Rodízio de Histórias

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura colaborativa e compreensão de diferentes gêneros textuais

A atividade 'Rodízio de Histórias' é uma proposta lúdica e interativa voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular a leitura colaborativa e a compreensão leitora através de jogos envolvendo quadrinhas, parlendas e trava-línguas. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e cada grupo receberá um texto diferente dentre os gêneros propostos. Com um tempo determinado, cada grupo deverá praticar a leitura do texto recebido, promovendo a oralidade, fluência e compreensão. Após o período determinado, os grupos rotacionarão, passando para a próxima história, garantindo assim que todos os estudantes tenham a oportunidade de ler e interagir com todos os textos. Esta metodologia ativa, fundada na Aprendizagem Baseada em Jogos, visa não apenas aprimorar habilidades de leitura, mas também desenvolver competências sociais e de trabalho em equipe, assim como o apreço pela diversidade textual.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi desenhada para fortalecer a compreensão e a fluência leitora nos alunos, promovendo o reconhecimento de diversas estruturas textuais presentes no cotidiano. Alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular, o 'Rodízio de Histórias' tem como objetivos específicos estimular a prática da leitura em voz alta, desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, bem como auxiliar na distinção entre as letras do alfabeto e outros sinais gráficos. Além disso, busca-se através dessa prática pedagógica proporcionar aos estudantes a habilidade de relacionar sons e letras, fomentando assim o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

  • Estimular a oralidade e fluência leitora através da prática de leitura em grupo.
  • Desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.
  • Promover a compreensão de diferentes gêneros textuais.
  • Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo proposto abrange o estudo dos diferentes gêneros textuais, com ênfase nas características das quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas, considerando suas estruturas e funções. Ao mesmo tempo, busca-se desenvolver habilidades de fluência leitora e oralidade, incentivando a prática da leitura em voz alta e a compreensão interpretativa dos textos. Essa abordagem prática permite que os alunos explorem a diversidade da língua em um contexto de aprendizado ativo e colaborativo.

  • Características de diferentes gêneros textuais: quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas.
  • Prática da fluência leitora e oralidade.
  • Compreensão interpretativa de textos.
  • Distinção entre letras e outros sinais gráficos.
  • Reconhecimento do sistema de escrita alfabética.

Metodologia

A metodologia empregada no 'Rodízio de Histórias' se baseia na Aprendizagem Baseada em Jogos, priorizando a interação entre os alunos através de atividades lúdicas que envolvem a leitura e discussão de textos. Esta abordagem promove um ambiente dinâmico e participativo, onde os estudantes são incentivados a colaborar e compartilhar conhecimentos, ao passo que desenvolvem suas habilidades leitoras e comunicativas. O uso de diferentes gêneros textuais estimula a curiosidade e o interesse pela linguagem, contribuindo para uma aprendizagem significativa e diversificada.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para leitura colaborativa.
  • Rodízio entre os grupos para garantir a diversidade de textos lidos.
  • Discussão em grupo sobre os textos lidos, incentivando a troca de impressões e interpretações.
  • Aplicação de jogos e desafios de leitura para potencializar a prática oral e compreensão textual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Rodízio de Histórias' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade, a divisão dos grupos e a distribuição dos textos iniciais. Os alunos terão então a oportunidade de praticar a leitura e discutir o texto com seu grupo antes de rotacionar. Na segunda aula, os grupos continuarão o rodízio de textos, garantindo que todos tenham acesso a todos os materiais. Ao final, será realizada uma reflexão coletiva sobre as leituras realizadas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão dos grupos e início do rodízio de leitura.
  • Aula 2: Continuação do rodízio de leitura e reflexão coletiva sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa, considerando a participação, o envolvimento e o progresso dos alunos em relação à fluência leitora e compreensão dos textos. Os momentos de discussão em grupo serão especialmente valorizados, observando-se a capacidade dos alunos de expressar suas ideias, interpretar os textos e colaborar com os colegas. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as leituras, visando incentivar a autoconfiança e o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e interpretação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do 'Rodízio de Histórias', serão necessários diversos recursos, incluindo cópias impressas das quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas selecionadas para a leitura. Além disso, materiais adicionais como marcadores de tempo (cronômetro ou temporizador) e espaços adequados para acomodar os grupos de forma confortável serão indispensáveis. O ambiente de aprendizagem deverá ser propício à leitura e discussão, valorizando a interação entre os estudantes.

  • Cópias impressas de quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas.
  • Cronômetro ou temporizador para controle do tempo de leitura.
  • Espaço de sala adequado para formação dos grupos e discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo