A oficina de Fonemas Farroupilhas tem como objetivo familiarizar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com os conceitos de fonemas por meio de palavras relacionadas à cultura do Rio Grande do Sul, especialmente durante a Semana Farroupilha. Esta atividade se propõe a utilizar a ludicidade e a cultura como meio de aprendizado, onde cada aluno receberá cartões com imagens e palavras como 'chimarrão', 'gaúcho', 'fandango', entre outras. O professor atuará como facilitador, guiando os alunos na identificação dos fonemas de cada palavra apresentada nos cartões. Posteriormente, os estudantes serão instigados a tentar representar os fonemas com letras, promovendo uma prática de escrita que reforça a relação som-letra de forma divertida e significativa. Além de trabalhar a fonologia, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre uma importante tradição cultural brasileira, tornando a aprendizagem mais rica e contextualizada.
O objetivo desta oficina é desenvolver habilidades ligadas à alfabetização e letramento, focando especificamente na identificação e representação de fonemas, além de promover um conhecimento cultural imersivo sobre as tradições gaúchas. Os alunos aprenderão a segmentar palavras em sílabas, identificar fonemas e suas representações por letras, e relacionar elementos sonoros com sua representação escrita, fundamentando uma compreensão sólida da linguagem escrita e oral. Este ambiente de aprendizado ativo visa também fortalecer a capacidade dos alunos de fazer conexões entre sons, letras e significados em um contexto que valoriza a cultura regional.
Com foco na fonologia e no resgate cultural da Semana Farroupilha, a oficina propõe uma imersão na identificação de fonemas integrada a um conteúdo cultural rico, essencial para a formação dos alunos enquanto falantes do idioma português e conhecedores de suas tradições. O conteúdo programático inclui a prática de segmentação de palavras, identificação de fonemas e suas correlações com letras, além de contextualização cultural sobre as tradições gaúchas, abordando a relação intrínseca entre lingüística e cultura.
Utilizando metodologias ativas, os alunos serão protagonistas do seu processo de aprendizagem, participando ativamente de jogos e atividades práticas que envolvem a manipulação de cartões, representação gráfica de fonemas e discussões em grupo sobre a cultura gaúcha. O professor atuará como facilitador, propondo desafios, orientando as descobertas e incentivando a reflexão e a colaboração entre os pares. Este enfoque promove uma aprendizagem significativa, na qual o aluno constrói conhecimento de forma ativa, integrando aspectos linguísticos e culturais.
A oficina será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de atividade. Na primeira aula, focaremos na introdução aos conceitos de fonemas e na exploração das palavras-chave ligadas à Semana Farroupilha, utilizando cartões interativos. Na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, representando os fonemas com letras e participando de atividades que enfatizam a cultura gaúcha.
A avaliação será processual e formativa, observando-se a participação ativa dos alunos, sua capacidade de identificar e representar fonemas, além do interesse e engajamento nas atividades culturais propostas. Será valorizada a progressão individual no entendimento da relação som-letra e a habilidade de trabalhar em equipe durante as atividades de grupo. Exemplos de atividades avaliativas incluem a apresentação correta dos fonemas a partir dos cartões de palavras, a correta segmentação de palavras em sílabas e a participação ativa nas discussões sobre as tradições da Semana Farroupilha.
Os recursos incluem cartões ilustrados com palavras e imagens representativas da cultura da Semana Farroupilha, lápis de escrever, folhas de papel para as atividades de escrita, e elementos visuais decorativos para criar um ambiente imersivo da tradição gaúcha na sala de aula. Uma seleção de músicas e vídeos sobre a Semana Farroupilha será utilizada para enriquecer a experiência cultural.
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