Revisões Mágicas

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Revisão Colaborativa e Consciência Ambiental

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de uma experiência enriquecedora e engajadora que combina o encanto dos contos de fadas com a conscientização sobre o desperdício de alimento. Utilizando a metodologia 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão incentivados a produzir histórias em casa, as quais misturam o universo dos contos de fadas com a temática do desperdício de alimento. Na sala de aula, ocorrerá uma troca dessas histórias entre os alunos para que cada um possa ler a história de um colega e oferecer sugestões de melhorias. Essa interação promove a revisão colaborativa, permitindo aos alunos aprimorar suas habilidades de escrita, ortografia, gramática, além de desenvolverem competências socioemocionais como empatia e colaboração. Este processo não apenas valoriza a competência de escrita, mas também fortalece a consciência ambiental entre os jovens aprendizes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos no processo de revisão colaborativa de textos, permitindo-lhes exercitar e aprimorar suas competências de escrita, leitura, ortografia, e gramática. Além disso, visa-se fomentar a criatividade, a imaginação e a colaboração entre os estudantes, enquanto se promove a conscientização sobre questões ambientais, especificamente o desperdício de alimentos. Este trabalho conjunto ajudará os alunos a entenderem a importância da reescrita, do feedback construtivo e da capacidade de aceitar críticas de maneira positiva, capacidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

  • Aprimorar competências de leitura e escrita por meio da revisão colaborativa.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais como empatia, colaboração e aceitação de feedback.
  • Promover a consciência ambiental através da temática do desperdício de alimentos.
  • Estimular a criatividade e imaginação na escrita de histórias que misturem fantasia e realidade.
  • Entender a importância do processo de escrita, revisão e reescrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos serão introduzidos à prática de recontar, planejar e produzir textos narrativos com foco na criatividade e no desenvolvimento socioemocional. Além disso, aprenderão a importância da revisão colaborativa como ferramenta de aprendizado e aprimoramento pessoal. A consciência ambiental será entrelaçada em cada etapa do processo, permitindo que os alunos explorem e reflitam sobre essa questão enquanto desenvolvem suas habilidades de escrita e leitura.

  • Conceitos de escrita e reescrita
  • Revisão colaborativa e feedback construtivo
  • Elementos de uma narrativa (personagens, enredo, tempo e espaço)
  • Conscientização ambiental e desperdício de alimentos
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais

Metodologia

A atividade será estruturada seguindo a metodologia 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos estão no centro do processo de aprendizagem. Ela será dividida em etapas que incluem produção de texto em casa, troca de histórias em sala, leitura crítica e construção de feedback. Ao longo das sessões, haverá momentos dedicados à revisão colaborativa, incentivo ao diálogo e compartilhamento de impressões, sempre orientados pela temática ambiental. Este processo permitirá que os alunos experimentem ativamente o papel de autores e revisores, promovendo uma compreensão mais profunda dos textos e de si mesmos como aprendizes.

  • Produção individual de histórias em casa
  • Troca e leitura das histórias entre os alunos
  • Sessões de revisão colaborativa em sala
  • Roda de debate sobre a temática ambiental do desperdício de alimento
  • Acompanhamento e orientação pelo professor durante todo o processo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 24 aulas de 50 minutos cada, distribuídas em 20 horas no total. Cada fase da atividade será projetada para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos, garantindo um progresso suave entre produção, compartilhamento, revisão e aprimoramento das histórias.

  • Aula 1: Introdução à atividade e discussão sobre desperdício de alimento
  • Aula 2-4: Produção das histórias em casa
  • Aula 5-7: Troca de histórias e leitura inicial
  • Aula 8-15: Processo de revisão colaborativa
  • Aula 16-18: Roda de debate e discussões sobre revisões
  • Aula 19-23: Reescrita das histórias com base no feedback
  • Aula 24: Apresentação final das histórias revisadas

Avaliação

A avaliação será estruturada de modo a reconhecer o desenvolvimento individual e a participação colaborativa de cada aluno. Serão avaliados critérios como a capacidade de absorver e aplicar feedbacks, melhorias na escrita, compreensão e integração da temática ambiental nas histórias, além da atuação na revisão das histórias dos colegas. O progresso de cada estudante será acompanhado por meio de um diário de bordo, no qual registrarão suas impressões, aprendizados e desafios encontrados durante o processo. A avaliação final considerará o crescimento individual ao longo do projeto, a criatividade, engajamento nas discussões e a qualidade da história revisada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais que estimulem a criatividade e facilitam o processo de escrita e revisão. Isso inclui acesso à biblioteca da escola para pesquisa, materiais de escrita como lápis, borrachas, papéis e cadernos, além de acesso a computadores ou tablets para os momentos de pesquisa sobre questões ambientais. O professor também poderá utilizar quadros brancos ou flip charts para facilitar as sessões de debate e revisão em grupo.

  • Material de escrita (lápis, borrachas, papéis, cadernos)
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Acesso à biblioteca da escola
  • Quadro branco ou flip chart
  • Diários de bordo para registro individual dos alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo