A atividade Parlendas e Travessuras Sonoras visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência lúdica e educativa com o uso da linguagem oral e escrita através de parlendas e trava-línguas. Iniciando com uma leitura coletiva, esta atividade pedagógica busca não apenas entreter, mas também desenvolver habilidades importantes como fluência verbal, articulação e memória. Após uma seleção inicial, os alunos trabalharão em grupos para escolher, memorizar e ensaiar suas parlendas ou trava-línguas favoritos. A prática incluirá apresentações orais e pequenas dramatizações, promovendo a expressão individual e coletiva em um ambiente de colaboração e aprendizado compartilhado. Um aspecto central da atividade será o momento em que os alunos, com suporte do professor, farão registros escritos de suas escolhas. Este exercício não apenas reforça a conexão entre fala e escrita, mas também introduz os alunos ao registro escrito de eventos da vida cotidiana, alinhando-se com as habilidades específicas da BNCC.
Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade são promover o desenvolvimento da fluência verbal por meio da prática de parlendas e trava-línguas, aprimorar a capacidade de memorização e articulação dos alunos, bem como estimular o gosto pela leitura e pela linguagem oral e escrita. Adicionalmente, a atividade objetiva ensinar os alunos a trabalhar em equipe, respeitando as ideias e escolhas dos colegas, e a compreender a importância do processo de revisão e registro escrito, estabelecendo uma ponte significativa entre a fala e a escrita.
O programa da atividade inclui o reconhecimento e a prática de parlendas e trava-línguas como ferramentas lúdicas e educacionais. Estas abordagens são fundamentais para desenvolver competências linguísticas no início do Ensino Fundamental, e servem como uma base atraente para explorar a linguagem oral e escrita, a memória, a pronúncia e o ritmo.
Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade promove uma abordagem prática e participativa no aprendizado. Os alunos serão encorajados a interagir com o material, uns com os outros e com o ambiente, de maneira que eles próprios se tornem agentes de seu processo de aprendizado. Através de atividades de grupo e individuais, buscamos instigar a curiosidade, a criatividade e a capacidade de reflexão crítica, estabelecendo um ambiente favorável ao aprendizado ativo.
A distribuição do tempo será dividida em duas aulas de 50 minutos, destinadas à introdução, prática e apresentação das atividades, visando um aproveitamento eficaz do tempo em sala de aula.
A avaliação da atividade será formativa, centrada na participação ativa dos alunos em todas as fases do processo: desde a seleção e memorização das parlendas e trava-línguas até as apresentações finais e o registro escrito. A capacidade de trabalhar em grupo, o engajamento durante os ensaios e a criatividade nas apresentações serão aspectos considerados. Além disso, a adequação e a correção dos registros escritos também serão avaliados, sempre com um enfoque construtivo, considerando o esforço e a evolução individual dos alunos ao longo da atividade.
Serão utilizados livros e recursos digitais contendo uma variedade de parlendas e trava-línguas, além de materiais para registro escrito, como papel, lápis e borracha. Materiais de apoio visual e audiovisual também poderão ser usados para inspirar as dramatizações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula