O 'Supermercado de Histórias' é uma atividade pedagógica inovadora destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que transforma a sala de aula em um ambiente interativo de aprendizado. Neste supermercado fictício, os produtos disponíveis nas prateleiras não são comestíveis, mas sim palavras e frases. Os alunos, individualmente ou em grupos, realizam 'compras', escolhendo os produtos que lhes parecem mais atrativos ou interessantes. Estes produtos, cada um marcado com palavras ou frases específicas, servem como base para a criação de suas próprias histórias. O professor atua como um facilitador, orientando os alunos na estruturação das histórias, ajudando na escrita correta das palavras e incentivando a reflexão sobre o uso das palavras em diferentes contextos. Esta abordagem promove a criatividade, a prática da escrita espontânea e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, alinhadas às competências e habilidades propostas pela BNCC.
O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, desenvolver a criatividade, a capacidade de planejamento, a colaboração e a autonomia na construção textual, ao mesmo tempo em que fortalece o entendimento dos sons das letras e sua correspondência com os grafemas, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, visa promover a percepção acerca da estrutura convencional da escrita, através do contraste com suas próprias produções textuais, e o desenvolvimento de habilidades narrativas e de composição de textos simples, relacionados ao cotidiano dos alunos.
A atividade 'Supermercado de Histórias' é centrada na aprendizagem ativa, englobando aspectos fundamentais do ensino da língua portuguesa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, como a prática da escrita, fonética e leitura. Além disso, perpassa pela capacidade de planificação de textos e a consciência sobre estruturas textuais convencionais, almejando a formação de alunos capazes de refletir sobre sua produção escrita em contraste com as normas da língua padrão.
A metodologia proposta para o 'Supermercado de Histórias' fundamenta-se na ativa participação do aluno, estimulando a iniciativa individual e colaborativa na escolha das palavras, na criação da história e na escrita. A montagem do supermercado na sala de aula com 'produtos' que contêm palavras ou frases desafia os alunos a pensarem criativamente. O suporte do professor é crucial na orientação da construção frasal e na correção linguística, proporcionando um aprendizado significativo por meio da exploração e reflexão.
A atividade será desenvolvida em 6 aulas de 40 minutos cada, totalizando 4 horas. Inicialmente, haverá uma introdução da atividade e organização do supermercado. As 'compras' e composições das histórias ocorrerão nas sessões seguintes, finalizando com a revisão e compartilhamento das histórias criadas.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, engajamento e criatividade dos alunos durante o processo de 'compras', escolha das palavras, construção da história e capacidade de trabalhar em grupo. Será dada especial atenção à melhoria da escrita, compreensão da correspondência fonética e utilização correta das palavras em contextos variados. O progresso individual também será considerado, especialmente no que se refere à habilidade de escrever palavras e frases de forma alfabética e a reflexão sobre a escrita convencional em comparação com suas produções.
Para a implementação da atividade 'Supermercado de Histórias', serão necessários 'produtos' que podem ser criados com caixas e embalagens diversas, marcadores com palavras ou frases, etiquetas adesivas para os preços, espaços demarcados na sala para o supermercado, papéis, lápis, borrachas para a escrita das histórias e um quadro para apoio didático. O ambiente deve ser preparado para inspirar a criatividade e facilitar a movimentação dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula