Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo poético de forma lúdica e interativa. Inicialmente, o educador apresentará uma cuidadosa seleção de poemas infantis, priorizando a leitura em voz alta para que os estudantes possam absorver a musicalidade, ritmo e imagens evocadas pela poesia. Esta fase será essencial para estimular a percepção e sensibilidade dos alunos em relação às palavras e seus significados mais profundos. Posteriormente, motivados pela experiência auditiva e interpretativa, os alunos serão convidados a criar seus próprios poemas utilizando palavras-chave pré-selecionadas pelo professor, como 'sol', 'amigo' e 'brincar'. A atividade busca não apenas familiarizar os alunos com a poesia como forma de arte, mas também encorajar a expressão de seus sentimentos, pensamentos e perspectivas de mundo de maneira criativa e autônoma. A culminância do projeto se dará com a leitura dos poemas autorais diante da turma, proporcionando um espaço de partilha, troca e celebração do processo criativo individual e coletivo.
Este projeto tem como objetivo principal introduzir os alunos ao mundo da poesia, estimulando a apreciação literária e promovendo o desenvolvimento de habilidades crítico-interpretativas. Pretende-se também fomentar a criatividade, a expressão pessoal e a habilidade de escrever e comunicar ideias de forma clara e poética. Almeja-se, adicionalmente, incentivar a oralidade, a escuta ativa e o respeito ao compartilhar e ouvir as criações dos colegas, cultivando um ambiente de apoio mútuo e valorização da diversidade expressiva.
O conteúdo programático foi cuidadosamente desenhado para proporcionar aos alunos uma introdução abrangente à poesia. Abrangerá desde a exposição a poemas infantis variados, para fomentar a apreciação estética, até a prática da escrita criativa, orientada pelo uso de palavras-chave como estímulo. Essa progressão do ouvir ao criar visa desenvolver nas crianças não só habilidades linguísticas essenciais, mas também uma relação afetiva e expressiva com a palavra escrita.
Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, que privilegia a experimentação, a investigação e a criação como eixos de aprendizagem. As atividades serão conduzidas de modo a estimular a imaginação, a reflexão individual e o diálogo colaborativo. Através da leitura compartilhada, discussões em grupo e exercícios de escrita criativa, os alunos serão incentivados a explorar livremente a linguagem poética, permitindo que suas vozes únicas e perspectivas sejam expressas e valorizadas.
A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada, divididas em duas etapas principais: introdução à poesia e exploração criativa. As primeiras aulas serão dedicadas à sensibilização e familiarização com o gênero poético, e as restantes focarão na criação e partilha dos poemas autorais.
A avaliação desta atividade será formativa, focada no processo de aprendizagem e na participação ativa dos alunos. Será dada especial atenção à expressão individual, ao esforço criativo e à capacidade de compartilhar e ouvir respeitosamente as criações dos colegas. Os poemas produzidos e as contribuições durante as discussões servirão como base para observar o desenvolvimento das competências propostas. A valorização do percurso criativo de cada aluno será essencial, sem hierarquizar as produções, mas reconhecendo os progressos e desafios enfrentados.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos simples, mas essenciais para criar um ambiente propício à criatividade e à expressão. Isso inclui uma seleção diversificada de poemas infantis, papel, lápis de cor e canetas para os exercícios de escrita, além de um espaço aconchegante que incentive a expressão livre e o diálogo construtivo entre os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula