Nesta atividade, denominada 'Pequenos Autores', alunos do Pré II ,serão encorajados a dar asas à imaginação ao criar suas próprias histórias curtas com temas de seu interesse, que podem ser animais ou super-heróis, conforme decidido pela turma. Após selecionar o tema através de uma votação, os alunos participarão de uma roda de debate para compartilhar ideias e inspirações sobre o tema escolhido. Este brainstorming coletivo é fundamental para que os estudantes possam ampliar sua percepção sobre o tema e encontrar estímulos para suas criações. Em seguida, os pequenos autores redigirão suas histórias, incluindo uma etapa de ilustração para que possam também expressar suas narrativas visualmente. A atividade culminará com a leitura em voz alta das histórias por seus autores, promovendo não apenas a prática da escrita e da leitura, mas também o desenvolvimento da autoconfiança e habilidades de expressão pública. Ao final, todas as histórias serão compiladas em um livro da turma, um memorável registro de seu aprendizado e criatividade.
Esta atividade é desenhada para promover diversas habilidades importantes nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Principalmente, visamos estimular a prática da escrita autônoma, permitindo que os estudantes desenvolvam suas capacidades narrativas e criativas dentro de um tema que lhes seja interessante e motivador. Além disso, a atividade busca fomentar a habilidade de leitura em voz alta, ajudando na fluência e expressividade dos alunos. Ao trabalhar com a ilustração, os estudantes terão a oportunidade de explorar a relação entre texto e imagem, um aspecto fundamental da literatura infantil e da compreensão textual. Por fim, esperamos que, através deste projeto, os alunos ganhem confiança em suas habilidades literárias, percebendo-se como capazes de criar e compartilhar histórias valiosas.
Este plano de aula aborda aspectos centrais da literatura, expressão artística e desenvolvimento linguístico para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao permitir que os estudantes criem suas próprias histórias, estamos incentivando o desenvolvimento de suas habilidades narrativas e expressivas, introduzindo-os aos conceitos básicos de enredo, personagens, cenário e sequência de eventos, além de promover a importância da revisão e edição em processo criativo. A inclusão da ilustração ajuda na compreensão e valorização da arte como forma de contar histórias, criando um elo indissociável entre texto e imagem.
Utilizaremos uma abordagem pedagógica baseada em projetos, jogos e na metodologia da roda de debate para engajar os alunos na criação de suas histórias. Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados no desenvolvimento de suas histórias desde a concepção até a publicação em um livro coletivo da turma. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para estimular a criatividade e o brainstorming de ideias de forma lúdica e envolvente. Com a Roda de Debate, promoveremos um espaço de troca de ideias e feedbacks construtivos entre os alunos, fortalecendo a coesão do grupo e o respeito pelas diferentes opiniões e estilos narrativos.
A atividade será realizada em uma sessão de 100 minutos, dividida em etapas que incluem a escolha do tema, brainstorming e debate, escrita e ilustração das histórias, leitura em voz alta e, por fim, a organização do material para a publicação do livro da turma.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa de cada aluno durante a roda de debates, na criatividade e esforço empregados na criação de sua história e ilustração, e na capacidade de compartilhar sua história em voz alta. Será dada atenção especial ao progresso individual em relação à expressão escrita e oral, bem como à interação com colegas durante as discussões e feedbacks. O objetivo é garantir que cada aluno se sinta valorizado pelo seu esforço e criatividade, encorajando a continuidade no desenvolvimento de suas habilidades literárias e de comunicação.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos de escrita e arte, tais como papéis, lápis, canetas, lápis de cor e/ou marcadores. Além disso, será preciso ter acesso a um espaço adequado para a realização da roda de debate, que permita a interação e participação de todos os alunos. Idealmente, também deverá ser providenciada uma maneira para compilar e publicar as histórias criadas, seja através de métodos digitais ou pela criação de um livro físico.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula