Oficina de Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Natáli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem e Alfabetização

A Oficina de Palavras Mágicas é uma atividade prática que visa transformar a aprendizagem de letras e palavras numa experiência lúdica e colaborativa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Jogos, a sala de aula se converte em um ambiente vibrante, onde cartões contendo letras do alfabeto são espalhados. Os estudantes exploram o espaço em busca das letras que reconhecem para, a partir delas, formarem palavras. O desafio se eleva à medida que são convidados a escrever palavras tanto de modo espontâneo quanto por ditado, consolidando a habilidade de escrever palavras fazendo uso do princípio alfabético. Além disso, para aumentar a interatividade e o sentido de comunidade, propõe-se um sistema de 'troca' de palavras entre os alunos, estimulando assim a prática da leitura e da escrita em um contexto animado e significativo. A integração de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, juntamente com atividades práticas e lúdicas, garantem uma experiência de aprendizado multidimensional.

Objetivos de Aprendizagem

O principal intuito dessa atividade é proporcionar aos alunos uma base sólida em leitura e escrita através de uma experiência participativa e prazerosa. Espera-se que, ao final da Oficina de Palavras Mágicas, os estudantes consigam identificar letras do alfabeto e compreender suas funções na formação de palavras. Além disso, busca-se incentivar a escrita autônoma, seja por iniciativa própria ou por ditado, reforçando a compreensão sobre o sistema alfabético e sua aplicação prática no cotidiano. A habilidade de trabalhar colaborativamente também é fomentada, visto que a troca de palavras entre os alunos estimula o diálogo, a leitura compartilhada e a valorização do aprendizado coletivo.

  • Identificar e selecionar letras do alfabeto.
  • Formar palavras utilizando letras selecionadas.
  • Escrever palavras de forma autônoma e por ditado.
  • Praticar a leitura e escrita em contexto lúdico e colaborativo.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais por meio da interação com colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP21: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

A Oficina de Palavras Mágicas permeia importantes campos do conhecimento linguístico, abordando desde o reconhecimento das letras, sua diferenciação de outros sinais gráficos, até a construção significativa de palavras e frases. Integra habilidades essenciais da linguagem escrita, promovendo uma compreensão realmente sólida sobre o uso do alfabeto e estimulando os primeiros passos na construção textual, sempre valorizando o trabalho cooperativo e o diálogo entre os alunos.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Diferenciação entre letras e outros símbolos.
  • Composição de palavras a partir de letras selecionadas.
  • Escrita autônoma e por ditado.
  • Leitura e escrita colaborativa.

Metodologia

A metodologia empregada visa atender à diversidade de estilos de aprendizagem presentes em uma sala de aula do 1º ano. A Aprendizagem Baseada em Jogos, juntamente com Atividades Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, oferece uma variedade de experiências educativas, que vão desde a exploração autônoma do ambiente de aprendizagem até atividades grupais dinâmicas e participativas. A interação constante entre os alunos através da 'troca' de palavras promove a prática da leitura e escrita num contexto onde o aprendizado se dá de maneira espontânea e significativa.

  • Exploração do ambiente com cartões de letras.
  • Formação de palavras com auxílio de cartões.
  • Atividades de escrita espontânea e por ditado.
  • Troca de palavras entre os alunos.
  • Momentos de leitura compartilhada.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está distribuída em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos aos objetivos da oficina, realizarão a exploração dos cartões de letras e começarão a formação de palavras. Na segunda sessão, aprofundaremos nas atividades de escrita, tanto espontânea quanto por ditado, além de incorporar a troca interativa de palavras entre os alunos, culminando em um momento de compartilhamento e leitura coletiva.

  • Aula 1: Exploração dos cartões de letras e início da formação de palavras.
  • Aula 2: Escrita espontânea/ditado e troca de palavras entre alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será formativa e contínua, observando a participação, o engajamento e o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos no decorrer das tarefas. O progresso na identificação das letras, na formação de palavras e na habilidade de escrita serão aspectos essenciais a serem avaliados. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe, a interação e o respeito durante as trocas de palavras também serão considerados, buscando valorizar não apenas os conhecimentos adquiridos mas também as habilidades socioemocionais desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões contendo letras do alfabeto, que podem ser de material reciclável ou papel cartão, para garantir a sustentabilidade e o baixo custo. Além disso, é importante ter espaços adequados na sala de aula que permitam a livre movimentação e interação entre os alunos, bem como cadernos ou folhas de papel para as atividades de escrita e desenhos, lápis, borrachas e canetinhas coloridas para tornar a aprendizagem mais colorida e divertida.

  • Cartões com letras do alfabeto.
  • Espaço adequado para movimentação.
  • Cadernos ou folhas de papel.
  • Lápis, borrachas, canetinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo