Aventuras Autorais

Desenvolvida por: Vania … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Uso de Tecnologias

A atividade 'Aventuras Autorais' é uma proposta interativa que objetiva estimular a criatividade, o senso de narrativa e o domínio da linguagem escrita entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse processo criativo, eles serão convidados a inventar personagens e tramas, usando para isso um jogo de dados com imagens que servirão como gatilhos para a imaginação. A cada rolagem, novos elementos serão adicionados às histórias, enriquecendo as narrativas com surpresas e desafios. As discussões em grupo colaborarão para o aprimoramento das ideias e a coesão dos textos. Ao planejar suas histórias, os alunos considerarão elementos essenciais da situação comunicativa seguindo orientações da BNCC. A etapa final envolve a utilização de software de edição de texto para a produção, edição e ilustração das aventuras, permitindo que os alunos experimentem e aprendam sobre a importância dos recursos multissemióticos na narrativa moderna. Este projeto não apenas facilita o aprendizado da escrita e leitura, mas também integra o uso consciente e criativo da tecnologia no processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de escrita criativa, promovendo a capacidade dos alunos de expressarem suas ideias de maneira clara e estruturada. Busca-se também fomentar a colaboração e o diálogo entre os alunos, essenciais para o trabalho em equipe e aprimoramento pessoal. Uma meta importante é introduzir e familiarizar os estudantes com recursos tecnológicos, como software de edição de texto, enfatizando a relevância destas ferramentas na criação de textos atrativos e dinâmicos. Adicionalmente, este projeto visa atender aos objetivos da BNCC, cultivando habilidades de planejamento textual e edição colaborativa, elementos fundamentais para a formação de escritores reflexivos e proficientes.

  • Fomentar a criatividade e a inventividade na criação de personagens e tramas.
  • Desenvolver habilidades de escrita e narrativa em jovens estudantes.
  • Incentivar o uso de tecnologia de forma consciente e criativa no processo educativo.
  • Promover a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos.
  • Alcançar competências de planejamento, revisão e edição de textos conforme a BNCC.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica da Atividade 'Aventuras Autorais' ressalta a importância da interação social e do uso integrado de múltiplas linguagens para a construção do conhecimento. Engaja os alunos em um processo ativo de criação, onde a imaginação e a colaboração são sustentadas por práticas tecnológicas, estimulando assim, a fluência em literacia digital. O conteúdo programático desta proposta contempla o desenvolvimento da habilidade de escrita, a compreensão e aplicação dos elementos estruturais de textos narrativos, além de incentivar a reflexão sobre a escolha de linguagem adequada aos diferentes contextos comunicativos.

  • Criação de personagens e desenvolvimento de enredo.
  • Utilização de dados com imagens para estimular a criatividade.
  • Práticas de escrita colaborativa e revisão de texto em grupo.
  • Introdução ao uso de software de edição de texto e recursos multissemióticos.
  • Discussão sobre a escolha de linguagem e elementos da narrativa.

Metodologia

A metodologia 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será centrada na interação lúdica como motor para o aprendizado. Ao inserir o processo de criação de histórias em um contexto de jogo, os alunos experimentam um ambiente de aprendizado envolvente e dinâmico. A rolagem de dados para integrar elementos aleatórios na história propicia uma experiência de aprendizado única e estimulante para cada aluno. Posteriormente, as discussões em grupo para o planejamento e revisão das histórias promovem práticas colaborativas e de respeito mútuo entre os participantes. A inserção de tecnologia através do uso de software de edição de texto complementa esta abordagem, permitindo uma experiência rica em recursos multissemióticos.

  • Introdução à atividade e explicação do uso dos dados com imagens.
  • Sessões de brainstorming em grupo para desenvolvimento da narrativa.
  • Práticas de escrita individual com posterior compartilhamento e revisão coletiva.
  • Utilização de software de edição de texto para a produção final das histórias.
  • Apresentação das histórias criadas e discussão sobre o processo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Aventuras Autorais' é estruturado em 4 aulas de 60 minutos, cada uma com objetivos específicos para progressivamente desenvolver as habilidades dos alunos na criação de narrativas e uso de tecnologia educativa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e criação de personagens.
  • Aula 2: Jogos com dados para adicionar elementos à história e brainstorming em grupo.
  • Aula 3: Rascunho da narrativa e início da revisão em grupo.
  • Aula 4: Finalização das histórias no software de edição de texto e apresentação.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Aventuras Autorais' se dará através de uma análise qualitativa do engajamento dos alunos no processo de criação, da colaboração durante as discussões em grupo e da habilidade de incorporar feedbacks. Será também considerado o esforço individual no desenvolvimento das narrativas, a criatividade e originalidade das histórias, bem com o uso adequado dos recursos tecnológicos. A apresentação final das histórias proporcionará uma oportunidade para os alunos expressarem suas aprendizagens e refletirem sobre o processo criativo. Exemplos específicos de critérios a serem observados incluem clareza na estrutura narrativa, coesão e coerência do texto, adequação da linguagem ao público-alvo e integração de elementos visuais de forma efetiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Aventuras Autorais', serão necessários recursos que estimulem a criatividade e suportem a produção textual. Este conjunto inclui dados com imagens representando diferentes personagens, cenários e objetos, além de acesso a computadores com software de edição de texto que permita a inserção de ilustrações. Outros materiais de apoio, como papel, lápis para esboços iniciais das histórias e acesso à internet para pesquisas complementares, também são fundamentais.

  • Dados com imagens divididos em categorias como personagens, cenários e objetos.
  • Computadores com acesso a software de edição de texto e recursos de ilustração.
  • Materiais para escrita manual (papel, lápis, borracha).
  • Acesso à internet para pesquisas de apoio.
  • Exemplos de narrativas para inspiração e análise.

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