Sonhos Sonoros do Alfabeto

Desenvolvida por: Joane … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Sonhos Sonoros do Alfabeto' propõe uma abordagem inovadora para o processo de alfabetização e letramento ao associar sons a cada letra do alfabeto, utilizando materiais lúdicos como instrumentos musicais simples e outros objetos sonoros. Com o objetivo de fazer os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental reconhecerem o sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, eles terão a chance de explorar a sala de aula em pequenos grupos. Cada grupo deverá encontrar e reunir objetos que produzam sons, associando-os a letras específicas do alfabeto, promovendo uma exploração auditiva ativa e engajadora. Esta metodologia ativa, amparada pela Aprendizagem Baseada em Jogos, é projetada para ser inclusiva, estimulando todos os alunos, incluindo os com autismo, a participarem ativamente através da manipulação física dos objetos e da interação com seus colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano visa capacitar os alunos a reconhecerem a relação entre som e letra, uma habilidade fundamental na alfabetização inicial, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular. Além de diferenciar as letras de outros sinais gráficos, os alunos aprenderão a nomear e ordenar o alfabeto a partir de uma perspectiva lúdica e sensorial, estimulando uma aprendizagem significativa e engajada.

  • Associação de sons a letras específicas do alfabeto
  • Diferenciação das letras de outros sinais gráficos
  • Reconhecimento do alfabeto de forma sequencial e ordenada
  • Desenvolvimento da percepção auditiva e da memória fonológica
  • Engajamento ativo e colaborativo no processo de aprendizagem

Conteúdo Programático

A atividade está estruturada para fazer a ponte entre a teoria e a prática da alfabetização, promovendo uma experiência imersiva de aprendizagem. Os alunos terão a chance de interagir com variados objetos sonoros, relacionando os sons produzidos com as letras do alfabeto. Estimula-se assim, uma consciência fonológica que é crucial no processo de aquisição da leitura e da escrita.

  • Sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala
  • Distinguir letras de outros sinais gráficos
  • Nomeação e sequenciação do alfabeto
  • Manipulação de objetos e instrumentos musicais simples
  • Atividades de escuta ativa e memória auditiva

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, na qual os alunos serão divididos em pequenos grupos para a exploração dos objetos sonoros e a associação destes com as letras do alfabeto. Ao possibilitar que os alunos manipulem os objetos e compartilhem suas descobertas, promove-se uma aprendizagem ativa, sensorial e colaborativa.

  • Introdução ao conceito de sons como representação de letras
  • Exploração em pequenos grupos dos objetos sonoros
  • Discussão em grupo para associar os sons às respectivas letras
  • Apresentação e compartilhamento das descobertas com a classe
  • Reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será executada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de atividades práticas e dinâmicas.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e exploração dos objetos sonoros.
  • Aula 2: Discussão, apresentação das descobertas e reflexão.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, baseada na observação do engajamento dos alunos durante a atividade, na qualidade da interação entre os membros dos grupos e na habilidade de relacionar sons a letras do alfabeto de forma correta. Serão considerados critérios como colaboração, participação ativa, respeito às ideias dos colegas e a potencial criatividade na associação som-letra. Exemplo: se um grupo associa o som de um chocalho à letra 'C' e justifica com coerência, demonstra compreensão da atividade proposta.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos que estimulem a audição e a imaginação dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico e diversificado.

  • Instrumentos musicais simples (tambores, chocalhos, sinos)
  • Objetos cotidianos que produzam sons (chaves, potes de plástico, colheres de pau)
  • Fichas com letras do alfabeto
  • Espaço adequado na sala de aula para a exploração em grupos
  • Gravações de sons diversos para associação com as letras, se necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo