Aventura dos Sufixos

Desenvolvida por: Vanize… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras

Na 'Aventura dos Sufixos', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão transportados para um mundo de fantasia e desafios, onde terão que usar seu conhecimento sobre formação de palavras para ajudar personagens em apuros. Eles serão divididos em grupos e receberão cartas que combinam situações-problema com objetos e animais. A missão será decidir corretamente se devem alterar os itens das cartas para suas formas aumentativa (-ão) ou diminutiva (-inho/-zinho), dependendo do problema apresentado. Esta atividade estimula o trabalho em equipe, a reflexão sobre língua portuguesa e a criatividade. Por exemplo, um desafio pode envolver um 'gato que precisa se esconder de um cachorro' - a solução seria transformar o 'gato' em 'gatinho'. Ou, 'um rio muito estreito para o barco passar', onde o 'rio' seria transformado em 'rião'. Cada decisão afeta o andamento da narrativa e leva os alunos a aplicarem o conhecimento de sufixos de maneira prática e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o uso e importância dos sufixos -ão e -inho/-zinho na formação de palavras, desenvolvendo sua habilidade em reconhecer e aplicar esses sufixos em contextos diversos e significativos. Além disso, a atividade busca incentivar o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a criatividade ao enfrentarem desafios e solucionarem problemas. Reforçando a compreensão da morfologia da língua portuguesa, os estudantes também aprimoram a leitura, escrita e comunicação, essenciais para a sua jornada de aprendizado.

  • Familiarizar os alunos com os sufixos -ão e -inho/-zinho.
  • Desenvolver habilidades de aplicação prática de conceitos morfológicos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
  • Fomentar a criatividade no processo de aprendizagem.

Conteúdo Programático

Abrangendo conceitos de formação de palavras, especificamente o uso dos sufixos para formar diminutivos e aumentativos, esta atividade proporciona aos estudantes uma compreensão profunda da estrutura e função dos sufixos na morfologia da língua portuguesa.

  • Conceitos de morfologia.
  • Formação de diminutivos e aumentativos.
  • Aplicação dos sufixos -ão, -inho e -zinho.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que participem ativamente através da resolução de problemas em equipe. As cartas de desafios incentivam a reflexão e a aplicação direta dos conceitos, tornando a experiência educacional mais dinâmica e significativa.

  • Trabalho em grupo.
  • Jogo de cartas com situações-problema.
  • Debate e reflexão em equipe sobre as soluções.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo suficiente para a explicação das regras, divisão dos grupos, realização da atividade e discussão sobre as soluções encontradas.

  • Aula 1: Introdução aos sufixos e explicação das regras do jogo.
  • Aula 2: Realização da atividade em grupos e discussão das soluções.

Avaliação

A avaliação será realizada observando-se a participação ativa dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação correta dos sufixos -ão, -inho/-zinho nas palavras em contextos apropriados e a criatividade nas soluções propostas. A reflexão em grupo sobre as escolhas feitas e como elas ajudaram a resolver os problemas apresentados também será parte da avaliação. Os professores podem, por exemplo, proporcionar feedback imediato após cada desafio solucionado, destacando tanto os acertos quanto os pontos que podem ser melhorados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário preparar cartas de situações-problema e cartas de objetos/animais, compondo o kit de desafios da 'Aventura dos Sufixos'. Além disso, é importante disponibilizar espaço suficiente para acomodar os grupos de alunos e permitir a interação entre eles durante a atividade.

  • Cartas de situações-problema e de objetos/animais.
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo