Aventura das Letras com a Turma da Mônica

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Aventura das Letras com a Turma da Mônica' busca promover a alfabetização e o letramento dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através da criação de um novo episódio de histórias em quadrinhos utilizando personagens icônicos da Turma da Mônica. Esta proposta pedagógica se organiza em uma série de etapas que iniciam com a familiarização dos alunos com a linguagem dos quadrinhos, através da leitura de tirinhas e revistas. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos para esboçar suas próprias histórias em quadrinhos, focando no desenvolvimento de uma narrativa coerente com começo, meio e fim, além da criação das falas dos personagens. Ao longo das atividades, os professores terão um papel ativo, circulando pela sala para oferecer orientações e feedbacks, auxiliando os alunos a expressarem suas ideias de forma criativa e coerente. O ponto culminante deste projeto será a apresentação das histórias criadas pelos alunos para toda a turma, incentivando a prática da leitura em voz alta e a interpretação visual dos quadrinhos produzidos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 2º ano em um processo de aprendizagem ativa e significativa, no qual eles possam desenvolver habilidades de leitura e escrita através do contexto lúdico e criativo proporcionado pela linguagem dos quadrinhos. Espera-se que os estudantes consigam identificar os elementos básicos de uma narrativa, tais como personagem, cenário, enredo, problema e solução, e que sejam capazes de aplicar esses conceitos na criação de suas próprias histórias em quadrinhos. Além disso, o projeto visa promover a colaboração e o trabalho em equipe, estimulando a articulação de ideias e a resolução conjunta de desafios, bem como a habilidade de se expressar artisticamente através de desenhos e textos.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da criação de histórias em quadrinhos.
  • Identificar os elementos básicos de uma narrativa.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Praticar a leitura em voz alta e a interpretação de textos e imagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP05: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diversos gêneros textuais, adequando a modalidade de leitura à natureza do texto e ao objetivo.
  • EF02LP06: Produzir textos escritos, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15AR06: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das histórias em quadrinhos (balões, quadrinhos, onomatopeias, personagens, cenários).
  • EF02LP26: Desenvolver progressivamente as habilidades de planejamento do texto, textualização e revisão, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, o objetivo e o destinatário.
  • EF02LP01: Ler palavras com correspondências regulares contextuais entre letras e fonemas e reconhecer unidades morfológicas.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático abrange a leitura e a compreensão de histórias em quadrinhos, a prática da escrita criativa e a produção de textos narrativos visuais. Os alunos serão introduzidos à estrutura narrativa básica e ao vocabulário específico dos quadrinhos, como balões de fala, onomatopeias e expressões faciais dos personagens, propiciando um ambiente rico para a exploração da linguagem escrita e visual.

  • Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos.
  • Elementos de uma narrativa (personagem, cenário, enredo).
  • Estrutura de uma história em quadrinhos (balões de fala, onomatopeias).
  • Criação textual e visual em quadrinhos.
  • Práticas de leitura em voz alta e interpretação.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e colaborativa, esta atividade prevê uma imersão dos alunos no mundo das histórias em quadrinhos, iniciando com a leitura e análise de tirinhas da Turma da Mônica para explorar suas features narrativas e visuais. Em pequenos grupos, os estudantes serão encorajados a criar suas próprias histórias, com momentos dedicados ao brainstorm, esboço, escrita e desenho, sob a orientação constante do professor. As apresentações finais dos trabalhos constituem momentos essenciais para a prática da oralidade e o compartilhamento de aprendizagens.

  • Roda de leitura de histórias em quadrinhos.
  • Atividades de brainstorm em grupo para desenvolvimento de ideias.
  • Orientação e feedback contínuo do professor durante a criação das histórias.
  • Apresentação das histórias em quadrinhos aos colegas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será implementada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução ao gênero dos quadrinhos e a leitura guiada de tirinhas. A segunda e terceira aulas serão dedicadas ao desenvolvimento das histórias pelos alunos, com suporte pedagógico do professor. A última aula será reservada para as apresentações dos trabalhos pelos grupos, seguidas de uma sessão de feedback e discussão conjunta.

  • Aula 1: Introdução e leitura de quadrinhos da Turma da Mônica.
  • Aula 2: Brainstorm e início do desenvolvimento das histórias.
  • Aula 3: Continuação da criação e elaboração dos quadrinhos.
  • Aula 4: Apresentação dos quadrinhos e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, focada no engajamento dos alunos durante as diferentes etapas do projeto e na capacidade de trabalhar em equipe. Observar-se-á a criatividade, a coesão narrativa, o respeito às características dos quadrinhos, a expressão escrita e a habilidade visual na composição das histórias. Além disso, será dada atenção especial à leitura em voz alta e à capacidade de argumentação e interpretação durante as apresentações finais. Exemplos de critérios específicos de avaliação incluem a clareza e originalidade das histórias, o uso adequado dos elementos dos quadrinhos e a fluência da leitura.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita e desenho, tais como lápis, canetas, borrachas, lápis de cor e papel. É imprescindível também o acesso a uma coleção diversificada de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica para a fase de leitura e exploração inicial. Recursos adicionais, como quadro branco, marcadores e um datashow, podem ser utilizados para apresentação dos conceitos iniciais e exibição das histórias criadas pelos alunos.

  • Histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
  • Materiais de escrita e desenho (lápis, canetas, borrachas, lápis de cor).
  • Papel A4 ou bloco de desenho.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Datashow para exibição de exemplos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo