Oficina de Sons e Letras

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A Oficina de Sons e Letras é uma atividade pedagógica interativa desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de introduzi-los à relação entre sons de palavras e suas representações escritas. Através da utilização de cartões contendo letras e imagens correspondentes, os alunos serão estimulados a formar pares sonoros para construir palavras simples. Isso permitirá o entendimento da escrita como uma representação dos sons da fala, incentivando a experimentação na formação de palavras e a correlação de sons comuns às suas respectivas letras. Além disso, a atividade contará com jogos de rimas e batuques, visando tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada para envolver os alunos de forma prática na aprendizagem, fomentando a interação, colaboração e participação ativa de todos os envolvidos no processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade dos alunos em distinguir letras do alfabeto de outros signos gráficos, reconhecer o sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala e identificar fonemas e sua respectiva representação por letras. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, espera-se que os alunos avancem no seu processo de alfabetização, adquirindo habilidades fundamentais para a leitura e escrita, além de desenvolverem uma maior consciência fonológica.

  • Distinguir letras do alfabeto de outros signos gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

A atividade se alinha ao conteúdo programático do 1º ano do Ensino Fundamental, abordando a introdução à alfabetização, a consciência fonológica, a relação entre sons e letras, além da formação básica de palavras. Com uma metodologia ativa, os alunos realizarão atividades que englobam a identificação de letras, a correspondência sonora e a formação de palavras, tendo como suporte os jogos de rimas e batuques para enriquecer o processo de aprendizagem.

  • Introdução à alfabetização.
  • Consciência fonológica.
  • Relação entre sons e letras.
  • Formação de palavras.
  • Jogos de rimas e batuques.

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' será adotada, promovendo a aprendizagem por meio da experiência direta. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões com letras e imagens para a formação de palavras. Diversos jogos e atividades interativas, incluindo as rimas e batuques, serão integrados, incentivando os alunos a colaborarem entre si e a aplicarem os conceitos aprendidos de maneira criativa e engajadora.

  • Dinâmica de formação de palavras com cartões.
  • Atividades em grupo para estimular a colaboração.
  • Jogos de rimas para promover a consciência fonológica.
  • Batuques para associar sons às letras.
  • Discussão em grupo sobre as palavras formadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 30 minutos cada, totalizando 2 horas. Inicialmente, será feita uma apresentação do projeto e dos objetivos. Em seguida, haverá a realização das atividades práticas em grupo, seguidas de jogos de rimas e batuques. A última etapa será dedicada à reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao laboratório de palavras.
  • Aula 2: Formação de pares sonoros e construção de palavras.
  • Aula 3: Jogos de rimas e atividades com batuques.
  • Aula 4: Reflexão e discussão sobre as atividades realizadas.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, observando o engajamento dos alunos nas tarefas propostas, sua capacidade de trabalhar em equipe, a compreensão dos conceitos de sons e letras e a habilidade em formar palavras. Feedbacks individuais e coletivos serão oferecidos ao longo das sessões, visando ao desenvolvimento contínuo dos alunos. Atividades como a formação de palavras e os jogos de rimas servirão como base para observação do progresso dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação da atividade, serão necessários cartões com letras e imagens, instrumentos musicais simples para os batuques (como tambores de plástico e chocalhos), além de materiais para registro como lousa, giz e cadernos. A ambientação da sala de aula será preparada para promover um ambiente propício ao trabalho em grupo e à movimentação dos alunos durante as atividades práticas.

  • Cartões com letras e imagens.
  • Instrumentos musicais para os batuques.
  • Lousa e giz para anotações.
  • Material de papelaria para os alunos (cadernos, lápis, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo