Aventuras no Mundo dos Livros

Desenvolvida por: Meline… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Interpretação

Nesta atividade, chamada 'Aventuras no Mundo dos Livros', aplicaremos a metodologia da Roda de Debate para incentivar a leitura compartilhada entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A prática consistirá em reunir a turma em círculo, onde cada aluno terá a chance de ler um trecho de uma história em voz alta. Após a leitura, haverá uma discussão sobre personagens e eventos que promoverá a troca de ideias e opiniões. Essa prática visa desenvolver as habilidades dos estudantes em buscar, selecionar, ler e interpretar textos, aprimorando tanto a compreensão quanto a expressão oral em grupo, além de relacionar texto e ilustrações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentais para a formação de estudantes que sejam leitores críticos e ativos. Ao participar desta prática, os alunos são encorajados a buscar e selecionar textos que sejam de seu interesse, contribuindo para o desenvolvimento de uma abordagem investigativa e questionadora em relação à leitura. Além disso, a discussão coletiva dos textos lidos em voz alta visa aprimorar suas habilidades de compreensão e expressão oral, e ao se familiarizarem com o trabalho em grupo, eles desenvolvem suas competências sociais e emocionais.

  • Estabelecer uma relação entre texto e ilustrações.
  • Desenvolver a expressão oral e a capacidade de interpretação através da leitura em voz alta.
  • Incentivar a busca e a seleção autônoma de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF02LP21: Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a seleção de histórias adequadas à faixa etária, a relação entre texto e contexto visual, e o desenvolvimento de competências comunicativas. Os alunos serão levados a compreender como o texto se conecta com ilustrações e outros recursos visuais, ampliando sua capacidade de análise crítica de textos multimodais. Através dessa leitura compartilhada, acompanhada de discussões, os estudantes não apenas enriquecem seu vocabulário, mas também apreendem a estruturação narrativa e aprimoram a leitura expressiva.

  • Seleção de histórias apropriadas para o 2º ano.
  • Discussão e análise de personagens e eventos na história.
  • Compreensão de texto e ilustração como uma unidade narrativa.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Aventuras no Mundo dos Livros' é centrada na interação e no protagonismo dos alunos. A Roda de Debate possibilita que todos participem ativamente, ao mesmo tempo que desenvolvem a escuta ativa e a argumentação. Esta abordagem pedagógica promove a construção coletiva do conhecimento, estimula a curiosidade e a investigação a partir de textos diversificados, possibilitando que os alunos relacionem seus aprendizados com suas vivências pessoais e interesses.

  • Roda de Debate para discussão coletiva.
  • Leitura compartilhada em voz alta pelos alunos.
  • Mediar debates para a troca de opiniões sobre o texto.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em dois encontros, cada um com duração de uma hora. No primeiro encontro, o foco é a leitura em voz alta e a discussão inicial sobre as impressões dos textos. No segundo encontro, os alunos participarão de uma Roda de Debate mais aprofundada, explorando a análise e a interpretação dos eventos e personagens dos textos lidos.

  • Aula 1: Seleção de textos e leitura em voz alta pelos alunos (60 minutos).
  • Aula 2: Discussão em Roda de Debate sobre os textos e análise dos personagens e eventos (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos alunos durante a leitura e os debates. Serão considerados os critérios de participação ativa, capacidade de ouvir e responder aos colegas, clareza na expressão oral e a habilidade de relacionar texto e ilustração. Exemplos de avaliação incluem a análise qualitativa das contribuições dos alunos nas discussões e a observação do desenvolvimento de suas habilidades de interpretação ao longo da atividade. O professor deverá manter registros das interações para acompanhar o progresso individual de cada estudante.

Materiais e ferramentas:

Os recursos a serem utilizados nesta atividade são fundamentais para garantir a dinâmica e a eficácia do processo de aprendizagem. Livros impressos e/ou digitais permitirão aos alunos diversificarem suas leituras, enquanto o ambiente de sala de aula será organizado para fomentar o trabalho colaborativo e organizado. As ferramentas tecnológicas são recomendáveis para proporcionar acesso a conteúdos digitais e ampliar o horizonte do debate.

  • Livros impressos ou digitais.
  • Círculo de cadeiras para a Roda de Debate.
  • Quadro branco e marcadores para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo