A atividade 'Sonhos Sonoros do Alfabeto' propõe uma abordagem inovadora para o processo de alfabetização e letramento ao associar sons a cada letra do alfabeto, utilizando materiais lúdicos como instrumentos musicais simples e outros objetos sonoros. Com o objetivo de fazer os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental reconhecerem o sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, eles terão a chance de explorar a sala de aula em pequenos grupos. Cada grupo deverá encontrar e reunir objetos que produzam sons, associando-os a letras específicas do alfabeto, promovendo uma exploração auditiva ativa e engajadora. Esta metodologia ativa, amparada pela Aprendizagem Baseada em Jogos, é projetada para ser inclusiva, estimulando todos os alunos, incluindo os com autismo, a participarem ativamente através da manipulação física dos objetos e da interação com seus colegas.
Este plano visa capacitar os alunos a reconhecerem a relação entre som e letra, uma habilidade fundamental na alfabetização inicial, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular. Além de diferenciar as letras de outros sinais gráficos, os alunos aprenderão a nomear e ordenar o alfabeto a partir de uma perspectiva lúdica e sensorial, estimulando uma aprendizagem significativa e engajada.
A atividade está estruturada para fazer a ponte entre a teoria e a prática da alfabetização, promovendo uma experiência imersiva de aprendizagem. Os alunos terão a chance de interagir com variados objetos sonoros, relacionando os sons produzidos com as letras do alfabeto. Estimula-se assim, uma consciência fonológica que é crucial no processo de aquisição da leitura e da escrita.
A metodologia empregada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, na qual os alunos serão divididos em pequenos grupos para a exploração dos objetos sonoros e a associação destes com as letras do alfabeto. Ao possibilitar que os alunos manipulem os objetos e compartilhem suas descobertas, promove-se uma aprendizagem ativa, sensorial e colaborativa.
A atividade total será executada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de atividades práticas e dinâmicas.
A avaliação será formativa e processual, baseada na observação do engajamento dos alunos durante a atividade, na qualidade da interação entre os membros dos grupos e na habilidade de relacionar sons a letras do alfabeto de forma correta. Serão considerados critérios como colaboração, participação ativa, respeito às ideias dos colegas e a potencial criatividade na associação som-letra. Exemplo: se um grupo associa o som de um chocalho à letra 'C' e justifica com coerência, demonstra compreensão da atividade proposta.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos que estimulem a audição e a imaginação dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico e diversificado.
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