A atividade 'Pequenos Autores' visa desenvolver habilidades de escrita e leitura entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma prática colaborativa e interativa. Divididos em duplas, os alunos receberão conjuntos de imagens simples, com temas do dia-a-dia e da natureza. Um estudante da dupla tentará escrever palavras ou frases simples que descrevam ou estejam associadas às imagens fornecidas, enquanto o outro fará a leitura em voz alta do que foi escrito, promovendo um processo de correção conjunta e reflexão sobre a associação correta entre fonemas e grafemas. A atividade fomentará discussões acerca dos erros encontrados, incentivando os alunos a reconhecerem padrões gramaticais e ortográficos. Além de estimular habilidades essenciais de escrita e leitura, 'Pequenos Autores' fortalecerá competências sociais como a colaboração, respeito mútuo, e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo.
Este projeto tem como objetivo principal promover a prática de escrita alfabética entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, incentivando o uso correto de grafemas para representar fonemas de maneira lúdica e colaborativa. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de leitura, compreensão e oralidade, reforçando a capacidade dos alunos de distinguir letras de outros símbolos gráficos e explorar semelhanças e diferenças fonéticas entre palavras. O formato colaborativo estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução conjunta de problemas.
Esta atividade está alinhada com as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental no que tange à aprendizagem da língua portuguesa. Os alunos serão conduzidos a entender a relação fonema-grafema, reconhecer características fundamentais do sistema de escrita alfabética e praticar a escrita e leitura de palavras e frases simples. A metodologia ativa aplicada proporcionará uma experiência imersiva, incentivando os alunos a serem agentes ativos no processo de aprendizado.
A metodologia adotada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, envolvendo os alunos diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Através da colaboração em duplas, os alunos se envolverão em uma dinâmica de escrita e leitura, promovendo uma experiência de aprendizado participativa. Esta abordagem coloca os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem, encorajando-os a explorar, discutir e refletir sobre o processo de escrita, com especial enfoque na associação correta de fonemas e grafemas.
A carga horária total desta atividade é de 4 horas, distribuídas em 4.8 aulas de 50 minutos. Este tempo será dividido entre a apresentação da atividade, formação das duplas, execução da tarefa de escrita e leitura, e, por fim, uma sessão de reflexão e feedback.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Os critérios incluirão a capacidade de trabalhar em colaboração, a precisão na escrita alfabética e na leitura, bem como a participação nas discussões e reflexões propostas. Será dada uma atenção especial ao progresso individual e coletivo em relação à compreensão e uso dos grafemas em contextos variados. O objetivo é promover um ambiente de aprendizado que encoraje melhorias contínuas e reconheça os esforços e conquistas dos alunos.
Para a realização da atividade 'Pequenos Autores', serão necessários materiais simples e acessíveis, incluindo cartões ou folhas com imagens variadas, lápis, borrachas e cadernos para anotações. O uso de imagens como estímulos visuais promove engajamento e inspira criatividade, facilitando o processo de aprendizagem. Recomenda-se também o uso de um quadro para anotações coletivas e discussões em grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula