Quebra-cabeça das Palavras Sonoras

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sonoridade, Rima e Jogos Verbais

Esta atividade propõe uma imersão lúdica no universo das palavras através da montagem de quebra-cabeças, onde cada peça traz fragmentos de versos, rimas ou expressões a serem completados pelos alunos. Esta metodologia ativa não só proporciona a interação entre os alunos, mas também intensifica a percepção auditiva e a compreensão da sonoridade das palavras no contexto das rimas. Ao longo da atividade, os estudantes serão encorajados a não apenas montar fisicamente os quebra-cabeças, mas também a estabelecer conexões significativas entre os fragmentos de texto, explorando a musicalidade e as emoções veiculadas pela linguagem. Esta abordagem prática visa fortalecer a habilidade de reconhecer rimas, sonoridades e jogos de palavras em textos versificados, conforme estipulado pela habilidade EF12LP19 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e sensorial da linguagem, especificamente no que concerne à sonoridade, rimas e jogos de palavras. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes como atenção auditiva, reconhecimento de padrões sonoros e a capacidade de fazer conexões significativas entre diferentes segmentos textuais. Esta atividade busca também fomentar a colaboração entre pares, a criatividade e o pensamento crítico, à medida que os estudantes trabalham juntos para concluir os quebra-cabeças e discutem as múltiplas possibilidades de interpretação dos textos montados.

  • Desenvolver habilidades de atenção auditiva e reconhecimento de padrões sonoros.
  • Promover o entendimento da estrutura e função das rimas e jogos verbais no contexto da língua portuguesa.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na interpretação de textos poéticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo de rimas, sonoridades e jogos de palavras como elementos cruciais da poesia e de outros textos versificados. Através da análise lúdica e interativa de fragmentos textuais, os alunos adentrarão no universo poético, reconhecendo os diferentes efeitos sonoros e as emoções que estas estruturas linguísticas podem evocar. Esta abordagem prática visa consolidar o entendimento dos estudantes sobre como a sonoridade, as rimas e os jogos verbais enriquecem os textos, contribuindo para a expressividade e o impacto comunicativo da linguagem.

  • Introdução à sonoridade e musicalidade das palavras na poesia.
  • Reconhecimento e produção de rimas.
  • Exploração de jogos verbais e sua função na criação poética.
  • Análise da relação entre sonoridade, ritmo e emoção nos textos.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos para envolver os alunos em um processo de descoberta e aprendizagem colaborativa. Os quebra-cabeças, contendo fragmentos de versos, rimas e expressões, servirão como o principal veículo para esta exploração. Grupos pequenos serão formados para promover a interação e o debate entre os estudantes, incentivando-os a compartilhar suas ideias e hipóteses sobre como as peças se encaixam e os significados que emergem dos textos montados. Esta abordagem pedagógica é desenhada para tornar o aprendizado mais concreto, interativo e significativo para os alunos.

  • Montagem colaborativa de quebra-cabeças literários.
  • Discussões em grupos pequenos sobre as escolhas de montagem e suas interpretações.
  • Atividades de escuta ativa para identificar rimas e sonoridades.
  • Criação coletiva de versos e expressões baseados nos resultados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, subdividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de rima, sonoridade e jogo de palavras. Durante a segunda aula, eles participarão da montagem dos quebra-cabeças e das discussões em grupo, concluindo com a apresentação dos trabalhos e reflexão coletiva sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução à Rimologia e Sonoridade - 60 minutos.
  • Aula 2: Montagem e Discussão dos Quebra-Cabeças - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa, observando o envolvimento e a participação dos alunos durante a montagem dos quebra-cabeças e as discussões em grupo. Será dada atenção especial ao processo de pensamento crítico demonstrado pelos estudantes ao fazer conexões entre os fragmentos de texto, bem como à capacidade de colaborar e comunicar suas ideias de forma eficaz. Exemplos de critérios de avaliação incluirão a criatividade nas interpretações dos textos, o respeito e consideração pelas ideias dos colegas e a contribuição para a montagem coletiva dos quebra-cabeças.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: quebra-cabeças impressos com fragmentos de versos, rimas e expressões em cada peça, espaços adequados para o trabalho em grupo, materiais de apoio como lápis, papel e quadro-negro (ou lousa) para anotações e discussões. Além disso, será interessante disponibilizar materiais de leitura adicional sobre poesia e sonoridade para aqueles alunos que desejarem explorar o tema mais a fundo após a atividade.

  • Quebra-cabeças impressos com fragmentos de textos poéticos.
  • Espaço de sala de aula organizado para trabalho em grupo.
  • Materiais de escrita como lápis e papel.
  • Materiais de leitura adicional sobre poesia e sonoridade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo