Supermercado das Palavras

Desenvolvida por: Cintia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Supermercado das Palavras' transforma a sala de aula em um ambiente interativo e lúdico, imitando um supermercado, no qual os produtos exibidos estão etiquetados com seus nomes escritos. Os alunos, equipados com cestinhas de compras, navegam pelo espaço coletando itens que desejam 'comprar'. O objetivo é que, após a 'compra', os alunos se dediquem a escrever as palavras dos itens selecionados, focando na ortografia correta e comparando-as às etiquetas para discutir semelhanças e diferenças entre suas escritas e as escritas convencionais. Esta atividade proporciona uma experiência rica para os alunos praticarem a leitura e escrita, promovendo a familiarização com palavras do cotidiano, além de contribuir para a compreensão do sistema de escrita alfabética através da observação e manipulação direta das palavras.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é promover entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a familiarização com a escrita convencional de palavras, incentivando a atenção para a grafia correta e o reconhecimento do sistema alfabético como representação dos sons da fala. Busca-se, assim, fortalecer as bases da alfabetização, contribuindo para a autonomia dos estudantes no processo de escrita e leitura e para o desenvolvimento de competências necessárias para a compreensão e produção escrita, focando na percepção e análise de semelhanças e diferenças entre a escrita espontânea e a normativa.

  • Familiarizar os alunos com a escrita convencional de palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da prática interativa.
  • Reconhecer e comparar grafias corretas e suas produções escritas.
  • Entender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Promover a autonomia dos estudantes no processo de escrita e leitura.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se no contexto da alfabetização, abordando a escrita e leitura de palavras de uso cotidiano, semelhanças e diferenças entre grafias, bem como a compreensão do sistema de escrita alfabética. O dinamismo do 'supermercado' permite que os estudantes aproximem os conhecimentos linguísticos da vivência prática, possibilitando uma aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Escrita e leitura de palavras do cotidiano.
  • Comparação entre grafias corretas e produções escritas dos alunos.
  • Compreensão do sistema de escrita alfabética.
  • Prática de leitura e escrita em contexto lúdico.

Metodologia

Para a realização desta atividade, adotaremos metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Essas abordagens promovem o protagonismo dos alunos ao colocá-los em situações práticas e lúdicas, facilitando a compreensão do conteúdo de forma dinâmica. O 'Supermercado das Palavras' permite que os alunos vivenciem o processo de aprendizagem através da exploração, da escolha, da comparação e da discussão sobre as palavras, caracterizando uma experiência imersiva na alfabetização.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 6 aulas de 50 minutos cada, totalizando 5 horas. Inicialmente, a sala será transformada em um supermercado e a proposta será apresentada. Nas aulas seguintes, os alunos realizarão o percurso de 'compras', seguido de momentos de escrita, leitura, comparação e discussão das palavras coletadas. A atividade culminará com uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e organização do supermercado.
  • Aula 2: Primeira rodada de 'compras'.
  • Aula 3: Escrita das palavras coletadas.
  • Aula 4: Comparação e discussão das palavras.
  • Aula 5: Segunda rodada de 'compras' e escrita.
  • Aula 6: Reflexão coletiva e avaliação da atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando-se a participação, engajamento e progresso dos alunos ao longo da atividade. Serão avaliadas a capacidade dos alunos de reconhecer e utilizar corretamente as palavras, a habilidade de comparar suas escritas às escritas convencionais e a evolução na compreensão do sistema de escrita alfabética. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos, valorizando os avanços e identificando pontos de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários cestas de compras, cartões ou etiquetas com palavras, produtos de supermercado (ou imagens representativas), prateleiras ou mesas para organizar os 'produtos', cadernos ou folhas para as atividades de escrita e materiais de arte para a decoração do supermercado. Esses materiais apoiarão o desenvolvimento da atividade, criando uma atmosfera envolvente e facilitando a aplicação das metodologias ativas.

  • Cestas de compras
  • Etiquetas com palavras
  • Produtos de supermercado reais ou em imagens
  • Prateleiras ou mesas para exposição
  • Cadernos ou folhas de papel
  • Materiais de arte para decoração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo