Pequenos Autores

Desenvolvida por: Luzia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Animais ou Super-Heróis

Nesta atividade, denominada 'Pequenos Autores', alunos do Pré II ,serão encorajados a dar asas à imaginação ao criar suas próprias histórias curtas com temas de seu interesse, que podem ser animais ou super-heróis, conforme decidido pela turma. Após selecionar o tema através de uma votação, os alunos participarão de uma roda de debate para compartilhar ideias e inspirações sobre o tema escolhido. Este brainstorming coletivo é fundamental para que os estudantes possam ampliar sua percepção sobre o tema e encontrar estímulos para suas criações. Em seguida, os pequenos autores redigirão suas histórias, incluindo uma etapa de ilustração para que possam também expressar suas narrativas visualmente. A atividade culminará com a leitura em voz alta das histórias por seus autores, promovendo não apenas a prática da escrita e da leitura, mas também o desenvolvimento da autoconfiança e habilidades de expressão pública. Ao final, todas as histórias serão compiladas em um livro da turma, um memorável registro de seu aprendizado e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é desenhada para promover diversas habilidades importantes nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Principalmente, visamos estimular a prática da escrita autônoma, permitindo que os estudantes desenvolvam suas capacidades narrativas e criativas dentro de um tema que lhes seja interessante e motivador. Além disso, a atividade busca fomentar a habilidade de leitura em voz alta, ajudando na fluência e expressividade dos alunos. Ao trabalhar com a ilustração, os estudantes terão a oportunidade de explorar a relação entre texto e imagem, um aspecto fundamental da literatura infantil e da compreensão textual. Por fim, esperamos que, através deste projeto, os alunos ganhem confiança em suas habilidades literárias, percebendo-se como capazes de criar e compartilhar histórias valiosas.

  • Estimular a escrita criativa e autônoma dentro de temas de interesse.
  • Promover a leitura expressiva e em voz alta para desenvolver fluência.
  • Explorar a relação entre texto e imagem na composição de histórias.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão ao compartilhar criações com colegas.
  • Fomentar a confiança nas habilidades literárias próprias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Escrever, por meio de ditado, textos diversos, como listas, cartas, outros.
  • EF12LP12: Ler palavras novas com precisão na decodificação.
  • EF15LP04: Planejar e produzir textos (bilhetes, listas, cartões, registros de experimentações, entre outros), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF01LP26: Participar de situações de intercâmbio oral, contribuindo com opiniões sobre os assuntos em discussão.
  • EF15AR02: Experimentar diferentes formas de expressões visuais (marcas gráficas, digitais, tridimensionais), utilizando materiais variados.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda aspectos centrais da literatura, expressão artística e desenvolvimento linguístico para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao permitir que os estudantes criem suas próprias histórias, estamos incentivando o desenvolvimento de suas habilidades narrativas e expressivas, introduzindo-os aos conceitos básicos de enredo, personagens, cenário e sequência de eventos, além de promover a importância da revisão e edição em processo criativo. A inclusão da ilustração ajuda na compreensão e valorização da arte como forma de contar histórias, criando um elo indissociável entre texto e imagem.

  • Técnicas básicas de escrita criativa.
  • Leitura expressiva e fluente.
  • Relação texto-imagem na literatura infantil.
  • Confiança e expressão oral para compartilhamento de histórias.
  • Introdução ao processo de criação, revisão e edição de textos.

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica baseada em projetos, jogos e na metodologia da roda de debate para engajar os alunos na criação de suas histórias. Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados no desenvolvimento de suas histórias desde a concepção até a publicação em um livro coletivo da turma. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para estimular a criatividade e o brainstorming de ideias de forma lúdica e envolvente. Com a Roda de Debate, promoveremos um espaço de troca de ideias e feedbacks construtivos entre os alunos, fortalecendo a coesão do grupo e o respeito pelas diferentes opiniões e estilos narrativos.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento da escrita e ilustração.
  • Uso da Roda de Debate para troca de ideias e feedback coletivo.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para estimular a criatividade.
  • Exercícios de leitura em voz alta para treino da expressão e fluência.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 100 minutos, dividida em etapas que incluem a escolha do tema, brainstorming e debate, escrita e ilustração das histórias, leitura em voz alta e, por fim, a organização do material para a publicação do livro da turma.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, escolha do tema e brainstorming (20 minutos).
  • Aula 1: Roda de debate para compartilhamento de ideias (20 minutos).
  • Aula 1: Escrita e ilustração das histórias (40 minutos).
  • Aula 1: Leitura das histórias em voz alta e feedback coletivo (20 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa de cada aluno durante a roda de debates, na criatividade e esforço empregados na criação de sua história e ilustração, e na capacidade de compartilhar sua história em voz alta. Será dada atenção especial ao progresso individual em relação à expressão escrita e oral, bem como à interação com colegas durante as discussões e feedbacks. O objetivo é garantir que cada aluno se sinta valorizado pelo seu esforço e criatividade, encorajando a continuidade no desenvolvimento de suas habilidades literárias e de comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos de escrita e arte, tais como papéis, lápis, canetas, lápis de cor e/ou marcadores. Além disso, será preciso ter acesso a um espaço adequado para a realização da roda de debate, que permita a interação e participação de todos os alunos. Idealmente, também deverá ser providenciada uma maneira para compilar e publicar as histórias criadas, seja através de métodos digitais ou pela criação de um livro físico.

  • Papel para escrita e desenho.
  • Lápis, canetas e lápis de cor.
  • Espaço físico adequado para a roda de debate.
  • Recursos para publicação do livro da turma (impressora, encadernação, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo