A Construção de uma Fábula Coletiva

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Fábulas e Marcas de Nasalidade

Esta atividade propõe que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, organizados em grupos, criem suas próprias fábulas, utilizando palavras com marcas de nasalidade, como til, m, e n, e garantindo a segmentação adequada das palavras ao escrever frases e textos. A atividade começa com uma explicação sobre o que são fábulas, suas características e exemplos clássicos para inspiração. Posteriormente, os alunos, em grupos, pensarão juntos na moral, nos personagens, e no enredo, sempre tendo em vista o uso de palavras com marcas de nasalidade. As fábulas criadas serão apresentadas aos colegas em uma roda de debate, proporcionando um ambiente seguro para que todos possam fazer perguntas, sugerir melhorias e compartilhar conhecimentos. Esta metodologia estimula a criatividade, colaboração, respeito pelas ideias alheias e aprimora as habilidades linguísticas dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a criatividade, a colaboração e o respeito entre os alunos, através da criação conjunta de fábulas que envolvam o uso de palavras com marcas de nasalidade, aprimorando assim suas competências linguísticas. Através deste exercício, busca-se também aprimorar a habilidade dos alunos em segmentar corretamente as palavras em frases e textos, reforçando a compreensão de que a escrita clara e bem estruturada é fundamental para a comunicação eficaz.

  • Estimular a criatividade e imaginação na criação de narrativas.
  • Promover a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos.
  • Aperfeiçoar o uso correto de palavras com marcas de nasalidade.
  • Desenvolver a habilidade de segmentar corretamente as palavras ao escrever.
  • Fomentar a capacidade de análise crítica e sugestão de melhorias em trabalhos coletivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP05: Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF02LP08: Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto de aprimoramento das habilidades linguísticas fundamentais para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se no desenvolvimento da escrita e leitura através de marcas específicas da língua portuguesa, especialmente as marcas de nasalidade. Através dessa prática, também espera-se introduzir os alunos à literatura, em especial ao gênero da fábula, incentivando-os a compreenderem essa estrutura narrativa e utilizá-la como meio de expressão criativa.

  • Fábulas: estrutura e características.
  • Marcas de nasalidade na língua portuguesa.
  • Segmentação de palavras em frases e textos.
  • Exercícios de escrita criativa.
  • Roda de debate: prática de argumentação e escuta ativa.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada em aprendizagem ativa e participativa, onde os alunos são incentivados a serem os protagonistas de seu processo de aprendizagem através da criação coletiva de fábulas. Após uma introdução teórica, os alunos serão divididos em grupos e orientados na construção de suas narrativas, com ênfase no uso de palavras com marcas de nasalidade e na correta segmentação de palavras. Ao final, as fábulas serão apresentadas em uma roda de debate, permitindo a troca de feedback construtivo entre os alunos.

  • Apresentação e discussão sobre fábulas.
  • Trabalho em grupo para criação de fábulas.
  • Aplicação de palavras com marcas de nasalidade e prática de segmentação.
  • Roda de debate para apresentação e discussão das fábulas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 3 horas, distribuídas em 3 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a formação dos grupos. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento das fábulas pelos grupos. Já na terceira e última aula, os grupos farão a apresentação de suas fábulas e participarão da roda de debate.

  • Aula 1: Introdução às fábulas e formação dos grupos.
  • Aula 2: Criação das fábulas pelos grupos.
  • Aula 3: Apresentação das fábulas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade focará tanto no processo quanto no produto final. Os alunos serão avaliados pela participação ativa durante a criação coletiva das fábulas e pela qualidade da narrativa produzida, com especial atenção ao uso correto de palavras com marcas de nasalidade e à correta segmentação de palavras. A capacidade dos alunos de receber, refletir e aplicar feedback durante a roda de debate também será considerada, destacando a importância da colaboração e da construção coletiva do conhecimento.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos básicos de sala de aula, como quadro branco, marcadores, folhas de papel e lápis ou canetas. Materiais de apoio sobre fábulas e exemplos de palavras com marcas de nasalidade serão fornecidos pelos professores para inspiração e referência durante o processo criativo.

  • Folhas de papel e material para escrita.
  • Exemplos de fábulas e listas de palavras com marcas de nasalidade.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Espaço adequado para a formação de grupos e realização da roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo