Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma aventura literária no Parque das Palavras. A atividade consiste em uma visita guiada a um local que pode ser um parque ou parte do ambiente escolar transformado em um parque temático da palavra. Placas contendo palavras-chave estarão dispersas pelo local. Os alunos, organizados em pequenos grupos, deverão coletar essas palavras e utilizá-las para criar uma história divertida. Durante a aula expositiva, serão apresentadas dicas sobre a organização do texto e a importância da cooperação. Esta atividade visa desenvolver a leitura, a escrita colaborativa e autônoma, a empatia, e o trabalho em equipe entre os alunos, integrando as competências socioemocionais ao processo de aprendizagem acadêmica.
Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula incluem desenvolver a capacidade dos alunos de ler palavras novas com precisão, identificar palavras de uso frequente por memorização, selecionar e ler textos de forma compartilhada, e copiar textos breves mantendo suas características originais. O alinhamento com as habilidades da BNCC enfatiza a importância da leitura, da escrita e da cooperação entre os alunos, facilitando a compreensão e produção de textos de maneira lúdica e interativa. Esses objetivos visam aumentar o envolvimento dos alunos, promovendo um aprendizado significativo e colaborativo.
O conteúdo programático desta aula está focado no desenvolvimento de competências ligadas à leitura e escrita. Inclui a identificação e memorização de palavras, a compreensão de textos curtos e simples e a prática da escrita de pequenos parágrafos. Além disso, abrange a produção de textos de modo colaborativo, o que incentiva a aprendizagem com os pares e o reforço da coexistência de modos expressivos diversos por meio da criação de histórias a partir de palavras selecionadas.
A metodologia da atividade é centrada na aprendizagem ativa por meio de uma abordagem interativa e colaborativa. A aula expositiva inicial fornecerá a base teórica necessária para a atividade prática, enquanto a visita ao Parque das Palavras permitirá aos alunos explorar e interagir com palavras em um ambiente físico. Essa metodologia não só promove o engajamento dos alunos, mas também encoraja a cooperação entre os pares. A prática reforça as habilidades cognitivas e socioemocionais, ao permitir que os alunos trabalhem juntos para criar narrativas, reforçando a compreensão oral e escrita de forma lúdica e significativa.
O cronograma da atividade é estruturado em uma aula de 60 minutos. Este tempo será dividido entre uma introdução teórica expositiva e a atividade prática no ambiente do 'Parque das Palavras'. A introdução ocupará os primeiros 15 minutos, onde as regras e objetivos serão esclarecidos. Em seguida, os alunos terão 30 minutos para explorar o parque, coletar palavras e discutir em grupos. Os últimos 15 minutos serão dedicados à criação das histórias e uma breve apresentação, promovendo a troca de ideias e o feedback coletivo.
Momento 1: Introdução teórica sobre organização textual e cooperação (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula com uma breve explicação sobre a importância da organização textual e da cooperação. Utilize um quadro, cartazes ou slides para exemplificar como um texto é estruturado com começo, meio e fim. Explique a importância da cooperação no desenvolvimento de atividades em grupo. Pergunte aos alunos o que entendem por cooperação e peça exemplos. É importante que envolva os alunos fazendo perguntas e incentivando-os a participar da discussão. Observe se os alunos compreendem os conceitos explanados.
Momento 2: Visita ao Parque das Palavras e coleta de palavras (Estimativa: 30 minutos)
Organize os alunos em pequenos grupos e explique como funcionará a atividade no 'Parque das Palavras'. Forneça aos grupos papéis para anotação e lápis ou canetas. Guie os grupos pelo parque, onde estarão placas com palavras-chave. Instrua-os a coletar as palavras que mais gostam ou acham interessantes. Enquanto percorrem o parque, observe as interações e intervenha quando necessário para promover a participação de todos os alunos. Observe se estão engajados na coleta das palavras e incentive a cooperação entre os membros do grupo.
Momento 3: Criação e apresentação das histórias (Estimativa: 15 minutos)
Peça aos grupos que se sentem em círculo para iniciar a criação das histórias usando as palavras que coletaram. Cada grupo deve escrever uma história curta, incentivando a criatividade e o uso das palavras aprendidas. Após a escrita, cada grupo apresentará sua história para a turma. Permita que se ajudem na leitura, incentivando a confiança no trabalho em equipe. Avalie a atividade pela criatividade e pela clareza na apresentação oral, além de observar a participação ativa dos alunos na criação e apresentação das histórias.
A avaliação desta atividade será contínua e diversificada, com foco na participação coletiva e individual dos alunos. Métodos de avaliação incluem a observação direta das interações durante a atividade, avaliação das histórias criadas e autoavaliação. O objetivo principal é avaliar a compreensão de conceitos de leitura e escrita, bem como a capacidade de cooperação e criação coletiva. Serão considerados critérios como criatividade das histórias, coesão textual, respeito às regras do trabalho em grupo e participação ativa no processo de criação. Exemplos práticos de avaliação incluem observar como os alunos integram as palavras coletadas nas histórias e como elaboram suas narrativas. O feedback será contínuo, oferecendo aos alunos oportunidades para reflexão crítica sobre seu próprio aprendizado, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.
Os recursos utilizados na atividade são projetados para apoiar tanto o engajamento quanto a aprendizagem dos alunos. Uma variedade de placas com palavras-chave será distribuída no parque ou ambiente escolar, promovendo a interação dos alunos com o conteúdo de uma forma visual e tátil. Materiais como papel e lápis estarão disponíveis para a escrita das histórias. O ambiente físico adaptado, possibilitando um espaço seguro e estimulante para a aprendizagem prática, também é considerado um recurso essencial. A estrutura de recursos deve incentivar a criatividade, a cooperação entre os alunos e a reflexão sobre o processo de criação textual.
Compreendemos a carga de trabalho dos professores, mas acreditamos na importância de promover estratégias de inclusão que não onerem financeiramente. Para a inclusão plena, asseguramos que nenhum aluno encontre barreiras à participação. O parque será desenhado de forma acessível, com placas dispostas a uma altura visível e materiais disponíveis em tamanho ampliado, se necessário. A comunicação será clara e objetiva, adaptada para uma compreensão ampla. Atividades práticas envolverão múltiplas formas de expressão, incentivando todos os alunos a interagirem e aprenderem juntos, sem comprometimento do objetivo pedagógico.
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