Receitas Mágicas da Leitura

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

Na atividade 'Receitas Mágicas da Leitura', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se tornarão pequenos chefs na cozinha da leitura. A sala de aula será transformada em uma cozinha literária, onde cada aluno ou grupo de alunos receberá receitas simples, tanto digitais quanto impressas, para 'cozinhar' um prato literário. Ao seguir as instruções das receitas, os alunos trabalharão juntos para decifrar palavras e frases, promovendo a compreensão e a organização dos textos instrucionais. Esta atividade prática visa desenvolver habilidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que familiariza os estudantes com o formato e a finalidade dos textos instrucionais. Após a 'preparação' dos pratos literários, os alunos serão encorajados a decorar seus pratos com palavras novas que aprenderam, praticando assim a escrita e a criatividade em um contexto significativo e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover a leitura e a compreensão de textos instrucionais entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos. Através da 'cozinha da leitura', pretende-se desenvolver habilidades de decodificação de palavras, compreensão de frases, e reconhecimento da estrutura e organização de textos instrucionais, como receitas. Além disso, a atividade visa estimular a prática da escrita criativa e o enriquecimento do vocabulário dos alunos, ao incentivá-los a decorar seus pratos literários com novas palavras aprendidas durante o processo.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos instrucionais.
  • Estimular a prática da escrita criativa e o enriquecimento do vocabulário.
  • Familiarizar os alunos com a estrutura e finalidade dos textos instrucionais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe através da leitura conjunta.
  • Praticar a decodificação de palavras e compreensão de frases em um contexto lúdico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para a atividade 'Receitas Mágicas da Leitura' abrange a leitura e compreensão de textos instrucionais simples, como receitas, e a prática da escrita criativa. Esses conteúdos são essenciais para o desenvolvimento da literacia inicial, proporcionando aos alunos a capacidade de seguir instruções e compreender a finalidade de diferentes tipos de textos. Além disso, inclui o enriquecimento do vocabulário e a promoção de habilidades sociais por meio do trabalho colaborativo.

  • Leitura e interpretação de textos instrucionais.
  • Estrutura e finalidade dos textos instrucionais.
  • Prática de escrita com foco no vocabulário.
  • Trabalho em equipe e leitura colaborativa.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através da aprendizagem baseada em projetos.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Projetos, que incentiva os alunos a se envolverem ativamente na sua própria aprendizagem por meio da execução de um projeto prático: a 'cocção' de pratos literários. Essa abordagem promove não só o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, mas também o trabalho em equipe, a solução de problemas e a criatividade. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para engajar em leitura compartilhada e discussão das receitas, seguida pela 'montagem' de pratos literários e decoração com novas palavras, permitindo uma experiência imersiva e significativa.

  • Apresentação das receitas literárias pelo professor.
  • Leitura e discussão em grupo das instruções.
  • Montagem dos pratos literários pelas crianças.
  • Decoração dos pratos com palavras novas aprendidas.
  • Exposição dos pratos literários e compartilhamento das aprendizagens.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Receitas Mágicas da Leitura' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de textos instrucionais por meio de receitas literárias e começarão a leitura e interpretação das mesmas. Na segunda aula, eles finalizarão a montagem e decoração de seus pratos literários, seguido de uma exposição e compartilhamento das criações com a classe.

  • Aula 1: Introdução aos textos instrucionais e início da leitura e discussão das receitas.
  • Aula 2: Finalização dos pratos literários, decoração, exposição e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Receitas Mágicas da Leitura' será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o projeto. Serão observados o engajamento na leitura e compreensão dos textos, a habilidade de trabalhar em equipe, a criatividade na montagem e decoração dos pratos literários, e a capacidade de utilizar novas palavras no contexto da atividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do projeto, incentivando a reflexão e aprimoramento contínuos dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários alguns recursos, tais como receitas literárias impressas ou digitais, materiais para a 'montagem' dos pratos literários (papéis coloridos, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura sem ponta, etc.), e um espaço como a biblioteca escolar ou sala de aula que possa ser adaptada para simular uma cozinha literária. A utilização desses materiais e espaços é crucial para criar uma atmosfera propícia ao engajamento e à criatividade dos alunos.

  • Receitas literárias impressas ou digitais.
  • Materiais para artes: papéis coloridos, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura sem ponta.
  • Espaço adequado para a atividade (sala de aula ou biblioteca escolar).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo