Oficina de Fonemas Farroupilhas

Desenvolvida por: Édina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Semana Farroupilha e Fonologia

A oficina de Fonemas Farroupilhas tem como objetivo familiarizar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com os conceitos de fonemas por meio de palavras relacionadas à cultura do Rio Grande do Sul, especialmente durante a Semana Farroupilha. Esta atividade se propõe a utilizar a ludicidade e a cultura como meio de aprendizado, onde cada aluno receberá cartões com imagens e palavras como 'chimarrão', 'gaúcho', 'fandango', entre outras. O professor atuará como facilitador, guiando os alunos na identificação dos fonemas de cada palavra apresentada nos cartões. Posteriormente, os estudantes serão instigados a tentar representar os fonemas com letras, promovendo uma prática de escrita que reforça a relação som-letra de forma divertida e significativa. Além de trabalhar a fonologia, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre uma importante tradição cultural brasileira, tornando a aprendizagem mais rica e contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta oficina é desenvolver habilidades ligadas à alfabetização e letramento, focando especificamente na identificação e representação de fonemas, além de promover um conhecimento cultural imersivo sobre as tradições gaúchas. Os alunos aprenderão a segmentar palavras em sílabas, identificar fonemas e suas representações por letras, e relacionar elementos sonoros com sua representação escrita, fundamentando uma compreensão sólida da linguagem escrita e oral. Este ambiente de aprendizado ativo visa também fortalecer a capacidade dos alunos de fazer conexões entre sons, letras e significados em um contexto que valoriza a cultura regional.

  • Familiarizar os alunos com fonemas utilizando palavras da cultura gaúcha
  • Praticar a segmentação de palavras em sílabas
  • Identificar os fonemas e relacioná-los às suas respectivas letras
  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura através de práticas lúdicas
  • Valorizar e resgatar a cultura da Semana Farroupilha

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

Com foco na fonologia e no resgate cultural da Semana Farroupilha, a oficina propõe uma imersão na identificação de fonemas integrada a um conteúdo cultural rico, essencial para a formação dos alunos enquanto falantes do idioma português e conhecedores de suas tradições. O conteúdo programático inclui a prática de segmentação de palavras, identificação de fonemas e suas correlações com letras, além de contextualização cultural sobre as tradições gaúchas, abordando a relação intrínseca entre lingüística e cultura.

  • Conceitos básicos de fonologia
  • Prática de segmentação de palavras em sílabas
  • Identificação e representação de fonemas
  • Introdução à cultura gaúcha e à Semana Farroupilha
  • Relação som-letra em palavras da cultura gaúcha

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, os alunos serão protagonistas do seu processo de aprendizagem, participando ativamente de jogos e atividades práticas que envolvem a manipulação de cartões, representação gráfica de fonemas e discussões em grupo sobre a cultura gaúcha. O professor atuará como facilitador, propondo desafios, orientando as descobertas e incentivando a reflexão e a colaboração entre os pares. Este enfoque promove uma aprendizagem significativa, na qual o aluno constrói conhecimento de forma ativa, integrando aspectos linguísticos e culturais.

  • Manipulação de cartões com palavras e imagens
  • Atividades de grupo para identificação de fonemas
  • Representação de fonemas com letras through dinâmicas lúdicas
  • Rodas de conversa sobre tradições da Semana Farroupilha

Aulas e Sequências Didáticas

A oficina será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de atividade. Na primeira aula, focaremos na introdução aos conceitos de fonemas e na exploração das palavras-chave ligadas à Semana Farroupilha, utilizando cartões interativos. Na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, representando os fonemas com letras e participando de atividades que enfatizam a cultura gaúcha.

  • Aula 1: Introdução aos fonemas e exploração das palavras-chave
  • Aula 2: Prática de representação dos fonemas e atividades culturais

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, observando-se a participação ativa dos alunos, sua capacidade de identificar e representar fonemas, além do interesse e engajamento nas atividades culturais propostas. Será valorizada a progressão individual no entendimento da relação som-letra e a habilidade de trabalhar em equipe durante as atividades de grupo. Exemplos de atividades avaliativas incluem a apresentação correta dos fonemas a partir dos cartões de palavras, a correta segmentação de palavras em sílabas e a participação ativa nas discussões sobre as tradições da Semana Farroupilha.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem cartões ilustrados com palavras e imagens representativas da cultura da Semana Farroupilha, lápis de escrever, folhas de papel para as atividades de escrita, e elementos visuais decorativos para criar um ambiente imersivo da tradição gaúcha na sala de aula. Uma seleção de músicas e vídeos sobre a Semana Farroupilha será utilizada para enriquecer a experiência cultural.

  • Cartões ilustrados com palavras e imagens
  • Lápis de escrever e folhas de papel
  • Elementos decorativos temáticos
  • Músicas e vídeos sobre a Semana Farroupilha

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo