Palavras que Curam: Conversando sobre Racismo

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Respeito, Inclusão e Racismo

A atividade Palavras que Curam: Conversando sobre Racismo destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e visa abordar o tema do racismo de maneira sensível e adequada à faixa etária. Inicia-se com uma roda de conversa para promover o reconhecimento de emoções e a importância do respeito. Segue para uma aula expositiva que apresenta palavras de respeito e inclusão, fundamentais para a construção de um vocabulário positivo. Utilizando jogos de simulação, os alunos identificarão situações de preconceito e aprenderão a responder a elas de forma assertiva. As aulas concluem com momentos de compartilhamento de experiências e sentimentos, proporcionando um espaço para a análise linguística e o desenvolvimento da oralidade de maneira empática. Este plano de aula integra conteúdo educativo e experiências práticas para cultivar um ambiente de respeito e compreensão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são desenvolver a consciência sobre racismo e respeito, aumentar o vocabulário relacionado à inclusão e fortalecer habilidades socioemocionais, como empatia e comunicação. Através de atividades dinâmicas e interativas, os alunos irão explorar e compreender a importância de palavras de respeito e como suas ações impactam a comunidade ao seu redor. O foco está na construção de um ambiente de aprendizagem inclusivo que encoraje o respeito mutuo e a valorização das diferenças, promovendo tanto o aprendizado linguístico quanto o emocional.

  • Reconhecer a importância das palavras de respeito e inclusão.
  • Identificar e responder a situações de preconceito.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula inclui atividades que abordam o reconhecimento de letras e palavras relacionadas a respeito e inclusão, a prática de segmentação de palavras em sílabas, e a identificação de fonemas por meio de atividades lúdicas e interativas. Alinhado às diretrizes da BNCC, o conteúdo foi projetado para engajar os alunos em um ambiente de aprendizagem interativo, oportunizando ao educando a habilidade de reconhecer o sistema de escrita e sua função na representação de sons e significados.

  • Reconhecimento de palavras de respeito e inclusão.
  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Identificação de fonemas e suas representações.

Metodologia

A metodologia aplicada no plano de aula revolve em torno de metodologias ativas que priorizam o protagonismo do aluno no processo de aprendizado. Inicia-se com uma roda de conversa para estimular a expressão oral e o reconhecimento de sentimentos, seguido de momentos de aprendizagem expositiva para introduzir conceitos de respeito e inclusão. Jogos de simulação são utilizados para praticar e vivenciar situações de preconceito, enquanto as discussões finais no formato roda de conversa permitem a troca de experiências e a consolidação do aprendizado. Este enfoque promove a exploração de temas críticos de maneira que as crianças possam relacionar-se e refletir sobre seu entorno.

  • Roda de conversa para reconhecimento de emoções e respeito.
  • Aula expositiva para introduzir palavras de respeito e inclusão.
  • Jogos de simulação para prática e vivência de situações de preconceito.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade se distribui ao longo de cinco dias de aulas de 60 minutos cada. A primeira aula inicia com uma roda de conversa sobre emoções e experiências ligadas ao tema do racismo. Na segunda aula, uma aula expositiva apresenta palavras de respeito e inclusão. A terceira aula utiliza jogos de simulação para construir a prática de identificação e resposta a situações de preconceito. A quarta aula reforça o conteúdo expositivo, consolidando o vocabulário aprendido. Por fim, a quinta aula retoma a roda de conversa para compartilhamento de experiências, sentimentos e aprendizado adquirido ao longo das atividades.

  • Aula 1: Roda de conversa sobre emoções e racismo.
  • Momento 1: Início e preparação da roda de conversa (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a se sentarem em círculo. Explique que haverá uma roda de conversa onde todos poderão expressar suas emoções e opiniões. Introduza brevemente o tema do racismo de maneira adequada à idade. É importante que crie um ambiente seguro e acolhedor. Observe se todos estão prestando atenção e à vontade para participar.

    Momento 2: Reconhecimento de emoções (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que os alunos compartilhem situações em que se sentiram tristes ou alegres. Utilize cartões com rostos mostrando diferentes emoções para ajudar na visualização. Oriente-os a descreverem essas emoções e suas causas. Sugira que reconheçam emoções semelhantes nos outros. Avalie a compreensão dos alunos através de sua participação ativa e sua habilidade de articular sentimentos.

    Momento 3: Introdução do conceito de racismo (Estimativa: 15 minutos)
    Explique, de forma simples, o que é racismo, usando exemplos do cotidiano que possam ser compreendidos pelos alunos. Utilize recursos visuais, como cartazes, para ilustrar situações que mostram atitudes de respeito e desrespeito. Permita que os alunos façam perguntas e esclareça qualquer dúvida. Avalie o envolvimento e interesse dos alunos durante a explicação.

    Momento 4: Discussão sobre respeito e inclusão (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie uma discussão sobre o significado de respeito e inclusão. Permita que os alunos compartilhem ideias sobre como podemos respeitar uns aos outros no dia a dia, especialmente com pessoas de diferentes etnias. Incentive a troca de ideias e intervenha para direcionar o foco caso necessário. Avalie a capacidade dos alunos de identificar e propor atitudes inclusivas.

    Momento 5: Encerramento e reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Faça um resumo dos principais pontos discutidos. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre respeito e racismo. Dê espaço para que expressem como se sentem após a conversa. Reforce a importância de usar palavras de respeito diariamente. Avalie o aprendizado através das respostas e o nível de reflexão individual apresentado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem da roda de conversa, permita uso de cartões com imagens para aqueles que têm dificuldade em verbalizar suas emoções. Use fantoches ou vídeos curtos para ilustrar conceitos de forma visual. Dê tempo extra para quem precisar refletir antes de responder. Esteja atento a sinais não verbais de alunos que se sintam desconfortáveis ou inseguros em participar e ofereça um acompanhamento individual se necessário. Mantenha sempre um tom encorajador para garantir que cada educando se sinta valorizado e seguro em participar.

  • Aula 2: Apresentação de palavras de respeito e inclusão.
  • Momento 1: Introdução à Aula Expositiva (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos o que significa respeito e inclusão de uma forma simples e acessível. Utilize um cartaz colorido com palavras-chave como 'amizade', 'bondade' e 'igualdade'. É importante que você dê exemplos concretos do dia a dia das crianças que ilustrem essas palavras. Pergunte aos alunos se já ouviram ou usaram essas palavras e em que contextos. Avalie a compreensão inicial através das respostas e interações dos alunos.

    Momento 2: Apresentação de Palavras de Respeito (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua entre os alunos cartões com palavras de respeito e inclusão. Oriente-os a ler em voz alta cada palavra e discutir em grupos pequenos o que elas significam e como podem ser aplicadas no dia a dia. É importante que você circule entre os grupos para incentivar a discussão e fornecer exemplos adicionais se necessário. Avalie os alunos através de sua participação e habilidade em relacionar as palavras com experiências pessoais.

    Momento 3: Atividade de Escrita Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza uma atividade de escrita coletiva onde a turma em conjunto escreve frases usando as palavras de respeito e inclusão aprendidas. Utilize um quadro branco para que todos possam ver e contribuir. Permita que os alunos sugiram frases e ajude a corrigir ortografia ou gramática conforme necessário. Este é um momento para enfatizar a cooperação e o trabalho em equipe. Avalie o desempenho dos alunos pela qualidade das ideias e sua habilidade em colaborar com os colegas.

    Momento 4: Discussão de Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos novamente em um círculo e permita que compartilhem suas experiências e sentimentos durante a aula. Pergunte o que aprenderam e como as palavras discutidas podem mudar a forma como interagem no dia a dia. Avalie o aprendizado e a empatia através das respostas e o nível de engajamento durante a discussão final.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente, ofereça materiais visuais e táteis, como cartões com textura, para aqueles com dificuldades de leitura. Permita o uso de tablets ou computadores para alunos que se expressam melhor digitalmente. Crie espaços seguros onde alunos possam perguntar e responder sem medo de julgamento para incentivar a participação, e use recursos multimídia para ilustrar exemplos sempre que possível. Esteja sempre atento e disponível para apoio adicional conforme necessário.

  • Aula 3: Jogos de simulação de situações de preconceito.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos de Simulação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie explicando aos alunos que realizarão uma atividade diferente hoje, usando jogos para entender melhor as situações de preconceito e como responder a elas. Explique brevemente cada jogo que será simulado e seus objetivos. Pergunte se todos entendem as regras básicas dos jogos e reforce a importância do respeito durante as atividades. É importante que você observe se todos os alunos estão atentos e preparados para participar.

    Momento 2: Simulação de Situações de Preconceito (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e, para cada grupo, distribua cartões que representem diferentes situações de preconceito. Alguns alunos serão os 'protagonistas' e outros os 'observadores'. A cada simulação, os alunos devem discutir como poderiam resolver ou responder à situação de forma assertiva e respeitosa. Circule pela sala, oferecendo sugestões e ajudando em dificuldades. Avalie o entendimento dos alunos pela capacidade de identificar o preconceito e propor soluções adequadas.

    Momento 3: Discussão em Grandes Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna toda a turma para discutir as experiências de cada grupo. Permita que alguns grupos apresentem as situações que vivenciaram e as soluções propostas. Incentive perguntas e reflexões sobre as emoções envolvidas e as aprendizagens obtidas. É importante que você direcione o foco da discussão para a inclusão e o respeito mútuo. Avalie o envolvimento dos alunos pela profundidade das discussões e pela empatia demonstrada.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a atividade resumindo os principais aprendizados do dia e reforçando a importância da inclusão e do respeito na vida cotidiana. Pergunte aos alunos sobre como eles se sentiram durante as simulações e o que aprenderam. Incentive-os a levar esse aprendizado para fora da escola. Avalie o impacto das atividades ouvindo as conclusões e reflexões dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem plenamente, considere o uso de sinais visuais, como cartões com imagens, para aqueles que possuem dificuldades de leitura ou compreensão auditiva. Ofereça a possibilidade de os alunos expressarem suas ideias através de desenhos ou gestos se preferirem. Acompanhe de perto os alunos que possam apresentar desconforto ou insegurança durante as simulações, garantindo a eles um espaço seguro para expressar suas preocupações. Mantenha uma postura acolhedora e receptiva a diferentes formas de expressão e participação.

  • Aula 4: Revisão e consolidação de vocabulário através de aula expositiva.
  • Momento 1: Apresentação do Vocabulário Revisado (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula revisando as palavras de respeito e inclusão que foram discutidas anteriormente. Utilize um cartaz ou projeção para apresentar as palavras novamente, destacando aquelas que causaram maior impacto ou que foram mais populares entre os alunos. Explique novamente o significado de cada palavra em contextos que os alunos possam compreender. Permita que façam perguntas ou compartilhem experiências relacionadas às palavras. Avalie a participação dos alunos observando o quanto se engajam na discussão e se conseguem relacionar os termos com situações reais.

    Momento 2: Atividade Prática de Classificação de Palavras (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cartões coloridos com palavras de respeito e inclusão entre os alunos. Peça que formem pequenos grupos e classifiquem as palavras em diferentes categorias, como 'palavras que usamos em casa' ou 'palavras que usamos na escola'. Circule entre os grupos, oferecendo apoio e incentivando a discussão sobre o significado das palavras e sua aplicação em diferentes contextos. Avalie a compreensão dos alunos observando a capacidade de classificar corretamente e justificar suas escolhas.

    Momento 3: Dinâmica de Escolher e Explicar (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a escolher uma palavra de sua lista para compartilhar com a turma. Cada grupo deve explicar o significado da palavra escolhida e dar um exemplo de como usá-la em uma situação do dia a dia. Incentive os alunos a serem criativos e a usarem recursos visuais ou dramatizações curtas. Avalie o entendimento dos alunos pela clareza de suas explicações e pela criatividade na apresentação.

    Momento 4: Reflexão Final e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma em um círculo novamente e promova uma reflexão sobre a importância de usar palavras respeitosas e inclusivas. Pergunte aos alunos como eles podem fazer uso das palavras aprendidas em suas vidas diárias. Permita que compartilhem uma coisa nova que aprenderam ou uma maneira como já aplicaram uma dessas palavras. Conclua reforçando que palavras têm o poder de criar um ambiente mais positivo e inclusivo. Avalie o aprendizado e o impacto das atividades pelas reflexões compartilhadas pelos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir plena participação, ofereça diferentes formas de interação, como o uso de fantoches ou desenhos para representar as palavras quando a verbalização for um desafio. Ofereça a opção de usar tablets para escrita ou desenhos digitais para aqueles que se comunicam melhor de forma visual. Mantenha um ambiente livre de julgamentos e encoraje todos a se expressarem de maneira que se sintam confortáveis. Esteja atento para oferecer suporte individualizado a alunos que possam precisar de estímulo extra ou esclarecimentos adicionais.

  • Aula 5: Compartilhamento de experiências e sentimentos em roda de conversa.
  • Momento 1: Preparação da Roda de Conversa (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a se sentarem em círculo para criar um ambiente acolhedor. Explique que a roda de conversa será um espaço seguro para compartilhar experiências e sentimentos relacionados ao que aprenderam sobre respeito e inclusão. Peça que os alunos pensem em momentos do dia a dia em que usaram palavras de respeito ou enfrentaram situações que exigiram empatia. Observe se todos se sentem à vontade e garanta que entendem a dinâmica da atividade.

    Momento 2: Compartilhamento Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a roda de conversa pedindo aos alunos que compartilhem experiências positivas em que usaram palavras de respeito ou foram tratados com gentileza. Incentive-os a explicar como se sentiram e o impacto disso em suas vidas. É importante que você ouça atentamente e faça perguntas que incentivem maior reflexão. Avalie a empatia e a compreensão dos alunos através de suas respostas e interações.

    Momento 3: Discussão sobre Desafios (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a discutir situações desafiadoras em que perceberam ou enfrentaram falta de respeito ou inclusão. Permita que compartilhem como responderam ou gostariam de ter respondido. Intervenha para fornecer apoio emocional ou sugestões sobre como enfrentar essas situações no futuro. Avalie a capacidade dos alunos de identificar desafios e propor soluções assertivas.

    Momento 4: Reflexão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Promova uma reflexão coletiva sobre a importância de criar um ambiente de respeito e inclusão dentro e fora da escola. Pergunte aos alunos quais atitudes eles têm adotado ou podem adotar para promover mudanças. Reforce a importância de usar o poder das palavras para construir um ambiente positivo. Avalie através das sugestões e reflexões apresentadas pelos alunos.

    Momento 5: Encerramento e Motivação (Estimativa: 10 minutos)
    Encerrando a aula, faça um breve resumo dos principais aprendizados, destacando as ações positivas mencionadas. Motive os alunos a aplicar os conhecimentos adquiridos em seus cotidianos, lembrando-os de que cada ação respeitosa pode fazer a diferença. Dê espaço para que expressem como se sentem após a atividade. Avalie o impacto da roda de conversa através das reflexões finais e disposição dos alunos em compartilhar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Utilize cartões ou imagens para ajudar os alunos a expressarem suas ideias e sentimentos caso tenham dificuldade de verbalizá-los. Ofereça pausas para que os alunos possam pensar antes de falar. Crie sinais de mão ou gestos que permitam que qualquer aluno peça ajuda sem interromper a conversa. Mantenha um ambiente encorajador e livre de julgamentos, garantindo que cada educando  se sinta segura para compartilhar.

Avaliação

A avaliação do aprendizado neste plano de aula adota múltiplas abordagens para refletir o desenvolvimento das competências esperadas. Inclui formas de avaliação formativa e somativa, com foco em feedback significativo e contínuo. O objetivo é avaliar tanto o domínio conceitual quanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Na avaliação formativa, observa-se a participação das crianças nas rodas de conversa e sua capacidade de reconhecer palavras e situações de respeito. Na somativa, considerando uma perspectiva mais estruturada, são propostos exercícios práticos, onde as crianças possam demonstrar a compreensão de conceitos discutidos mediante a aplicação em situações simuladas. Os critérios de avaliação consideram a habilidade de identificação de situações de preconceito e resposta assertiva, assim como a participação ativa e respeito pelos colegas nos debates. Em exemplos práticos, durante os jogos de simulação, os alunos são observados quanto à aplicação das palavras aprendidas para resolver situações, proporcionando um reconhecimento objetivo e confiável do desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Participação ativa nas rodas de conversa.
  • Capacidade de identificar e responder a situações de preconceito.
  • Utilização do vocabulário de respeito e inclusão em atividades práticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais que estimulam a interação e facilitam a compreensão dos conteúdos de forma lúdica. São utilizados cartazes com palavras e imagens que traduzem respeito e inclusão, jogos e brinquedos que simulam situações de interação social, além de recursos audiovisuais que reforçam o conteúdo apresentado. Materiais impressos e digitais, como fichas de atividade, são empregados para engajar os alunos em suas próprias jornadas de aprendizado, oferecendo oportunidades de exploração autônoma e dirigida. Esse conjunto de recursos visa criar um ambiente acolhedor e participativo que valoriza a interação e a reflexão crítica.

  • Cartazes com palavras e imagens de respeito e inclusão.
  • Jogos e brinquedos para simulação de situações sociais.
  • Recursos audiovisuais para complementar o conteúdo expositivo.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que as demandas do dia a dia tornam o trabalho do professor bastante exaustivo, mas é essencial que as estratégias de inclusão e acessibilidade sejam pensadas para garantir a participação de todos os alunos. Embora não existam condições específicas a serem consideradas nesta turma específica, sempre é oportuno adotar práticas que assegurem equidade e respeito às diferenças. Modificações no ambiente, como a organização das carteiras em círculo durante as rodas de conversa, podem fomentar um ambiente inclusivo. A utilização de recursos visuais e audiovisuais acessíveis reforça a mensagem central da atividade e assegura que o conteúdo alcance todos os alunos, independentemente de seus estilos de aprendizagem. Jogos e atividades em grupo devem ser projetados para encorajar a participação e promover o respeito mutuo.

  • Organização da sala para favorecer a interação entre todos os alunos.
  • Uso de recursos visuais e audiovisuais acessíveis.
  • Atividades em grupo que incentivem a colaboração e o respeito mutuo.

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