A atividade 'Orquestra de Palavras' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de combinar aspectos musicais e literários num exercício prático e interativo. Utilizando materiais reciclados como latas, garrafas plásticas, e grãos de arroz, os estudantes terão a oportunidade de construir seus próprios instrumentos musicais, tais como chocalhos. Posteriormente, esses instrumentos serão utilizados para acompanhar a leitura ritmada de poemas e rimas selecionadas. Essa prática tem como objetivo não somente estimular a criatividade e conscientização ambiental através da reutilização de materiais, mas também desenvolver habilidades linguísticas essenciais, como a sonoridade e ritmo das palavras, crucial para o processo de alfabetização. A divisão da turma em pequenos grupos permitirá que cada conjunto apresente uma peça musical que acompanhe um poema de sua escolha, promovendo desta forma a integração entre os alunos e aprimorando sua compreensão auditiva e trabalho em equipe.
O objetivo desta atividade é fortalecer o aprendizado interdisciplinar entre música, artes e linguagem, apoiando a alfabetização através da exploração da sonoridade, ritmo e musicalidade. Visto que a percepção sonora é um componente chave na alfabetização, 'Orquestra de Palavras' visa aprimorar a habilidade dos alunos de escutar, distinguir e manipular os sons, através da construção e utilização de instrumentos musicais. Além disso, a atividade busca promover o trabalho em equipe, criatividade, e conscientização ambiental pelos meios dos materiais reciclados. A apresentação dos projetos estimula a autoconfiança e habilidades orais, enquanto os estudantes exploram a poesia e sua performance.
A interdisciplinaridade é o pilar desta atividade, onde elementos da música, artes e alfabetização são interligados. Construção de instrumentos musicais com materiais reciclados serve como uma porta de entrada tanto para conceitos de física e matemática (como som e contagem), quanto para artes, criando uma ponte para a exploração da linguagem através da poesia. Esta abordagem prática visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre o som e sua relação com a linguagem, além de incentivar atitudes sustentáveis e trabalho colaborativo.
Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade incentiva os alunos a serem agentes ativos em seu processo de aprendizagem. Através da construção de instrumentos utilizando materiais reciclados, cada estudante pode explorar conceitos de som, ritmo e música de maneira prática. Em seguida, a aplicação destes instrumentos na leitura ritmada de poemas permite uma exploração criativa da linguagem, promovendo a colaboração e a expressão individual dentro do contexto do grupo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos construirão os instrumentos e selecionarão os poemas. A segunda aula será dedicada ao ensaio e às apresentações finais.
A avaliação será formativa, observando a participação, engajamento e contribuição de cada aluno ao longo do projeto. O foco estará na capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, sua criatividade na construção dos instrumentos, e a expressividade na apresentação das peças musicais. Além da avaliação prática, será promovida uma reflexão grupal, onde os alunos poderão discutir os desafios enfrentados e o que aprenderam com a experiência, promovendo a metacognição.
Os materiais necessários incluem uma variedade de itens recicláveis como garrafas plásticas, latas e grãos de arroz, além de itens básicos de artesanato para decorar os instrumentos. Além disso, é essencial que haja disponibilidade de um espaço adequado para as apresentações e ensaios, assim como um acervo de poemas e rimas adaptáveis a diferentes níveis de leitura.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula