A atividade 'Poeminha sonoro' se destina a estimular a apreciação e criação de poesias com rimas fáceis entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia ativa, esta atividade encoraja a participação ativa dos alunos através de experiências diretas com a linguagem poética. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos a uma seleção de pequenos poemas e músicas que ressaltam o uso de rimas e repetições sonoras, com o propósito de aguçar sua sensibilidade para os aspectos sonoros das palavras. A seguir, em duplas, eles serão desafiados a criar seus próprios versos rimados, focando em temas acessíveis como animais ou natureza. Essa fase de criação visa não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o estímulo à criatividade e trabalho colaborativo. A culminância do projeto se dá com a apresentação das criações dos alunos para a turma, momento em que as rimas, sonoridades e jogos de palavras serão identificados e celebrados coletivamente. Esta atividade proporciona uma vivência rica em aspectos culturais e afetivos da linguagem, promovendo a expressão individual e coletiva dentro do contexto educacional.
Os objetivos dessa atividade incluem aprimorar a habilidade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em distinguir letras do alfabeto de outros sinais gráficos, reconhecendo a especificidade da escrita. Além disso, objetiva-se introduzir e explorar elementos da poesia como rimas, sonoridades, e jogos de palavras, facilitando a percepção de similaridades e diferenças sonoras entre palavras, desenvolvendo assim sensações e associações que enriquecem a experiência de leitura e criação literária. Pretende-se também promover a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação em público dos alunos, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos discentes.
No conteúdo programático desta atividade, o foco recai sobre a exploração da sonoridade das palavras, rimas e a estrutura básica da poesia. Os alunos serão introduzidos à beleza e diversidade da linguagem poética, descobrindo como os sons, repetições e jogos de palavras contribuem para o significado e o prazer estético dos poemas. Através da criação de seus próprios textos poéticos, os estudantes terão a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos e desenvolver uma relação pessoal com a poesia, cultivando assim um interesse duradouro pela leitura e escrita criativa.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado ao explorarem, criarem e compartilharem poesia. Através de atividades colaborativas e da criação guiada, os estudantes são convidados a mergulhar no mundo das palavras de forma lúdica e significativa. A discussão coletiva das criações propicia momentos de reflexão e crítica, fundamentais para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas. O uso de diferentes recursos, como livros de poesia infantil e instrumentos musicais, enriquecerá a experiência, oferecendo múltiplas vias de acesso ao universo poético.
A atividade será realizada ao longo de duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, dedicaremos o tempo à introdução dos conceitos básicos de poesia, rimas e sonoridades, e à exploração de exemplos práticos. A segunda aula será voltada para a criação dos poemas pelos alunos, em duplas, e suas apresentações à classe.
A avaliação desta atividade deve se basear tanto no processo quanto no produto final. Observar-se-á a participação ativa dos alunos durante as discussões e o trabalho em dupla, bem como a criatividade e o esforço na criação dos poemas. A habilidade de identificar rimas e utilizar sonoridades de maneira criativa em seus textos será essencial. Além disso, a capacidade de trabalhar colaborativamente e a clareza e confiança durante as apresentações também serão consideradas. Feedback construtivo será fornecido, valorizando o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos nesse processo criativo.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns materiais e recursos didáticos. Livros de poemas para crianças e músicas infantis selecionadas serão usados para introduzir os alunos ao mundo da poesia. Papel, lápis, e materiais de arte estarão disponíveis para a criação dos poemas. Além disso, um espaço adequado para as apresentações permite que os alunos compartilhem suas obras com conforto e confiança.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula