Esta atividade inicia-se com uma sessão de leitura compartilhada de gibis da Turma da Mônica para mergulhar os alunos no universo dos quadrinhos, familiarizando-os com estruturas narrativas básicas, personagens e cenários. Posteriormente, divididos em pequenos grupos, os alunos serão incentivados a criar suas próprias histórias em quadrinhos. Esta fase de criação envolverá etapas como a discussão de ideias, criação de personagens, escolha de cenários, definição das problemáticas e elaboração de desfechos. Os alunos utilizarão materiais variados para dar vida às suas histórias, incluindo papel, lápis de cor, marcadores e réguas, permitindo a expressão de sua criatividade tanto na escrita quanto na parte artística. O objetivo é que ao final da atividade, cada grupo tenha produzido uma história em quadrinhos original, reforçando sua compreensão das estruturas narrativas enquanto desenvolve habilidades de leitura, escrita e expressão artística.
O principal objetivo desta atividade é estimular a criatividade, a expressão escrita e a habilidade artística dos alunos, além de consolidar a compreensão de estruturas narrativas essenciais. Ao criar suas próprias histórias em quadrinhos, os alunos exercitarão a escrita criativa e a leitura crítica, enquanto a participação em grupos fomenta a colaboração, o debate de ideias e a resolução coletiva de problemas. Esta atividade pretende também associar a leitura à diversão e ao prazer, incentivando os alunos a verem os livros e quadrinhos como fontes de inspiração para suas próprias criações.
A atividade envolverá a leitura compartilhada como introdução ao universo dos quadrinhos, seguida por etapas de discussão, planejamento e criação. Ao longo do processo, os alunos aprenderão sobre elementos da narrativa como personagem, enredo, conflito e resolução, aplicando esses conceitos na criação de suas próprias histórias.
Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão colocados no centro do processo de aprendizagem, experimentando diretamente a criação de histórias em quadrinhos. Após a sessão inicial de leitura, os grupos serão encorajados a discutir e planejar suas histórias, passando pelas etapas de criação de maneira colaborativa e prática, com a orientação constante do professor.
A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, dividida em etapas de leitura, discussão, criação e compartilhamento.
A avaliação será formativa, observando a participação e engajamento dos alunos ao longo das etapas da atividade. Serão avaliados critérios como criatividade, habilidade para trabalhar em equipe, capacidade de expressão escrita e artística e compreensão das estruturas narrativas. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar a reflexão sobre o processo criativo e o trabalho colaborativo.
Para a execução da atividade, os seguintes materiais serão providenciados: gibis da Turma da Mônica para a leitura compartilhada, papel suficiente para todos os grupos, lápis de cor, marcadores, réguas e canetas. Estes recursos são essenciais para garantir que os alunos tenham tudo o que precisam para expressar suas ideias artisticamente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula