Caça ao Tesouro da Gramática

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gênero dos substantivos

Nesta atividade prática e interativa, 'Caça ao Tesouro da Gramática', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a sala de aula ou a escola em busca de palavras escondidas. Antes desta empolgante busca, o professor preparará cartões coloridos contendo palavras em seus gêneros masculino e feminino. Durante a atividade, os alunos deverão se movimentar pelo espaço determinado, procurando por esses cartões. Ao encontrar uma palavra, cada aluno ou grupo de alunos deverá identificar seu correspondente no gênero oposto, promovendo assim uma revisão prática e lúdica sobre os gêneros dos substantivos. Depois de coletar as palavras, os participantes retornarão à sala de aula para uma discussão coletiva, onde compartilharão as palavras que encontraram e discutirão suas variações de gênero. Esta caça ao tesouro não apenas torna o aprendizado mais divertido, mas também ajuda a reforçar o conhecimento dos alunos sobre o gênero dos substantivos, além de estimular a leitura global por memorização.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade vibrante é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre o gênero dos substantivos de maneira lúdica e interativa. Por meio da caça ao tesouro, os alunos terão a oportunidade de aprender em um ambiente dinâmico, reforçando a capacidade de ler palavras novas com precisão e reconhecer o seu gênero. Esta metodologia ativa estimula a memória visual e a leitura global, criando uma experiência de aprendizagem memorável e significativa. Ao final, espera-se que os alunos consigam identificar e diferenciar os gêneros masculino e feminino nas palavras, aumentando assim suas habilidades de leitura e compreensão.

  • Identificar o gênero dos substantivos de maneira prática.
  • Refinar a habilidade de leitura global e memória visual através da busca de palavras.
  • Reconhecer e aplicar o conhecimento sobre variações de gênero em palavras.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe durante a caça ao tesouro.
  • Estimular o raciocínio lógico para associar palavras e seus pares opostos em gênero.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada com os conteúdos programáticos de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental, focando especificamente no entendimento e aplicação do gênero dos substantivos. A prática proposta envolve leitura, interpretação e associação de palavras, elementos fundamentais na construção da competência leitora e escritora dos alunos. Além disso, a atividade incentiva a observação e a análise de elementos visuais, contribuindo para o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla das formas de comunicação e expressão.

  • Gênero dos substantivos
  • Leitura global de palavras
  • Memorização de palavras frequentes
  • Análise de elementos visuais em textos

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', promovendo uma experiência imersiva e interativa. Previamente à caça ao tesouro, os alunos serão brevemente introduzidos ao conceito de gênero dos substantivos. Em seguida, eles participarão ativamente da busca pelas palavras escondidas, aplicando o conhecimento de forma lúdica. Essa abordagem centrada no aluno estimula a autonomia, a colaboração e o engajamento ativo com o conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem e memorização.

  • Preparação dos cartões com palavras em dois gêneros
  • Instruções claras para a caça ao tesouro
  • Disciplina de grupo e segurança durante a atividade
  • Discussão coletiva das palavras encontradas e sua análise

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça ao Tesouro da Gramática' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o conceito e realizaremos a preparação para a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à execução da caça ao tesouro e à discussão posterior sobre as palavras encontradas.

  • Aula 1: Introdução ao gênero dos substantivos e preparação para a caça ao tesouro.
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro e discussão das palavras encontradas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, observando a participação ativa, a colaboração e o engajamento dos alunos durante todas as etapas da caça ao tesouro. Será avaliada a capacidade dos alunos de identificar corretamente o par oposto em gênero das palavras encontradas, bem como a sua contribuição para a discussão coletiva final. O feedback será fornecido individualmente e ao grupo, visando o desenvolvimento das competências linguísticas e sociais abordadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Tesouro da Gramática', será necessário uma série de recursos como cartões coloridos ou papel cartão, canetas hidrocor, fita adesiva para fixar os cartões em diferentes locais e espaços adequados na escola para a realização da caça. Além disso, será útil ter acesso a um espaço de discussão como a sala de aula, onde os alunos possam compartilhar e discutir suas descobertas.

  • Cartões coloridos ou papel cartão
  • Canetas hidrocor
  • Fita adesiva
  • Espaço adequado para a caça e para discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo