Aventuras na Biblioteca Encantada

Desenvolvida por: Alice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura guiada e colaboração em grupo

A atividade 'Aventuras na Biblioteca Encantada' tem como propósito principal estimular o interesse pela leitura e a aquisição de novas palavras em um contexto colaborativo e lúdico. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão de uma saída de campo até uma biblioteca local, onde vivenciarão uma experiência rica e interativa com livros infantis ilustrados. Ao decodificar novas palavras utilizando cartelas de figuras e palavras, as crianças terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura de forma prazerosa e significativa. Compartilhar suas descobertas com os colegas reforçará a prática da leitura global e contribuirá para a memorização de palavras de uso frequente, favorecendo, assim, o desenvolvimento da competência leitora.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de leitura inovadora que promova o reconhecimento e a compreensão de palavras em contextos significativos. Através da interação com livros infantis e da colaboração com colegas, as crianças explorarão o mundo da leitura de maneira dinâmica, fortalecendo habilidades essenciais para o desenvolvimento da fluência leitora.

  • Estimular o interesse pela leitura através de atividades práticas e colaborativas.
  • Desenvolver a capacidade de decodificar novas palavras em um ambiente significativo.
  • Incentivar a memorização de palavras de uso frequente por meio de leitura global.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, os alunos explorarão conteúdo que integra leitura e prática colaborativa, proporcionando um entendimento holístico da língua portuguesa. Através da interação com materiais visuais e textuais, as crianças desenvolverão sua habilidade de reconhecimento e memorização de palavras, inserindo estas descobertas em contextos mais amplos e familiarizados no cotidiano escolar.

  • Leitura e interpretação de livros infantis ilustrados.
  • Decodificação e memorização de novas palavras.
  • Compartilhamento de descobertas em grupo.

Metodologia

A metodologia foca-se em proporcionar uma experiência de aprendizagem interativa e significativa. Os alunos serão encorajados a trabalhar em grupos colaborativos, permitindo que cada um contribua com suas descobertas individuais e aprenda através do intercâmbio dinâmico de ideias. Essa abordagem promove o engajamento ativo dos estudantes, facilitando a internalização das palavras e conceitos trabalhados.

  • Saída de campo à biblioteca para imersão prática.
  • Leitura guiada com apoio de cartelas de palavras e figuras.
  • Atividades em grupo promovendo a interação e compartilhamento.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para permitir uma evolução gradual no envolvimento dos alunos ao longo de 10 horas distribuídas em 12 aulas de 50 minutos. Este tempo permite exploração profunda dos livros, além de reflexão e compartilhamento das experiências adquiridas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e expectativas.
  • Aula 2: Visita inicial à biblioteca e exploração do ambiente.
  • Aula 3: Escolha de livros e formação dos grupos.
  • Aula 4: Leitura guiada e decodificação de palavras.
  • Aula 5: Utilização de cartelas para associação de palavras e figuras.
  • Aula 6: Atividade colaborativa de troca de descobertas entre os grupos.
  • Aula 7: Reflexão sobre a experiência de leitura.
  • Aula 8: Prática de leitura global com foco em palavras frequentes.
  • Aula 9: Planejamento para apresentação das descobertas.
  • Aula 10: Ensaios das apresentações em grupo.
  • Aula 11: Apresentação das descobertas para a turma.
  • Aula 12: Avaliação final e feedback coletivo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua ao longo da atividade, considerando tanto a participação individual quanto o desempenho em grupo. Critérios de avaliação incluem o engajamento na atividade de leitura, a habilidade de decodificar palavras novas, a capacidade de colaborar no grupo e a qualidade da apresentação final. Exemplos práticos incluem observação direta durante a leitura guiada e uso das cartelas, além de uma rubrica detalhada para as apresentações, onde aspectos como clareza, criatividade e precisão são considerados.

Materiais e ferramentas:

Recursos essenciais para a execução desta atividade incluem materiais que facilitem a interação com o texto e estimulem a criatividade dos alunos. O uso de livros ilustrados, cartelas visuais e suporte multimídia são fundamentais para engajar os alunos e tornar o ambiente de aprendizagem mais dinâmico.

  • Livros infantis ilustrados disponíveis na biblioteca.
  • Cartelas de figuras e palavras para atividades de decodificação.
  • Materiais de apoio como papel, lápis de cor e multimídia para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo