Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' propõe uma jornada emocionante para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, onde a sala de aula ou a escola se transformam em um grande cenário de aventura. Nessa atividade, as crianças se tornam pequenos detetives em busca de pistas escondidas, que são, na verdade, textos curtos e simples, engajando-os no processo de leitura e interpretação. Esses textos são cuidadosamente selecionados e relacionados aos interesses dos alunos, variando entre histórias curtas, instruções simples, e descrições de objetos, fomentando assim a prática da leitura compartilhada. O objetivo final é encontrar o 'tesouro' – um livro ilustrado ou algum outro prêmio vinculado à leitura, incitando a busca, seleção e leitura de diversos tipos de texto, aguçando a curiosidade e o gosto pela leitura nos estudantes. Esta aventura pelo conhecimento não só promove habilidades de leitura e interpretação entre os jovens aprendizes mas também ensina importantes lições sobre trabalho em equipe e resolução de problemas, de maneira lúdica e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivo principal promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, explorando textos que cativem seu interesse e estejam alinhados com seu universo. Buscamos, com esta metodologia ativa, incentivar a autonomia dos alunos na busca por informações, permitindo-lhes experimentar a alegria da descoberta por meio da leitura. Além de fomentar a prazer pela leitura, a atividade visa também aprimorar habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz, essenciais para a resolução coletiva de desafios.

  • Incentivar o gosto pela leitura através de uma atividade lúdica.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular a capacidade de resolver problemas em equipe.
  • Promover a autonomia na busca e seleção de informações.
  • Aumentar a familiaridade com diferentes tipos de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
  • EF02LP15: Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto da aprendizagem lúdica, uma abordagem pedagógica que visa estimular o interesse e o envolvimento dos alunos por meio da gamificação do processo educacional. Os textos selecionados para as pistas abrangem uma variedade de gêneros, atendendo aos interesses variados do grupo e incentivando a exploração de novos formatos textuais, como poesias, instruções, narrativas breves e descrições. Essa multiplicidade de gêneros textuais proporciona uma experiência de leitura rica e diversificada, preparando os alunos para a compreensão de diferentes tipos de textos que encontrarão ao longo de sua jornada educacional e cotidiana.

  • Leitura e interpretação de textos curtos.
  • Identificação de palavras-chave em um texto.
  • Exploração de diferentes gêneros textuais.
  • Reconto de histórias e narrativas lidas.
  • Participação em atividades de leitura compartilhada.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas de sua jornada educacional. A caça ao tesouro, estruturada em torno da busca e interpretação de pistas textuais, estimula a movimentação dos alunos pelo espaço da sala de aula ou da escola, promovendo um aprendizado dinâmico. Cada etapa da caça ao tesouro é desenhada para incentivar a discussão em grupo e o raciocínio conjunto, fortalecendo as habilidades de colaboração e a comunicação entre os alunos. O papel do educador é de um facilitador, que guia, motiva e presta apoio, assegurando que todos os alunos tenham oportunidades iguais de participação e aprendizado.

  • Distribuição de pistas textuais relacionadas às áreas do conhecimento.
  • Formação de pequenos grupos para a busca coletiva de pistas.
  • Utilização de materiais diversos para apoio na resolução das pistas.
  • Recontagem coletiva das narrativas e textos descobertos.
  • Apresentação do tesouro literário ao final da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem duração total de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos, que poderão ser ajustadas conforme a necessidade e o ritmo dos alunos. Na primeira sessão, serão introduzidos os objetivos da caça ao tesouro e distribuídas as primeiras pistas textuais. Na segunda sessão, os alunos darão continuidade à busca, tendo a oportunidade de resolver as últimas pistas e descobrir o tesouro.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça e revelação do tesouro.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' se dará de forma formativa, observando o engajamento dos alunos na busca das pistas e sua participação nas discussões em grupo. A capacidade de interpretar os textos lidos, a colaboração entre os pares e o respeito pelas ideias dos outros serão critérios importantes. Embora seja uma atividade de grupo, a atenção individualizada às contribuições de cada aluno permitirá perceber o desenvolvimento de habilidades específicas de leitura e interpretação. Exemplos de sucesso na atividade incluem a descoberta do tesouro através do esforço coletivo, a capacidade de resumir as histórias ou textos encontrados e a expressão de ideias e soluções criativas durante o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais, que vão desde textos impressos utilizados como pistas, diversos livros ilustrados para servir de 'tesouro', até recursos para ambientação, como mapas e elementos decorativos que simulem uma aventura. Também será útil o uso de tecnologia, como tablets ou computadores, caso se opte por pistas digitais. Materiais de registro, como cadernos, lápis, e câmeras fotográficas ou celulares para documentar o processo, podem enriquecer a experiência dos alunos.

  • Textos impressos com as pistas.
  • Livros ilustrados como tesouro.
  • Mapas e elementos decorativos para a caça ao tesouro.
  • Tablets ou computadores para pistas digitais.
  • Materiais de registro (cadernos, lápis, câmeras fotográficas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo