Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Keyla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual coletiva e análise linguística

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos em uma empolgante caça ao tesouro pela sala de aula. A missão deles será encontrar palavras específicas, escondidas em diversos locais, como embaixo de cadeiras, nas paredes e dentro de livros. Após a coleta das palavras, os estudantes serão desafiados a compor, com a orientação da professora, um mural com histórias coletivas. Este processo incluirá a organização das palavras em frases significativas, formação de parágrafos e, eventualmente, o desenvolvimento de narrativas completas. Esta abordagem promove a prática da escrita de maneira dinâmica e divertida, incentivando os alunos a revisarem constantemente o texto coletivo para verificar sua coerência e correção gramatical. A atividade é projetada para que os alunos exercitem a leitura, interpretação e escrita, fomentando a criatividade, colaboração e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a prática da escrita de forma lúdica e colaborativa, fortalecendo a compreensão leitora, a habilidade de trabalhar em grupo e a criatividade. Além disso, visa incentivar o reconhecimento da importância da revisão textual para a garantia da coerência e da correção gramatical. Dessa maneira, espera-se que os estudantes desenvolvam tanto a capacidade de produzir textos com autonomia quanto a competência para refletir sobre a língua e seu funcionamento.

  • Promover a prática da escrita de maneira divertida e interativa.
  • Incentivar a leitura e a interpretação de textos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
  • Estimular a criatividade na composição de histórias.
  • Revisar o texto coletivo garantindo sua coerência e correção gramatical.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Ao longo deste plano de aula, os estudantes serão introduzidos à produção de narrativas colaborativas, iniciando com o básico da formação de frases até a construção de textos mais complexos. Esta progressão didática permite a integração de várias dimensões do aprendizado da língua, como leitura, interpretação, escrita criativa e revisão textual, visando a formação integral do aluno enquanto produtor de texto e crítico da linguagem.

  • Leitura e interpretação de texto
  • Escrita criativa e composição de texto
  • Revisão textual e gramatical
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade será centrada no aluno, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico através da caça ao tesouro e da escrita coletiva no mural de histórias. A interação constante entre os alunos e a prática da escrita em grupo incentivam o envolvimento ativo, permitindo que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado. Além disso, a revisão coletiva do texto promove a reflexão sobre a língua e suas normas de forma prática e contextualizada.

  • Caça ao tesouro para encontrar palavras escondidas
  • Organização das palavras em frases e parágrafos
  • Criação coletiva do mural de histórias
  • Revisão coletiva do texto produzido

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total destinada à atividade é de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a caça ao tesouro e o início da composição das frases. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento e finalização das histórias, seguido pela revisão textual coletiva.

  • Aula 1: Caça ao tesouro e início da composição das frases.
  • Aula 2: Desenvolvimento e finalização das histórias, revisão textual.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e processual, levando em consideração a participação individual e coletiva dos alunos durante a caça ao tesouro, a composição do texto no mural de histórias e a contribuição para a revisão do texto. Será avaliada a capacidade do aluno de colaborar com ideias, a criatividade na composição textual e o envolvimento nas discussões para aprimoramento dos textos, bem como o entendimento das normas gramaticais aplicadas na revisão. Exemplos de avaliação incluem a qualidade da contribuição individual ao texto coletivo e a efetividade do trabalho em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, incluindo papéis coloridos e fita adesiva para a confecção do mural, canetas e lápis para escrita, além de etiquetas ou pequenos bilhetes para escrever as palavras que serão escondidas pela sala. Também é recomendável a utilização de livros e dicionários para consulta durante a fase de revisão e enriquecimento do texto.

  • Papéis coloridos e fita adesiva para o mural
  • Canetas e lápis
  • Etiquetas ou bilhetes para as palavras
  • Livros e dicionários para consulta

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo