Parlendas em Ação!

Desenvolvida por: Livia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Alfabetização

A atividade 'Parlendas em Ação!' é uma oficina criativa pensada para o 1º ano do Ensino Fundamental, na qual os alunos serão introduzidos ao fascinante mundo das parlendas, trabalhando o reconhecimento de letras e a diferenciação entre estes e outros sinais gráficos. Através de um jogo de classificação, utilizando cartões coloridos que contêm palavras de parlendas populares e uma variedade de sinais gráficos, os alunos serão incentivados a trabalhar em grupo para separar letras dos demais símbolos. Após essa etapa, cada grupo utilizará cartões de letras para montar a parlenda correspondente. Esta atividade é projetada para fortalecer a compreensão dos alunos sobre a distinção entre letras e outros símbolos gráficos, assim como promover a associação entre oralidade e escrita. Além disso, enfatiza a importância da representação dos sons da fala dentro do sistema de escrita alfabética, utilizando métodos que apoiam a aprendizagem ativa e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade dos alunos em distinguir letras de outros símbolos gráficos, uma competência fundamental para o processo de alfabetização. Busca também promover a compreensão do sistema de escrita alfabética como um meio de representação dos sons da fala, estabelecendo a conexão entre a oralidade e a escrita. Ao lidarem com parlendas, uma expressão cultural rica e de grande valor pedagógico, os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos prévios e desenvolver novas habilidades em um contexto significativo e divertido.

  • Distinguir letras de outros símbolos gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Associar oralidade à escrita.
  • Fomentar trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a memorização e a representação gráfica.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se no contexto da alfabetização, focando na distinção entre letras e outros símbolos gráficos, bem como na compreensão da representação alfabética dos sons da fala. O uso de parlendas como recurso didático promove a integração entre conhecimentos culturais e linguísticos, facilitando o processo de aprendizagem pela interação e prática.

  • Diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos.
  • Compreensão da escrita alfabética.
  • Parlendas como recurso pedagógico.
  • Trabalho em grupo.

Metodologia

Adotando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade encoraja os alunos a se tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Divididos em grupos, eles irão interagir com os materiais de maneira prática, fomentando um ambiente de colaboração e criatividade. O jogo de classificação e a montagem das parlendas propiciam um aprendizado dinâmico e participativo, onde os conceitos teóricos são aplicados de forma concreta.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 5 horas, divididas em 5 aulas de 60 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução às parlendas e explicação do jogo de classificação.
  • Aula 2: Prática de classificação de cartões em grupos.
  • Aula 3: Montagem das parlendas com os cartões de letras.
  • Aula 4: Apresentação das parlendas montadas pelos grupos.
  • Aula 5: Reflexão e discussão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo durante as atividades. A capacidade de distinguir letras de outros símbolos, bem como a habilidade de montar as parlendas corretamente, serão aspectos fundamentais. O trabalho em equipe, a colaboração e o engajamento durante a atividade também serão considerados. Utilizando rubricas, o professor poderá documentar os progressos individuais e do grupo, fornecendo feedback construtivo que contribua para o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina criativa, serão utilizados materiais como cartões coloridos contendo letras e diversos símbolos gráficos, além das parlendas escritas de forma fragmentada. Será necessária a utilização de espaços que possibilitem a formação de grupos de trabalho e a movimentação entre eles.

  • Cartões coloridos com letras e símbolos gráficos
  • Parlendas escritas de forma fragmentada
  • Espaço de aula adaptável para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo