Aventura na Biblioteca

Desenvolvida por: Elica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão levados a uma jornada de descoberta e aventura na biblioteca local ou da escola, com o objetivo de explorar livros que envolvam histórias de animais e aventuras florestais, remetendo ao enredo de 'O jabuti, a onça e os anajás'. A atividade começa com uma introdução sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de interpretação e de como os livros podem nos transportar para diferentes mundos. Será incentivada a escolha autônoma de livros, promovendo a leitura individual seguida de um momento de compartilhamento em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de falar sobre os livros escolhidos e o que mais lhes agradou nas histórias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar o gosto pela leitura, desenvolver a capacidade de interpretação e compreensão textual, além de estimular a expressão oral através do compartilhamento de opiniões e percepções sobre as histórias lidas. Busca-se também promover a autonomia dos alunos na escolha de livros, incentivando o hábito da leitura como uma fonte de prazer e conhecimento. A partir desta experiência, os alunos poderão fazer conexões entre as histórias lidas e suas próprias experiências, desenvolvendo uma relação mais próxima e significativa com os livros.

  • Fomentar o gosto e o hábito pela leitura.
  • Desenvolver a autonomia na escolha de livros.
  • Estimular a capacidade de interpretação e compreensão textual.
  • Promover a expressão oral e compartilhamento de experiências.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

A atividade 'Aventura na Biblioteca' está estruturada para promover não somente o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de texto nos alunos, mas também para estimular qualidades sociais como a partilha de ideias e o respeito pelas escolhas dos outros. Através da leitura de histórias que envolvem animais e aventuras na floresta, os alunos poderão expandir seu repertório literário e cultural, além de exercitar a imaginação e a criatividade.

  • Introdução à importância da leitura.
  • Exploração de livros na biblioteca.
  • Leitura individual de histórias.
  • Compartilhamento de experiências de leitura.

Metodologia

Esta atividade será realizada seguindo a metodologia ativa de Saída de Campo, proporcionando aos alunos uma experiência prática e envolvente na biblioteca. A orientação inicial sobre a importância da leitura será breve, criando um espaço para que a curiosidade e o interesse dos alunos os guiem na escolha de seus livros. A leitura autônoma e o compartilhamento subsequente das experiências de leitura são centrais para esta metodologia, permitindo que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem.

  • Breve orientação sobre a importância da leitura.
  • Visita guiada à biblioteca.
  • Escolha e leitura autônoma de livros.
  • Compartilhamento de experiências e discussões em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 70 minutos, totalizando uma carga horária de 4 horas. As sessões serão distribuídas da seguinte maneira: na primeira aula, haverá uma introdução e a visita à biblioteca; a segunda aula será dedicada à leitura individual; e na terceira, os alunos compartilharão suas experiências e discutirão sobre as histórias lidas.

  • Aula 1: Introdução e visita à biblioteca.
  • Aula 2: Leitura individual dos livros escolhidos.
  • Aula 3: Compartilhamento e discussão das experiências de leitura.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Aventura na Biblioteca' será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade. Observar-se-á o envolvimento na fase de leitura individual, assim como a qualidade das contribuições durante o compartilhamento de experiências. A capacidade de expressar oralmente o que foi compreendido dos livros e a interação com os colegas durante a discussão em grupo também serão considerados. Exemplos positivos de avaliação incluirão a demonstração de entusiasmo pela leitura, articulação clara de ideias e respeito pelas opiniões dos outros.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários: acesso à biblioteca local ou da escola com uma coleção diversificada de livros de histórias que envolvam animais e aventuras na floresta, espaço confortável para leitura individual, e um ambiente propício para discussão em grupo. Estes recursos são essenciais para facilitar a imersão dos alunos nas atividades propostas e garantir um ambiente de aprendizagem rico e estimulante.

  • Biblioteca com variedade de livros.
  • Espaço de leitura individual.
  • Ambiente para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo