Orquestra de Palavras

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática
Temática: Música, Artes e Alfabetização

A atividade 'Orquestra de Palavras' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de combinar aspectos musicais e literários num exercício prático e interativo. Utilizando materiais reciclados como latas, garrafas plásticas, e grãos de arroz, os estudantes terão a oportunidade de construir seus próprios instrumentos musicais, tais como chocalhos. Posteriormente, esses instrumentos serão utilizados para acompanhar a leitura ritmada de poemas e rimas selecionadas. Essa prática tem como objetivo não somente estimular a criatividade e conscientização ambiental através da reutilização de materiais, mas também desenvolver habilidades linguísticas essenciais, como a sonoridade e ritmo das palavras, crucial para o processo de alfabetização. A divisão da turma em pequenos grupos permitirá que cada conjunto apresente uma peça musical que acompanhe um poema de sua escolha, promovendo desta forma a integração entre os alunos e aprimorando sua compreensão auditiva e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fortalecer o aprendizado interdisciplinar entre música, artes e linguagem, apoiando a alfabetização através da exploração da sonoridade, ritmo e musicalidade. Visto que a percepção sonora é um componente chave na alfabetização, 'Orquestra de Palavras' visa aprimorar a habilidade dos alunos de escutar, distinguir e manipular os sons, através da construção e utilização de instrumentos musicais. Além disso, a atividade busca promover o trabalho em equipe, criatividade, e conscientização ambiental pelos meios dos materiais reciclados. A apresentação dos projetos estimula a autoconfiança e habilidades orais, enquanto os estudantes exploram a poesia e sua performance.

  • Desenvolver percepção sonora e ritmo
  • Estimular a consciência ambiental
  • Favorecer a capacidade de trabalho em equipe
  • Promover a criatividade na criação de instrumentos
  • Estimular a fluência e expressão oral através da poesia

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04
  • EF15LP26
  • EF15AR04
  • EF01MA23
  • EF01CI06

Conteúdo Programático

A interdisciplinaridade é o pilar desta atividade, onde elementos da música, artes e alfabetização são interligados. Construção de instrumentos musicais com materiais reciclados serve como uma porta de entrada tanto para conceitos de física e matemática (como som e contagem), quanto para artes, criando uma ponte para a exploração da linguagem através da poesia. Esta abordagem prática visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre o som e sua relação com a linguagem, além de incentivar atitudes sustentáveis e trabalho colaborativo.

  • Construção de instrumentos musicais
  • Leitura e interpretação de poemas
  • Ritmo, sonoridade e musicalidade da linguagem
  • Trabalho em grupo e apresentação musical
  • Conscientização ambiental através do uso de materiais reciclados

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade incentiva os alunos a serem agentes ativos em seu processo de aprendizagem. Através da construção de instrumentos utilizando materiais reciclados, cada estudante pode explorar conceitos de som, ritmo e música de maneira prática. Em seguida, a aplicação destes instrumentos na leitura ritmada de poemas permite uma exploração criativa da linguagem, promovendo a colaboração e a expressão individual dentro do contexto do grupo.

  • Construção de instrumentos com materiais reciclados
  • Leitura e seleção de poemas em pequenos grupos
  • Ensaio conjunto e sincronização do ritmo
  • Apresentação das peças musicais acompanhando os poemas
  • Reflexão e discussão sobre o processo criativo e trabalho em equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos construirão os instrumentos e selecionarão os poemas. A segunda aula será dedicada ao ensaio e às apresentações finais.

  • Aula 1: Construção de instrumentos e seleção de poemas
  • Aula 2: Ensaios e apresentações

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação, engajamento e contribuição de cada aluno ao longo do projeto. O foco estará na capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, sua criatividade na construção dos instrumentos, e a expressividade na apresentação das peças musicais. Além da avaliação prática, será promovida uma reflexão grupal, onde os alunos poderão discutir os desafios enfrentados e o que aprenderam com a experiência, promovendo a metacognição.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem uma variedade de itens recicláveis como garrafas plásticas, latas e grãos de arroz, além de itens básicos de artesanato para decorar os instrumentos. Além disso, é essencial que haja disponibilidade de um espaço adequado para as apresentações e ensaios, assim como um acervo de poemas e rimas adaptáveis a diferentes níveis de leitura.

  • Materiais recicláveis (latas, garrafas plásticas, grãos de arroz, etc.)
  • Materiais de artesanato (cola, tesoura, papéis coloridos, etc.)
  • Poemas e rimas selecionadas
  • Espaço para ensaios e apresentações
  • Instrumentos musicais básicos para referência

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo