Parlendas Divertidas: Rimando e Brincando

Desenvolvida por: Gercin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais: Parlendas

Nesta aula, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar o universo das parlendas, textos poéticos que são recitados em ritmo. O professor apresentará algumas parlendas conhecidas, destacando elementos como rimas e ritmo. Os alunos serão distribuídos em grupos para criar suas próprias parlendas, brincando com palavras e sons, e apresentarão suas criações em uma roda de parlendas. Essa atividade visa desenvolver a leitura fluente e ampliar o vocabulário de forma lúdica e colaborativa. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos terão a oportunidade de fortalecer suas habilidades sociais, incluindo o compartilhamento de ideias e o respeito à vez de cada um.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fornecer aos alunos uma compreensão envolvente e intuitiva dos conceitos de rima e ritmo presentes nas parlendas, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de sua expressividade oral e confiança para se apresentar em público. A atividade incentiva a criatividade, permitindo que os estudantes manipulem as palavras de maneira a formar novas rimas e sons, ampliando seu vocabulário e promovendo um aprendizado cooperativo. Dessa forma, são trabalhadas habilidades essenciais previstas na BNCC, como a leitura de textos das culturas infantil e popular do Brasil e a participação ativa em práticas de linguagem, desenvolvendo as competências leitura e oralidade.

  • Desenvolver a fluência na leitura de parlendas.
  • Explorar a criatividade e o vocabulário ao criar novas parlendas.
  • Estabelecer relações entre texto falado e escrito através do reconhecimento de rimas.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP12: Escuta, leitura de textos literários e de culturas populares, ampliando o repertório de significados.
  • EF15LP14: Reescrita de textos da tradição popular e literária.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange o reconhecimento e produção de textos poéticos, especificamente as parlendas. A atividade inicializa os alunos no conceito de gêneros textuais e suas características fundamentais, como rima, repetição e ritmo característicos das parlendas, incentivando a exploração do som e da melodia das palavras. Dessa forma, além de possibilitar o enriquecimento do vocabulário e a melhora na fluência da leitura, o aluno ainda entra em contato com aspectos culturais da literatura popular que fazem parte da tradição brasileira, promovendo a valorização dessa rica expressão cultural.

  • Reconhecimento de parlendas e suas características.
  • Exploração e produção de rimas e ritmos nas falas.
  • Interpretação de textos orais.
  • Produção colaborativa de parlendas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta aula envolve o uso de estratégias participativas e ativas centradas nos alunos. Iniciamos com uma apresentação de parlendas tradicionais para despertar o interesse e construir um referencial comum. Em seguida, adotamos a técnica de grupos colaborativos, onde os alunos são organizados em pequenos grupos para criar suas próprias parlendas. Esse formato de aprendizagem mão-na-massa promove uma sala de aula dinâmica e engajante, onde os alunos aprendem experimentando e interagindo, ocupando um lugar central em seu processo educativo. Assim, os estudantes são encorajados a desenvolver autonomia, trabalho em equipe e habilidades de comunicação.

  • Apresentação de parlendas tradicionais.
  • O item 'Apresentação de parlendas tradicionais' serve como uma introdução cativante às parlendas, proporcionando aos alunos um primeiro contato com essas ricas formas de expressão oral. Nesse momento, o professor desempenha um papel fundamental, iniciando a atividade com uma seleção de parlendas clássicas que podem ser encontradas em livros ou criadas por ele mesmo, de forma a garantir que sejam adequadas à faixa etária dos alunos. Durante a apresentação, é importante utilizar recursos visuais, como cartazes coloridos contendo as parlendas, para reforçar a atenção dos alunos e facilitar a compreensão das palavras e frases. Materiais impressos também podem ser úteis, permitindo que os alunos acompanhem a leitura e visualizem as rimas e ritmos inerentes às parlendas.

    Uma abordagem prática inclui encorajar os alunos a prestar atenção aos elementos sonoros, como a cadência e as rimas, incentivando-os a bater palmas ou estalar os dedos no ritmo da parlenda. Isso não só torna a atividade mais lúdica, como também reforça as características fundamentais das parlendas. Além disso, ao recitar as parlendas, o professor pode fazer perguntas para estimular a participação dos alunos, como 'Alguém já ouviu essa parlenda antes?' ou 'Quais palavras acham que rimam?'. Esse envolvimento ativo personaliza a experiência de aprendizado, promovendo um ambiente de descobertas e instigando a curiosidade natural das crianças sobre a sonoridade e criatividade das palavras. As observações e respostas dos alunos podem oferecer ao professor uma visão valiosa sobre o entendimento inicial dos alunos sobre o tema, permitindo ajustar as estratégias pedagógicas conforme necessário.

  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos.
  • Criação de parlendas novas pelos alunos.
  • Roda de apresentação oral das parlendas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade prevê a realização em uma sessão de 100 minutos. Esse tempo é distribuído em momentos de introdução, exploração e criação, seguida pela apresentação das produções dos alunos. A proposta é que os alunos tenham tempo para interagir, tanto em pequenos grupos como no coletivo, permitindo um efeito de ampliação da visão criativa e expressiva de cada um. Com a metodologia proposta, as crianças são motivadas a comunicar seus pensamentos e compartilhar suas criações com os colegas.

  • Aula 1: Introdução ao tema das parlendas (20 minutos); Formação e trabalho em grupos na criação de parlendas (50 minutos); Roda de apresentações das parlendas criadas (30 minutos).
  • Momento 1: Introdução às Parlendas (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando o que são parlendas, destacando seus aspectos principais como rima e ritmo. Apresente algumas parlendas conhecidas utilizando cartazes ou materiais impressos. Permita que os alunos recitem as parlendas que conhecem. É importante que você observe o interesse dos alunos e incentive perguntas sobre as características das parlendas. Avalie o envolvimento pela participação e pelas expressões faciais dos alunos.

    Momento 2: Criação de Parlendas em Grupo (Estimativa: 50 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua papel e lápis. Oriente cada grupo a criar sua própria parlenda, incentivando a utilização de rimas e criatividade. Circule entre os grupos, oferecendo apoio e sugestões quando necessário. Permita que os alunos explorem livremente, mas supervisione para garantir que todos participem. Avalie a cooperação e a criatividade observando as dinâmicas de grupo e as ideias apresentadas.

    Momento 3: Roda de Apresentação (Estimativa: 30 minutos)
    Organize uma roda onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua parlenda criada. Incentive os alunos a falarem em voz alta e clara, enfatizando as rimas e o ritmo das suas criações. Após cada apresentação, faça um feedback positivo e construtivo, destacando pontos fortes da criação. Avalie o entendimento do conceito e a fluência na leitura das parlendas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar de forma efetiva, considere adaptar o vocabulário das parlendas para níveis de dificuldade variados. Use gestos e expressões faciais para ajudar na compreensão durante a explicação inicial. Se algum aluno apresentar dificuldade em participar das criações em grupo, proponha que eles contribuam desenhando ou escolhendo palavras-rima simples. Durante as apresentações, assegure-se de que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar, mesmo que seja em pequenas partes da parlenda. E lembre-se: sua paciência e encorajamento são chaves para criar um ambiente inclusivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade está centrada na observação contínua do envolvimento dos alunos no processo de criação e apresentação de suas parlendas. Para isso, podemos utilizar uma combinação de avaliações formativa e somativa. A avaliação formativa se dará através da observação das interações, criatividade e contribuições feitas durante a atividade em grupo; será dado feedback construtivo que apoiarão o desenvolvimento dessas habilidades. Já a avaliação somativa envolve a apresentação das parlendas, permitindo que os alunos pratiquem a expressão oral em um ambiente acolhedor e receptivo. Oferecendo a oportunidade de autorreflexão e autoavaliação, os alunos podem explicar suas escolhas criativas, fortalecendo sua confiança e reconhecimento do próprio progresso.

  • Observação do envolvimento e participação na atividade em grupo.
  • Feedback construtivo baseado no desempenho dos alunos.
  • Autoavaliação sobre a experiência de criação e apresentação.
  • Avaliação somativa através da apresentação final das parlendas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais e recursos que auxiliem tanto na apresentação de conteúdos quanto no trabalho criativo dos alunos. O foco está na simplicidade e criatividade no uso dos recursos, garantindo a realização de uma atividade prática, enriquecedora e acessível para todos. Assim, os materiais listados têm como objetivo facilitar a produção e compartilhamento das parlendas, ajudando os alunos a visualizarem a relação entre som, escrita e ritmo das palavras.

  • Cartazes e materiais impressos com parlendas conhecidas.
  • Papel e lápis para criação das novas parlendas.
  • Espaço adequadamente organizado para as apresentações.
  • Gravador de áudio (opcional) para registrar as criações.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo o árduo trabalho dos professores, é crucial garantir que essa atividade seja inclusiva. Felizmente, nesta turma sem necessidades específicas, podemos focar em práticas que já promovem o respeito pela diversidade, como a abertura para diferentes formas de expressão nas criações dos alunos e a flexibilidade nos formatos de apresentação das parlendas, garantindo que todos se sintam confortáveis e representados. Outra consideração importante é garantir que o espaço físico da sala esteja adaptado para movimentação adequada, assegurando ambientes acolhedores e respeitosos para todas as crianças, promovendo interações inclusivas e respeitosas.

  • Promoção de múltiplas formas de expressão na criação dos alunos.
  • Flexibilidade nos formatos de apresentação.
  • Adaptação do espaço físico da sala para garantir a movimentação adequada de todos.
  • Envolvimento dos alunos em conversas sobre respeito e diversidade durante as atividades.

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