A atividade 'Aventuras Autorais' é uma proposta interativa que objetiva estimular a criatividade, o senso de narrativa e o domínio da linguagem escrita entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse processo criativo, eles serão convidados a inventar personagens e tramas, usando para isso um jogo de dados com imagens que servirão como gatilhos para a imaginação. A cada rolagem, novos elementos serão adicionados às histórias, enriquecendo as narrativas com surpresas e desafios. As discussões em grupo colaborarão para o aprimoramento das ideias e a coesão dos textos. Ao planejar suas histórias, os alunos considerarão elementos essenciais da situação comunicativa seguindo orientações da BNCC. A etapa final envolve a utilização de software de edição de texto para a produção, edição e ilustração das aventuras, permitindo que os alunos experimentem e aprendam sobre a importância dos recursos multissemióticos na narrativa moderna. Este projeto não apenas facilita o aprendizado da escrita e leitura, mas também integra o uso consciente e criativo da tecnologia no processo educativo.
Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de escrita criativa, promovendo a capacidade dos alunos de expressarem suas ideias de maneira clara e estruturada. Busca-se também fomentar a colaboração e o diálogo entre os alunos, essenciais para o trabalho em equipe e aprimoramento pessoal. Uma meta importante é introduzir e familiarizar os estudantes com recursos tecnológicos, como software de edição de texto, enfatizando a relevância destas ferramentas na criação de textos atrativos e dinâmicos. Adicionalmente, este projeto visa atender aos objetivos da BNCC, cultivando habilidades de planejamento textual e edição colaborativa, elementos fundamentais para a formação de escritores reflexivos e proficientes.
A abordagem pedagógica da Atividade 'Aventuras Autorais' ressalta a importância da interação social e do uso integrado de múltiplas linguagens para a construção do conhecimento. Engaja os alunos em um processo ativo de criação, onde a imaginação e a colaboração são sustentadas por práticas tecnológicas, estimulando assim, a fluência em literacia digital. O conteúdo programático desta proposta contempla o desenvolvimento da habilidade de escrita, a compreensão e aplicação dos elementos estruturais de textos narrativos, além de incentivar a reflexão sobre a escolha de linguagem adequada aos diferentes contextos comunicativos.
A metodologia 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será centrada na interação lúdica como motor para o aprendizado. Ao inserir o processo de criação de histórias em um contexto de jogo, os alunos experimentam um ambiente de aprendizado envolvente e dinâmico. A rolagem de dados para integrar elementos aleatórios na história propicia uma experiência de aprendizado única e estimulante para cada aluno. Posteriormente, as discussões em grupo para o planejamento e revisão das histórias promovem práticas colaborativas e de respeito mútuo entre os participantes. A inserção de tecnologia através do uso de software de edição de texto complementa esta abordagem, permitindo uma experiência rica em recursos multissemióticos.
O cronograma da atividade 'Aventuras Autorais' é estruturado em 4 aulas de 60 minutos, cada uma com objetivos específicos para progressivamente desenvolver as habilidades dos alunos na criação de narrativas e uso de tecnologia educativa.
A avaliação da atividade 'Aventuras Autorais' se dará através de uma análise qualitativa do engajamento dos alunos no processo de criação, da colaboração durante as discussões em grupo e da habilidade de incorporar feedbacks. Será também considerado o esforço individual no desenvolvimento das narrativas, a criatividade e originalidade das histórias, bem com o uso adequado dos recursos tecnológicos. A apresentação final das histórias proporcionará uma oportunidade para os alunos expressarem suas aprendizagens e refletirem sobre o processo criativo. Exemplos específicos de critérios a serem observados incluem clareza na estrutura narrativa, coesão e coerência do texto, adequação da linguagem ao público-alvo e integração de elementos visuais de forma efetiva.
Para a realização da atividade 'Aventuras Autorais', serão necessários recursos que estimulem a criatividade e suportem a produção textual. Este conjunto inclui dados com imagens representando diferentes personagens, cenários e objetos, além de acesso a computadores com software de edição de texto que permita a inserção de ilustrações. Outros materiais de apoio, como papel, lápis para esboços iniciais das histórias e acesso à internet para pesquisas complementares, também são fundamentais.
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