A atividade 'Brincando com Sílabas' convida os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorarem a estrutura das palavras de forma lúdica e colaborativa. Antes da aula, cada aluno receberá uma lista de palavras para brincar em casa, com o objetivo de separá-las em sílabas, criar novas palavras ao permutar ou substituir essas sílabas. Essa etapa inicial promove a autonomia do aluno e o prepara para a dinâmica em sala. Durante a aula, em um ambiente que pratica a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos compartilharão suas criações e, em seguida, organizar-se-ão em grupos para a tarefa de formar novas palavras, agora com um conjunto de sílabas fornecidas pelo professor. Esta atividade estimula o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a interação social entre os alunos, além de reforçar o aprendizado no manuseio ativo de sílabas.
Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver habilidades linguísticas nos alunos, focando na capacidade de manipulação de sílabas para a criação de novas palavras, reforçando assim a compreensão da estrutura das palavras na língua portuguesa. Além disso, visa promover a colaboração e o trabalho em equipe, essenciais para o processo de aprendizagem, e estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao desafiá-los a pensar de forma diferente sobre as palavras e seus componentes.
O conteúdo programático desta atividade é focado na manipulação ativa de sílabas, essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita no ensino fundamental. Ao envolver os alunos em exercícios práticos de criação e reorganização de palavras, esta atividade aborda conceitos fundamentais da fonologia da língua portuguesa, além de promover habilidades sociais e cognitivas importantes.
A metodologia da Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos primeiro exploram o conteúdo em casa e, posteriormente, aplicam o conhecimento adquirido em atividades práticas em sala de aula. Esta abordagem promove uma aprendizagem mais ativa, centrada no aluno, e facilita a interação e a colaboração entre os alunos, aspectos cruciais para o sucesso desta atividade.
A carga horária total da atividade é de 1 horas, distribuída em uma sessão de aproximadamente 50 minutos. Esta sessão será dedicada à partilha das criações individuais dos alunos e ao trabalho em grupo para a atividade de criação de novas palavras, seguidos de uma discussão final sobre o que foi aprendido.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade. Serão avaliadas a criatividade e originalidade na criação de novas palavras, a capacidade de trabalhar em equipe, a participação na discussão de grupo e o engajamento com a tarefa proposta. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como papel, lápis e cartões de sílabas. Esses materiais serão utilizados tanto na fase de preparação em casa quanto nas atividades colaborativas em sala de aula, permitindo uma dinâmica interativa e participativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula