Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em artesãos de fábulas, tendo a oportunidade de criar suas próprias narrativas seguindo os moldes tradicionais desse gênero literário. Inicialmente, haverá uma leitura compartilhada de várias fábulas clássicas para que os estudantes possam familiarizar-se com os elementos fundamentais deste gênero, como a moral da história, personagens animais com características humanas, e cenários imaginários. Após essa imersão inicial, os alunos, organizados em pequenos grupos, partilharão ideias e iniciarão o processo de escrita de suas próprias fábulas. Essa fase de criação será seguida por uma atividade de ilustração, onde os alunos poderão dar vida aos seus personagens e cenários. Para concluir, cada grupo apresentará sua fábula em uma Roda de Debate, permitindo a troca de feedbacks construtivos e a apreciação das histórias pelos colegas. Este plano visa não apenas ao desenvolvimento de habilidades linguísticas e criativas, mas também ao reconhecimento da literatura como um patrimônio artístico valioso, estimulando o gosto pela leitura e pela criação literária.
Através desta atividade, visamos desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e aplicar os elementos constitutivos de fábulas em suas próprias criações, tais como construção de personagens, cenários e a moral da história. Almejamos também estimular a criatividade e a expressão artística por meio da escrita e ilustração, além de fomentar habilidades de leitura e interpretação de texto. Queremos incentivar a capacidade de trabalho em equipe durante a fase de criação e promover a habilidade de argumentação e respeito às opiniões alheias na Roda de Debate.
Este plano de aula incide sobre a criação de fábulas, enfatizando elementos como a identificação dos caracteres, construção narrativa, moral da história e a utilização de personagens animais com traços humanos. Ao trabalhar com a criação literária, abordaremos aspectos importantes da escrita, como a criatividade, estrutura narrativa, e a importância da revisão e feedback. Além disso, a participação na Roda de Debate auxilia na compreensão da relevância da literatura e promove habilidades orais e argumentativas.
A abordagem metodológica desta atividade será centrada na experiência prática e na participação ativa dos alunos, com ênfase na metodologia ativa de Roda de Debate. Iniciaremos com a leitura compartilhada de fábulas clássicas, promovendo um ambiente de imersão no gênero. Segue-se a fase de escrita em grupo, onde os alunos serão encorajados a colaborar e compartilhar ideias. A criação artística por meio da ilustração complementa a expressão narrativa. Culminaremos com a Roda de Debate, onde cada grupo apresentará sua fábula e receberá feedback, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo aos alunos tempo suficiente para a exploração, criação e apresentação de suas fábulas. Na primeira aula, focaremos na leitura de fábulas e início da criação das histórias. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias e ilustrações, seguido pela Roda de Debate.
A avaliação desta atividade será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a fase de criação até a apresentação final. Será dada especial atenção à criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, respeito pelas ideias dos outros durante os debates, e a coerência com os elementos característicos de uma fábula. O processo criativo, a qualidade da narrativa e das ilustrações, bem como a habilidade de apresentação em público, serão igualmente valorizados. Serão utilizados critérios claros e compartilhados previamente com os estudantes para que entendam como suas contribuições serão avaliadas.
Para a execução desta atividade, utilizaremos uma variedade de recursos, incluindo livros de fábulas clássicas para a fase inicial de leitura, materiais de escrita como papel, lápis, e borrachas para a criação das histórias, além de materiais de arte para as ilustrações, como lápis de cor, marcadores e papel cartão. A Roda de Debate necessitará apenas de um espaço apropriado que incentive a interação e participação de todos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula