Aventura dos Super-Heróis nas Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Deline C (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos com Foco em Nasalidade

Esta atividade engajadora foi idealizada para que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental possam explorar, de maneira criativa e colaborativa, o uso das palavras com marcas de nasalidade. Divididos em grupos, os estudantes receberão a missão de criar suas próprias histórias em quadrinhos, envolvendo super-heróis em aventuras fantásticas. A tarefa exigirá que planejem narrativas, desenhem personagens e cenários, e escrevam os diálogos, com especial atenção à aplicação correta de palavras com nasalidade, como aquelas que contêm o 'til', 'm' ou 'n' nas sílabas. Este projeto não apenas promoverá habilidades linguísticas conforme destacado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também incentivará o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de planejamento. Os modelos de quadrinhos em branco serão fornecidos para que cada grupo possa registrar visualmente suas histórias, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão e a aplicação correta de palavras com marcas de nasalidade, uma habilidade fundamental para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Ao trabalhar em equipe para criar histórias em quadrinhos, os estudantes também desenvolverão competências importantes como colaboração, criatividade, planejamento e expressão artística. Este projeto busca alinhar-se às expectativas curriculares, engajando os alunos numa aplicação prática e significativa do conteúdo linguístico aprendido.

  • Reconhecer e aplicar corretamente palavras com marcas de nasalidade.
  • Promover a criatividade e a expressão artística através da criação de histórias e personagens.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização em trabalho colaborativo.
  • Estimular a leitura, escrita e análise linguística em contextos significativos.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra em explorar a habilidade de reconhecimento e aplicação de palavras com nasalidade, essencial para o desenvolvimento linguístico dos alunos do 2º ano. Ademais, abordará a criação textual e visual em forma de histórias em quadrinhos, incentivando a expressão criativa e o trabalho em grupo, fundamentais para a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa.

  • Identificação e uso de palavras com nasalidade.
  • Criação de histórias em quadrinhos: personagens, enredo e diálogos.
  • Elementos gráficos de quadrinhos: balões de diálogo, onomatopeias e expressões faciais.
  • Trabalho em equipe: divisão de tarefas, planejamento coletivo e cooperação.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, a atividade será desenvolvida através de trabalho em equipe, onde os alunos terão autonomia para criarem suas histórias em quadrinhos, sob orientação e suporte do professor. Esta abordagem visa proporcionar uma aprendizagem mais significativa, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente na construção do conhecimento, através da exploração criativa e do pensamento crítico.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para fomentar a colaboração.
  • Utilização de modelos de quadrinhos em branco para criação das histórias.
  • Orientação contínua do professor durante o planejamento e execução da tarefa.
  • Apresentação e discussão das histórias criadas para toda a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e a introdução da tarefa, com um breve repasse sobre o uso de palavras com nasalidade. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias em quadrinhos e à sua apresentação para a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início do planejamento e criação das histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Conclusão das histórias em quadrinhos e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e na colaboração entre os alunos. Serão avaliados o envolvimento na tarefa, a criatividade e originalidade das histórias, a correta utilização de palavras com marcas de nasalidade nos diálogos e a capacidade de trabalhar em equipe. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários modelos de quadrinhos em branco, canetas, lápis de cor, giz de cera, e materiais de apoio como dicionários e listas de palavras com nasalidade. O uso de recursos visuais para inspiração dos personagens e cenários também é recomendado, estimulando a criatividade e o engajamento dos alunos.

  • Modelos de quadrinhos em branco
  • Canetas e lápis de cor
  • Giz de cera
  • Dicionários e listas de palavras com nasalidade
  • Recursos visuais para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo