver noções espaciais seguindo direções e realizando medições básicas por meio de passos. Estará também incentivando habilidades transversais como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.
A metodologia adotada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, incentivando os alunos a se envolverem diretamente na construção do seu conhecimento através da experiência prática. A caça ao tesouro será realizada em pequenos grupos para promover a interação e a colaboração. A atividade estimula os alunos a pensar, planificar e executar tarefas matemáticas de forma criativa, aplicando o conhecimento de maneira significativa ao contexto da história do 'Jardim Mágico'. Esta abordagem visa engajar e motivar os alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e eficaz.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos à história e ao conceito do tesouro escondido, recebendo instruções gerais. Na segunda sessão, será realizada a caça ao tesouro, seguida de uma reflexão coletiva sobre o processo e os aprendizados adquiridos.
A avaliação desta atividade será formativa, observando o envolvimento e a participação ativa dos alunos durante a realização da caça ao tesouro. Avaliar-se-á a capacidade de trabalhar em equipe, a compreensão e aplicação correta das instruções matemáticas, bem como a habilidade de resolver problemas de forma colaborativa. Será dada especial atenção à maneira como os alunos comunicam suas ideias e estratégias, além da eficácia da sua colaboração em grupo. Feedback construtivo será fornecido para estimular a reflexão e o aprimoramento contínuo.
Para realizar esta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como pedaços de papel para os mapas do tesouro, lápis ou canetas, e, opcionalmente, objetos representando o tesouro. A disponibilidade de um espaço ao ar livre ou uma área ampla será ideal para a execução da caça ao tesouro, proporcionando uma experiência mais dinâmica e envolvente para os alunos.
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