Oficina de Pequenos Escritores

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa

A Oficina de Pequenos Escritores é uma atividade pedagógica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, focada no desenvolvimento da criatividade, leitura e escrita. Após a audição de um conto ou fábula, selecionado pelo professor, que será lido para a classe, os alunos terão a tarefa de criar suas próprias histórias. Será incentivado que, inicialmente, desenhem suas ideias para estruturar seus pensamentos e, posteriormente, transcrevam essas ideias em texto. Esta abordagem visa facilitar a expressão pessoal e o desenvolvimento da habilidade de escrita de forma envolvente e imaginativa. Ao permitir que os alunos contem suas histórias, essa atividade também busca fortalecer a confiança nas suas capacidades narrativas e orais. Ao final, será dada a opção para que compartilhem suas criações com a turma, promovendo um ambiente de apoio e valorização da expressão individual.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta oficina é estimular a criatividade, leitura e escrita entre os alunos do 1º ano, através de uma abordagem lúdica e participativa. Espera-se que, ao longo da atividade, os estudantes possam expressar suas ideias de maneira clara e criativa, desenvolvendo histórias que reflitam sua interpretação do conto ou fábula apresentado. Além disso, a oficina tem como meta promover a habilidade de escuta atenta, ao absorverem a narrativa lida pelo professor, e a de expressão oral, quando compartilham suas histórias com a classe. Dessa forma, espera-se fomentar não só o desenvolvimento da escrita mas também da leitura compreensiva e da oralidade, habilidades intrínsecas à formação inicial do letramento.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Promover a organização das ideias por meio de desenhos.
  • Fortalecer a autoconfiança ao compartilhar histórias.
  • Incentivar a expressão oral e escuta ativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diversos gêneros.
  • EF15LP02: Planejar e produzir textos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP26: Envolvimento com a cultura escrita.
  • EF15LP03: Utilizar procedimentos de escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da Oficina de Pequenos Escritores engloba a introdução ao universo da leitura crítica e à escrita criativa. Será abordado como os alunos podem interpretar histórias ouvidas e, a partir dessa interpretação, criar suas narrativas escritas e visuais. Este método busca integrar os alunos no ciclo completo da comunicação: ouvir, interpretar, criar e compartilhar, estimulando assim o letramento e a capacidade de expressão de forma integral.

  • Introdução à escrita criativa
  • Exploração de contos e fábulas
  • Desenvolvimento de narrativas próprias
  • Técnicas de organização de ideias através de desenhos
  • Expressão oral e compartilhamento de histórias

Metodologia

A metodologia adotada para a Oficina de Pequenos Escritores será a de aprendizagem ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Partindo da escuta de um conto ou fábula, eles serão estimulados a imaginar e criar suas histórias, utilizando desenhos como ferramenta de planejamento antes da escrita. Esta abordagem busca tornar o aprendizado mais significativo, incentivando a autonomia do aluno e permitindo que eles se expressem criativamente.

  • Leitura interativa de contos e fábulas
  • Atividades de brainstorming para geração de ideias
  • Sessões de desenho para planejamento de histórias
  • Escrita criativa individual
  • Compartilhamento de histórias com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A Oficina de Pequenos Escritores será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será dedicada à escuta da história e ao início do processo de criação das suas próprias narrativas. A segunda sessão focará na conclusão e no compartilhamento das histórias criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Leitura do conto e início da criação das histórias (60 minutos)
  • Aula 2: Conclusão da escrita e compartilhamento das histórias (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração a participação do aluno ao longo das atividades, a criatividade empregada na criação das histórias, a capacidade de organizar suas ideias tanto no desenho quanto no texto, e a disposição para compartilhar sua história. Não é objetivo avaliar a perfeição gramatical, mas sim o empenho, o desenvolvimento da expressão escrita e oral, bem como a capacidade de ouvir e respeitar as histórias dos colegas. Exemplos de boas práticas incluem incentivá-los a descrever seus desenhos, explicar suas ideias de história, e dar feedback positivo sobre as histórias dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Oficina de Pequenos Escritores, serão necessários alguns recursos básicos, como livros de contos e fábulas, papel, lápis de cor, canetas e borrachas. Além do material físico, é importante criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde os alunos sintam-se livres e seguros para expressar suas ideias e sentimentos.

  • Livros de contos e fábulas
  • Papéis para desenho e escrita
  • Lápis de cor, canetas e borrachas
  • Espaço confortável para leitura e criação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo