Aventura das Palavras Encantadas

Desenvolvida por: Jerdel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Alfabetização), Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

A aula intitulada de 'Aventura das Palavras Encantadas' destina-se a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade tem como propósito explorar a riqueza da língua portuguesa através da leitura, decodificação e reprodução de palavras novas. Inicialmente, os alunos farão uma leitura guiada de um conto breve, que introduzirá vocabulário inédito e instigante. Posteriormente, para estimular a memória e o trabalho colaborativo, os alunos participarão de um jogo da memória personalizado com as palavras do conto. Finalmente, cada grupo será incentivado a criar cartazes ilustrados que demonstrem o uso correto de tais palavras, relacionando-as a contextos do cotidiano dos alunos. Essa aula busca não apenas promover a alfabetização, mas também desenvolver consciência fonológica, habilidades manuais e competências socioemocionais, como o trabalho em equipe, através da criação colaborativa e da reflexão sobre o aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito pedagógico desta atividade é fomentar um ambiente de aprendizado lúdico e colaborativo, onde os alunos possam desenvolver tanto a compreensão textual quanto a criatividade. A metodologia visa a implementação de práticas que incentivem a inclusão e a participação de todos, respeitando as diferenças e promovendo o sentimento de pertencimento. A integração de atividades práticas e reflexivas busca solidificar o vocabulário e aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, de forma alinhada com as orientações da BNCC. A partir dessa abordagem equilibrada e interativa, espera-se também estimular sentimentos de curiosidade e autoconfiança nos alunos, essenciais para um aprendizado significativo e duradouro.

  • Estimular a leitura e a compreensão de textos curtos
  • Ampliar o vocabulário e a decodificação de palavras novas
  • Promover a escrita criativa através de atividades práticas
  • Desenvolver habilidades sociais, como trabalho em grupo e empatia

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na exploração e ampliação do vocabulário dos alunos, elemento crucial para a alfabetização e letramento iniciais. A leitura de contos curtos facilita a construção de sentido e familiarização com estruturas textuais simples. Ademais, o jogo da memória ativa a lembrança e a fixação das palavras aprendidas em um contexto dinâmico e colaborativo. Por fim, a elaboração de cartazes individuais ou em grupo permite que os alunos expressem sua compreensão e adaptação das palavras novas em diferentes contextos, estimulando não só as habilidades linguísticas, mas também a capacidade criativa e a autoexpressão.

  • Leitura e interpretação de contos curtos
  • Identificação e decodificação de novas palavras
  • Criação de material gráfico como cartazes
  • Práticas de escrita e leitura colaborativa

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade integra abordagens lúdicas e interativas, garantindo o engajamento dos alunos por meio de diferentes formas de aprendizagem. A estratégia de sala de aula invertida permite que os alunos tenham contato prévio com o material textual, maximizando o tempo em sala para discussão e atividades práticas. A aprendizagem baseada em jogos, como o jogo da memória de palavras, estimula a participação ativa e a cooperação. A atividade mão-na-massa, na elaboração dos cartazes, não só reforça o aprendizado, mas também promove uma compreensão aplicada dos conteúdos, atendendo diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.

  • Aula invertida para introdução ao vocabulário
  • Aprendizagem baseada em jogos para reforço de palavras
  • Atividade mão-na-massa para consolidação do conhecimento

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é elaborado de forma a maximizar o uso das metodologias ativas, garantindo que cada momento da aula tenha uma finalidade clara e conectada aos objetivos de aprendizagem. Com uma aula de 60 minutos, estruturamos o tempo de modo a permitir que os alunos participem ativamente de todas as etapas do processo de aprendizado. Iniciamos com uma leitura guiada e, após isso, o jogo da memória promoverá interação e memorização. Na etapa final, incentiva-se a criatividade e a colaboração no desenvolvimento dos cartazes, proporcionando um fechamento reflexivo e motivador da atividade.

  • Aula 1: Leitura guiada de conto, jogo da memória e criação de cartazes ilustrativos
  • Momento 1: Leitura Guiada do Conto (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula apresentando o título do conto escolhido e, em seguida, realize uma leitura guiada do texto. Permita que alguns alunos leiam partes do conto em voz alta, enquanto outros acompanham silenciosamente, incentivando paradas para perguntas sobre o vocabulário novo e compreensão do texto. Oriente os alunos a observar palavras que não conhecem e discutam seu significado em grupo. É importante que o professor observe o nível de atenção dos alunos e faça intervenções, mantendo o envolvimento de todos. Avalie a compreensão através de perguntas diretas sobre o enredo e os personagens.

    Momento 2: Jogo da Memória Personalizado (Estimativa: 20 minutos)
    Forme grupos pequenos e distribua cartões com palavras novas do conto. Explique as regras do jogo da memória e permita que comecem a atividade. O objetivo é encontrar pares de palavras e suas respectivas definições ou imagens. Este é um momento de aprendizagem ativa e colaborativa, portanto, encoraje a interação entre os alunos. Observe como eles se organizam em grupo, oferecendo auxílio quando necessário. Avalie a capacidade dos alunos de identificar e corresponder corretamente as palavras.

    Momento 3: Criação de Cartazes Ilustrativos (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os grupos a selecionarem duas ou três palavras do jogo da memória para criar cartazes ilustrativos. Cada grupo deve colaborar para desenhar um cartaz que inclua a palavra, sua definição e um exemplo de uso em uma frase ou imagem relacionada ao cotidiano dos alunos. Permita que usem materiais como papel, canetas e recursos digitais. Durante essa atividade mão-na-massa, caminhe pela sala oferecendo feedback e reforçando a criatividade e o uso correto das palavras. Avalie a precisão e a originalidade dos cartazes, bem como a colaboração entre os alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, é vital criar um ambiente estruturado e previsível. Utilize cartões visuais e explicações claras durante as atividades. Durante a leitura guiada, ofereça apoio individualizado se necessário, e considere usar fones de ouvido para minimizar distrações. No jogo da memória, permita adaptações, como usar pares de imagens em vez de palavras, se for mais acessível. Ao criar cartazes, assegure que todos os membros do grupo tenham papéis definidos, possibilitando que o aluno use suas forças, como ilustrar em vez de escrever, se preferir. Lembre-se de celebrar pequenas conquistas para incentivar os alunos autistas a participar ativamente.

Avaliação

O processo avaliativo foi desenhado para ser integrado e contínuo, focando não só na aquisição de conhecimento, mas também no desenvolvimento pessoal dos alunos. A avaliação formativa ocorrerá durante as atividades, observando o envolvimento e as interações dos alunos, possibilitando intervenções pontuais do professor. Critérios como a precisão na leitura, o uso criativo e correto das palavras nos cartazes e o comportamento colaborativo serão observados. Já a avaliação somativa pode ser feita através da apresentação dos cartazes, onde cada grupo ou aluno poderá expor suas ideias e receber feedbacks construtivos. A flexibilização dos critérios para alunos com necessidades específicas, como a adaptação dos objetivos de leitura e escrita, garante uma abordagem inclusiva. O feedback será contínuo, visando apoiar as potencialidades e áreas de melhoria dos alunos.

  • Observação do envolvimento durante atividades em grupo
  • Análise da precisão na leitura e criatividade nos cartazes
  • Respeito a diversidades e colaboração efetiva

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, incorporando tecnologias educacionais que facilitam a interação e o acesso ao conhecimento. Textos impressos serão utilizados para a leitura guiada inicial, enquanto o jogo da memória pode ser feito utilizando cartões confeccionados com antecedência ou através de aplicativos disponíveis para tablets ou computadores escolares. A criação de cartazes exigirá papel, canetas coloridas e, possivelmente, acesso a recursos digitais para pesquisa de imagens. A combinação de ferramentas analógicas e digitais possibilita um aprendizado multimodal, estimulando múltiplas inteligências dos alunos.

  • Textos impressos do conto selecionado
  • Cartões de palavras novas para o jogo da memória
  • Materiais para criação de cartazes (papéis, canetas)
  • Recursos digitais para apoio à pesquisa e ilustração

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo o desafio diário enfrentado pelos professores, é importante não deixar de lado a inclusão, especialmente para alunos com necessidades mais específicas. Nesse sentido, proponho pequenas adaptações que facilitam a participação de todos sem onerar financeiramente ou demandar muito tempo. Para os alunos com transtorno do espectro autista (Nível 2), é sugerido usar imagens associadas às palavras, facilitando a compreensão e memorização. Estrategicamente, a comunicação visual pode ser reforçada por meio de rotações visuais ou cronogramas acessíveis. Adaptações no ambiente, como um canto quieto para momentos de descanso quando necessário, contribuem para um manejo adequado do ambiente escolar. Além disso, manter um diálogo ativo com a família é crucial para ajustar as abordagens de acordo com cada aluno. A tecnologia assistiva, como aplicativos de leitura e escrita, pode ser uma valiosa aliada para personalização do aprendizado.

  • Utilização de imagens associativas para vocabulário novo
  • Rotações visuais e cronogramas acessíveis
  • Espaços de descanso dentro da sala de aula
  • Diálogo constante com famílias dos alunos
  • Uso de tecnologia assistiva para auxílio na leitura/escrita

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo